Questões de Serviço Social - Serviço Social e Atenção Hospitalar para Concurso
Foram encontradas 44 questões
I- Do espaço da escuta, tanto no diálogo como no silêncio. II- Do reconhecimento do sofrimento psíquico, da tristeza, do desconforto emocional, que acompanham o adoecimento e o agravamento do quadro de saúde. III- Da conversa informal para o paciente poder sorrir e ficar com emoções de alegria. IV- Do espaço do acolhimento, de ter a sensibilidade de oferecer o acolhimento no momento do desconforto e da dor.
Considerando a direção social da profissão e a legislação referente à política de saúde no Brasil, Alcir deve considerar prioritariamente o(a):
( ) A contratualização tem como finalidade a formalização da relação entre gestores de saúde e hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde por meio do estabelecimento de compromissos entre as partes, promovendo a qualificação da assistência, da gestão hospitalar e do ensino/pesquisa e se dá apenas entre gestores de saúde e hospitais públicos.
( ) As regiões com populações dispersas e rarefeitas em grandes extensões territoriais, como a Amazônia Legal, terão mecanismos de custeio que considerem as especificidades regionais.
( ) Os recursos que compõem o custeio das ações e serviços para a atenção hospitalar constarão em quantos instrumentos formais de contratualização forem necessários e mediado pelo cumprimento de metas quali-quantitativas de assistência, gestão e ensino/pesquisa.
( ) O financiamento da assistência hospitalar será realizado de forma tripartite, pactuado entre as três esferas de gestão, de acordo com as normas específicas do SUS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a cultura de um atendimento humanizado na área da saúde.
Para o CFESS (2010), tendo em vista a direção social da profissão, cabe ao assistente social
Leia o fragmento a seguir.
Apesar de os assistentes sociais fazerem parte da construção de experiências de ruptura no interior do hospital psiquiátrico, (...), por muito tempo, os debates sobre a disputa de projetos societários, na pauta da construção de políticas públicas e nas concepções de saúde mental, ficaram invisíveis. (CFESS, 2022).
Sobre o cotidiano do fazer profissional, analise as afirmativas a seguir.
I. O assistente social deve participar da construção e da condução do Projeto Terapêutico Singular.
II. O assistente social deve participar do acolhimento de novos casos.
III. O assistente social deve usar as redes sociais para levantamento de recursos.
Está correto o que se afirma em
O profissional do Serviço Social contribui com a segurança do paciente quando
Cláudia, de vinte anos de idade, é solteira, servidora pública e considerada pessoa com deficiência moderada.
Considerando a situação hipotética anterior, julgue o item a seguir.
Nessa primeira dimensão do trabalho como uso de si, é de se destacar a importância, exceto:
No hospital, o médico decide que Gerusa deverá ficar internada para investigação diagnóstica. Em atendimento individual com a assistente social, Gerusa comunica que é HIV+.
Ao se reportar a Eduardo, a assistente social informa que Gerusa deverá ficar internada, pois poderá estar apresentando infecções decorrentes da sua condição de HIV+.
De acordo com a legislação referente ao sigilo sobre a pessoa portadora de HIV/AIDS, a conduta da assistente social está
Para que Paula identifique as prioridades de intervenção de maneira racional e objetiva, ela utiliza dois critérios básicos.
Assinale a opção que os indica.