Questões de Concurso
Comentadas sobre política nacional de assistência social – pnas em serviço social
Foram encontradas 4.056 questões
( ) Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.
( ) Contribuir com a exclusão e a desigualdade da população, e assegurar o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural, para determinados grupos centrados no governo.
( ) Assegurar que as ações, no âmbito da assistência social, tenham centralidade no governo e que garantam a convivência entre governo e comunidade.
Estão corretas:
Assinale a alternativa que indica corretamente um serviço de proteção social especial de media complexidade.
I. A avaliação de programas sociais no Brasil ainda enfrenta desafios relacionados à transparência nos critérios e julgamentos realizados pelos avaliadores.
II. A utilização exclusiva de métodos quantitativos é considerada a abordagem mais adequada para avaliar programas sociais devido à sua objetividade.
III. A incorporação de metodologias participativas nos processos avaliativos fortalece a gestão democrática e contribui para o empoderamento dos beneficiários.
IV. A institucionalização da avaliação, como promovida pelo SUAS, busca aproximar as dimensões técnica e política da gestão de programas sociais.
V. Avaliadores externos apresentam vantagens, como maior independência, mas podem enfrentar barreiras na implementação de suas recomendações.
Está correto o que se afirma em
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
I- A família, dependendo de sua configuração, continua sendo espaço privilegiado de convivência humana e, ao lado do trabalho, constitui um dos eixos organizadores da vida social;
II- A família enquanto espaço de proteção e cuidado permite que muitas necessidades de saúde e bem-estar não se transformem em demandas para serviços sociais;
III- As condições de vida de cada indivíduo dependem muito mais das condições de sua família que de sua situação específica;
IV- O foco na família representa a possibilidade de superar a fragmentação no contexto da atenção setorizada dos serviços, por necessidades, por segmentos ou por fenômenos.