Questões de Concurso
Comentadas sobre serviço social e controle social em serviço social
Foram encontradas 51 questões
( ) O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político-administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado.
( ) As conferências têm o papel de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos num espaço de tempo determinado.
( ) Os conselhos no campo da assistência social não podem ser paritários e têm como representação da sociedade civil, os usuários ou organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A origem sócio-histórica da “questão social” como uma expressão específica da luta de classes vincula-se:
Ao refletir sobre a questão social e o Serviço Social, José Paulo Netto afirma que “O que devemos investigar é, para além da permanência de manifestações ‘tradicionais’ da ‘questão social’, a emergência de _____________ que é insuprimível sem a supressão da ordem ____________”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.
(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez, 2010, p.37)
Sobre a questão social o que se pode considerar:
Os conselhos de políticas públicas fortalecem o controle social, complementando outras formas de participação. A política de assistência social tem expandido o número de conselhos, especialmente após a V Conferência Nacional em 2005, que ressaltou a importância de fortalecer esses órgãos e aumentar a participação da sociedade civil, incluindo os cidadãos usuários.
Os direitos e benefícios estabelecidos e assegurados, o financiamento (fontes, montantes e gastos), a gestão (forma de organização) e o controle social democrático (participação da sociedade civil) são aspectos para analisar o quadro institucional de uma política ou programa social.
A política de ________________, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
A liberdade de consciência de crença e o livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana são direitos. A partir desta asserção, assinale a afirmativa correta.
Julgue o item subsequente.
A compreensão do controle social, com implicações nas
práticas sociais, está intrinsecamente ligada à concepção
adotada pelo Estado e pela sociedade civil, bem como à
interpretação divergente da relação entre essas esferas.
Na perspectiva de Gramsci, os aparelhos repressivos são
elementos integrantes da estrutura social,
desempenhando o papel de impor coerção à sociedade.
Julgue o item subsequente.
O controle social na saúde é o único fator que influencia
positivamente a eficácia e a equidade dos serviços de
saúde, e a gestão, o orçamento e o financiamento não
desempenham um papel relevante nesse processo.