Questões de Concurso Sobre saúde em serviço social

Foram encontradas 3.318 questões

Q3109829 Serviço Social
A Saúde Bucal é compreendida como:
Alternativas
Q3109823 Serviço Social
Podemos afirmar que, das principais ações a serem desenvolvidas pelo/a Assistente Social no âmbito da saúde é:
Alternativas
Q3109819 Serviço Social
A equipe de saúde e/ou os empregadores, frente às condições de trabalho e/ou falta de conhecimento das competências dos assistentes sociais, tem historicamente requisitado a eles diversas ações que não são atribuições dos mesmos, a saber:
Alternativas
Q3108597 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, inclusive assegurando às gestantes nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. De acordo com a lei supracitada, o atendimento pré-natal deve ser realizado por profissionais da:
Alternativas
Q3101794 Serviço Social
Conforme previsões da Lei de n.º 8.080/1990, as seguintes ações fazem parte do campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q3100242 Serviço Social
Após o fim da ditadura militar, a redemocratização culminou na Constituição de 1988, que assegurou importantes direitos sociais. Entre os dispositivos constitucionais listados a seguir, um é reconhecido como um dos pilares fundamentais da proteção social no Brasil:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Assistente Social |
Q3094877 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo conforme os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde (CFESS, 2010) e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ao defender uma concepção de saúde, o movimento de Reforma Sanitária salientou a importância da determinação social sustentada nas categorias de trabalho e reprodução social da vida.
( ) Na defesa do projeto de emancipação da classe trabalhadora, ressalta-se a mercantilização da saúde e da previdência e a ampliação do assistencialismo.
( ) Ao garantir direitos sociais, as políticas sociais podem contribuir para melhorar as condições de vida e trabalho das classes que vivem do seu trabalho, podendo alterar estruturalmente o capitalismo e superá-lo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3091790 Serviço Social
A Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) ganha materialidade através de estratégias e diretrizes para organizar a atenção às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental e em uso de substâncias psicoativas. A rede formada por pontos de atenção para garantir a efetivação da PNSM é a Rede de Atenção
Alternativas
Q3091789 Serviço Social
A política de saúde, a política de assistência social e a previdência social são organizadas por lógicas distintas, tendo órgãos, comandos e orçamentos específicos. Neste sentido, conforme a legislação que as regulamentam, a saúde
Alternativas
Q3091785 Serviço Social
O controle social é um dos mecanismos democráticos que, regulamentados na Constituição Federal de 1988, constitui uma nova demanda à(ao) assistente social. Na particularidade do Sistema Único de Saúde (SUS), envolve ações voltadas para a
Alternativas
Q3091779 Serviço Social
Leia o texto a seguir.
Para Matos (2021), no cotidiano de trabalho das(os) assistentes sociais na saúde, são demandadas ações que, por vezes, rebatem em questões éticas, como a comunicação do óbito, as informações sobre o quadro clínico e outras. 

MATOS, Maurílio Castro de. (Des)informação nos serviços de saúde em tempos de pandemia da Covid-19: uma questão ética e uma requisição enviesada ao trabalho de assistentes sociais. Revista em Pauta, RJ: UERJ, 2021, n. 48, v. 19, p.124-138.

Pensando no direito humano à comunicação, estas ações colocam
Alternativas
Q3091774 Serviço Social
Qual a faixa etária que abrange a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)? 
Alternativas
Q3087432 Serviço Social
As iniciativas reformadoras em psiquiatria atravessam a história, mas a novidade deste processo que chamamos de reforma psiquiátrica e vai culminar com a promulgação da Lei 10.216, no ano de 2010, tem uma marca distintiva, em que a noção de reforma ganha uma inflexão diferente.
Essa marca distintiva, segundo os pesquisadores da reforma psiquiátrica brasileira, reside no fato de que a crítica ao asilo
Alternativas
Q3085142 Serviço Social
Em conformidade com a Lei nº 8.080/1990, Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as proposições a seguir.

I- Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia.
II- No caso de atendimento que envolva qualquer tipo de sedação ou rebaixamento do nível de consciência, caso a paciente não indique acompanhante, a unidade de saúde responsável pelo atendimento indicará pessoa para acompanhá-la, preferencialmente profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional para a paciente, que poderá recusar o nome indicado e solicitar a indicação de outro, independentemente de justificativa, registrando-se o nome escolhido no documento gerado durante o atendimento.
III- No caso de atendimento realizado em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, devidamente justificadas pelo corpo clínico, somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde.
IV- Em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção e defesa da saúde e da vida da paciente, ainda que na ausência do acompanhante requerido.

Conforme o subsistema de acompanhamento à mulher nos serviços de saúde, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3080767 Serviço Social
Analise as afirmativas a seguir no que se refere à Saúde Mental, Serviço Social e o Neoliberalismo, de acordo com Bisneto (2011).

I. O Estado neoliberal amplia significativamente as políticas sociais, melhorando os serviços de saúde mental, por meio da aprovação de leis e orçamentos adequados.

II. O neoliberalismo almeja diminuir a regulação social, deixando assim que a sociedade seja regida pelas leis “naturais” do mercado, a lei da oferta e procura.

III. Na área de saúde mental, o neoliberalismo, diante do desmonte das políticas públicas, incentiva a medicalização através da indústria farmacêutica e do tratamento baseado em remédio como saída para atendimento em massa.

IV. A atuação do Serviço Social em saúde mental impõe a necessidade de ampliação do tratamento teórico. É necessário estudar, criticar e teorizar sobre as inter-relações do social o subjetivo.

V. A atuação do Serviço Social em saúde mental deve priorizar a questão subjetiva em detrimento das questões objetivas que afetam o cotidiano dos usuários.


Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3080764 Serviço Social
A Atenção Básica (AB) ocupa uma posição privilegiada e estratégica para controle do tabaco dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como para diversos outros agravos crônicos à saúde, conforme os Cadernos de Atenção Básica, nº 40 (Brasil, 2015). Nesse documento, constam estratégias para o cuidado da pessoa tabagista, entre elas, orientações sobre as atitudes e postura do profissional de saúde em relação ao usuário que faz uso de tabaco desde o primeiro atendimento ao acompanhamento.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I. Acolhimento e empatia – importante entender que a relação do usuário com o tabagismo, muitas vezes, é permeada por um sentimento de ambivalência, por meio do qual ele pode estar consciente dos malefícios do hábito e da importância do tratamento, mas pese intimamente a dimensão “positiva” ou prazerosa de fumar.

II. Estimular a mudança de atitude para alcance da abstinência.

III. Informar o usuário sobre o que é a dependência química, os seus malefícios, quais sintomas ele poderá experimentar ao parar de fumar, quais métodos para cessação estão disponíveis, qual o papel do medicamento e quais os tipos de medicamentos.

IV. O profissional de saúde deve determinar uma data de parada (“dia D”), para que seja reduzido gradualmente o número de cigarros diários.

V. Havendo recaída, o profissional deve culpar o usuário, devendo dar alta por indisciplina do serviço, já que está tendo acompanhamento adequado e sistemático.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3080758 Serviço Social
Um adolescente, de 15 anos, com deficiência intelectual e com epilepsia é acompanhado no ambulatório de neurologia em um serviço de saúde de alta complexidade, tendo sido identificado uma má administração da medicação feita pelo responsável do paciente. Apesar de receber Benefício de Prestação Continuada (BPC), a equipe identificou faltas as consultas e na realização dos exames necessários para o acompanhamento de saúde do usuário. Nesse sentido, o assistente social, após o atendimento a família, identificou algumas questões sendo necessária uma articulação com a equipe de saúde para melhor discussão e realização de encaminhamentos para um atendimento adequado ao adolescente e sua família.

Diante da situação, analise as afirmativas a seguir, no que diz respeito às ações realizadas pelo assistente social na articulação com a equipe de saúde, para uma melhor assistência ao referido usuário na Política de Saúde, conforme com os Parâmetros de Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010).


I. Identificar e trabalhar os determinantes sociais da situação apresentada pelo usuário e garantir a participação destes no processo de reabilitação, bem como a plena informação de sua situação de saúde e a discussão sobre as suas reais necessidades e possibilidades de recuperação, face as suas condições de vida.

II. Realizar em conjunto com a equipe de saúde (médico, psicólogo e/ou outros), o atendimento à família e/ou responsáveis, para a garantia dos direitos do adolescente.

III. Avaliar as questões sociofamiliares que envolvem o usuário e/ou sua família, buscando favorecer a participação de ambos no tratamento de saúde proposto pela equipe

IV. Realizar a notificação, junto com a equipe multiprofissional, frente a uma situação constatada e/ou suspeita de violência aos segmentos já explicitados anteriormente, às autoridades competentes, bem como verificar as providências cabíveis, considerando sua autonomia e o parecer social do assistente social.

V. Realizar um atendimento rápido a família e encaminhar de imediato relatório social ao Ministério Público, sem prévia comunicação a família.


Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3078784 Serviço Social
Marque a alternativa correta após avaliar quais são as assertivas verdadeiras sobre ações corretas inerentes ao protocolo da/o Assistente Social em casos de óbito, quando de sua atuação em unidade de urgência e emergência.

I. Participar, junto com a equipe interdisciplinar, do aviso de óbito, acolhendo os familiares e prestando  orientações acerca das providências quanto ao sepultamento.
II. Acolher a família e esclarecer a respeito dos benefícios e direitos referentes à situação (Previdência Social, licença, DPVAT).
III. Evitar a presença de familiares na unidade, quando o paciente estiver se convertido em féretro em fase de necropsia.
Alternativas
Q3078772 Serviço Social
No Brasil, as pessoas eletivas ao aborto legal via telemedicina são:
Alternativas
Q3078771 Serviço Social
Marque a alternativa que descreve corretamente a segunda das quatro fases concernentes ao Procedimento de Justificação e Autorização da Interrupção da Gravidez nos casos previstos em Lei no Brasil:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: A
6: E
7: C
8: D
9: B
10: C
11: B
12: A
13: E
14: D
15: B
16: B
17: C
18: C
19: D
20: C