Questões de Concurso
Comentadas sobre serviço social e direitos humanos e sociais em serviço social
Foram encontradas 70 questões
( ) Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.
( ) Direitos humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana.
( ) Todos eles têm valores diferentes como direitos, ou seja, a hierarquia de direitos humanos.
A sequência está correta em
O trabalho infantil é uma grave forma de violação de direitos humanos. São exemplos de trabalho infantil:
I - Adolescentes vendendo produtos nas ruas para contribuir com a renda familiar.
II - Trabalho como auxiliar na construção civil ou em lava-jato.
III - Comercialização de objetos, itens alimentícios, bebidas, entre outros produtos.
IV - Menores de idade realizando atividades artísticas sob supervisão em projetos escolares.
Está correto o que se afirma em:
I. A partir do Código de Ética de 1975, a defesa dos direitos humanos ganha materialidade no debate da profissão. Assim, de fato, articulações com outros sujeitos políticos, no horizonte do pensamento de esquerda, foram decisivas na aproximação da profissão com as reivindicações por direitos humanos.
II. A defesa dos direitos humanos supõe a construção de possibilidades concretas para sua realização. As desigualdades da sociabilidade burguesa exigem dos grupos e segmentos profissionais comprometidos com os direitos humanos estratégias concretas e cotidianas que contribuam para o aprofundamento da democracia.
III. Um grande passo, dado no ambiente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa (ABEPSS), foi a constituição dos grupos temáticos de pesquisa (GTPs). O tema direitos humanos não é transversal a todos os GTPs, pois se insere exclusivamente a existência de dois GTPs: (1) Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e (2) Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades.
Quais estão corretas?
O Serviço Social é uma profissão voltada para a defesa dos direitos de cidadania e dos valores democráticos, na perspectiva da liberdade, da equidade e