Questões de Serviço Social - Política Educacional para Concurso

Foram encontradas 378 questões

Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Assistente Social |
Q2535492 Serviço Social
Conforme os objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), o(a) assistente social atua na avaliação socioeconômica com vistas ao ingresso dos(as) estudantes universitários(as) na moradia estudantil. Com relação à avaliação do(a) assistente social e seus efeitos, considere as afirmativas a seguir.

I  →  Permite assegurar que os(as) estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham acesso à moradia estudantil.
II  →  Promove ação preventiva nas situações de retenção e evasão de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
III  →  Identifica estudantes com filho(a) e permite exclui-los(as) da moradia estudantil, pois este não é um ambiente para crianças e adolescentes.
IV  →  Permite priorizar estudantes de áreas urbanas em detrimento de estudantes de áreas rurais na seleção para a moradia estudantil, devido a questões culturais.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Assistente Social |
Q2535486 Serviço Social
O Programa Nacional de Assistência Estudantil, como parte do processo educativo, deverá articular-se ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Qual é o objetivo principal do Plano Nacional de Assistência Estudantil?
Alternativas
Q2533132 Serviço Social
Os assistentes sociais devem, ao mesmo tempo, tomar a política educacional como um modo historicamente determinado de oferta e regulação dos serviços educacionais que organiza diferentes formas de trabalho coletivo e modalidades de cooperação entre os profissionais que atuam nesta área, como:
Marque a resposta correta:
Alternativas
Q2494966 Serviço Social
Muito tem se falado na atuação do assistente social na educação. No entanto, a demanda apresentada pela sociedade nesse sentido, embora muito tímida e fragmentada, tem despertado o interesse dos órgãos responsáveis pelo serviço social no Brasil, bem como da categoria profissional; não simplesmente pelo fato de se ampliar o mercado de trabalho desse profissional, mas pela importância que o seu trabalho representa para a qualidade e ampliação desse serviço em todos os sentidos. A respeito da atuação de assistentes sociais na política de educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva destacada pelo Conselho Federal de Serviço Social enfatiza a importância de entender a educação como um elemento fundamental para a reprodução do ser social e as formas de sociabilidade em uma sociedade.
II. A atuação do serviço social na política de educação é vista como um meio de concretizar a elitização dessa política, excluindo a participação da comunidade escolar nos processos decisórios.
III. Os assistentes sociais atuando na educação enfrentam o desafio de identificar e lidar com as expressões da questão social limitada ao âmbito educacional, não influenciando diretamente nas desigualdades presentes na política educacional.
IV. O conhecimento jurídico sobre o ordenamento que fundamenta a política de educação é considerado essencial para os profissionais de assistência social na análise da referida política.
V. As reformas no Estado e na educação, influenciadas por organismos internacionais, transformam a educação em mercadoria, ressaltando a necessidade de contextualizar a atuação do serviço social dentro das mudanças econômicas e sociais.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2494964 Serviço Social
A partir da concepção de educação explicitada nos documentos que orientam a atuação de assistentes sociais na política de educação e também do papel profissional do serviço social nessa política, analise os desafios postos para a consolidação do serviço social na política de educação:

I. Ampliar a participação da categoria de assistentes sociais nos fóruns de controle social da política de educação, como os conselhos de educação, as conferências municipais, estaduais e federal de educação, bem como a articulação em espaços de organização política dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, como os sindicatos, movimentos sociais, dentre outros.
II. Articular e problematizar, com os demais profissionais da área da educação e com a sociedade, a importância e legitimidade do trabalho de assistentes sociais nesta política.
III. Construir fóruns de discussão e realizar debates por meio de oficinas, encontros, seminários locais e regionais, dentre outros, aprofundando as reflexões sobre as possibilidades e limites da atuação do assistente social nessa política.
IV. Aprofundar a discussão acerca da generalidade da atuação dos assistentes sociais na Política de Educação, considerando que as atribuições e competências da categoria nos diversos espaços sócio-ocupacionais são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no atual Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/1993).
V. Fortalecer as ações em torno da realização de concursos públicos para assistentes sociais na Política de Educação, bem como para os demais trabalhadores e trabalhadoras dessa política.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: D