Questões de Serviço Social - Serviço Social e Controle Social para Concurso
Foram encontradas 240 questões
A pirâmide a seguir representa a rede de controle das políticas de assistência social brasileiras.
Fonte: CGU (BRASIL, 2013), adaptado.
Sabe-se, portanto, que, na base, está o controle interno que é realizado por uma unidade administrativa que integra a estrutura dos órgãos das esferas federal, estadual, distrital e municipal. Já o meio e o topo da pirâmide representam, respectivamente.
( ) O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político-administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado.
( ) As conferências têm o papel de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos num espaço de tempo determinado.
( ) Os conselhos no campo da assistência social não podem ser paritários e têm como representação da sociedade civil, os usuários ou organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A questão social é indissociável da sociedade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas, numa luta aberta pela cidadania. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a esta afirmação.
A compreensão das múltiplas expressões da questão social a partir da análise de micro teorias e sem relacioná-las aos processos sociais mais gerais, visando garantir maior fidelidade à complexidade dos fenômenos, expressa uma tendência de abordagem metodológica:
A partir da compreensão da atividade profissional como integrante de um processo de trabalho coletivo no âmbito das instituições prestadoras de serviços sociais, as políticas sociais e a questão social podem ser tomadas como:
Os organismos institucionais nos quais atuam os assistentes sociais constituem parte integrante das estratégias de classes que são mediadas pelas políticas sociais. A partir da concepção de Estado Ampliado, esses organismos atuam no desenvolvimento de ações de:
Podemos identificar como marco histórico do reconhecimento da questão social no Brasil a década de 30, quando o Estado deixa para trás a simples repressão e busca estratégias de regulação dos conflitos sociais. São beneficiários do leque de direitos trabalhistas e sociais então inaugurados:
Segundo Marilda Iamamoto, as leis sociais surgem em conjunturas históricas determinadas que, a partir do aprofundamento do capitalismo em dada formação econômico-social, marcam o deslocamento da questão social para o centro das contradições que atravessam a sociedade. Nas diferentes sociedades capitalistas, tal processo envolveu necessariamente:
Assinale a alternativa que complemente o texto abaixo, extraído do livro O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos de trabalho profissional de autoria de Maria Lúcia Freire.
“O custo da expansão do capital globalizado, em nome da crise geral e das ameaças sempre presentes no mercado, recaiu, em sua quase totalidade, sobre os trabalhadores sobretudo na ex-estatal privatizada e na empresa privada. Ele é expresso no desemprego em massa, na ampliação da subcontratação, na intensificação do trabalho, nas perdas salariais ________________ e da saúde. Tal custo identifica a desestruturação social que acompanha a _________________, tendo sido facilitada pelas políticas neoliberais, cada vez mais acintosamente favoráveis ao capital e restritiva para os trabalhadores.” |
Behring (2003), analisando a formação social brasileira, em especial o processo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a partir de alguns autores do pensamento social brasileiro, como Florestan Fernandes, afirma que a consolidação do capitalismo brasileiro se faz a partir da articulação entre traços arcaicos e modernos, como a