Questões de Concurso Sobre serviço social e redes de atenção à saúde em serviço social

Foram encontradas 100 questões

Q3091790 Serviço Social
A Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) ganha materialidade através de estratégias e diretrizes para organizar a atenção às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental e em uso de substâncias psicoativas. A rede formada por pontos de atenção para garantir a efetivação da PNSM é a Rede de Atenção
Alternativas
Q3075077 Serviço Social
Dentre os componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), temos como estratégia de Reabilitação Psicossocial 
Alternativas
Q3074627 Serviço Social
A análise institucional é uma ferramenta crucial para entender a prática dos Assistentes Sociais no campo psiquiátrico. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente como a análise institucional pode ser utilizada para aprimorar a prática dos Assistentes Sociais em contextos psiquiátricos?
Alternativas
Q3073597 Serviço Social
Um Cuidador Social trabalha em um abrigo para pessoas em situação de rua e identifica que um dos acolhidos apresenta quadro de depressão grave, com ideação suicida e recusa em se alimentar. O procedimento correto do profissional nesse caso é: 
Alternativas
Q3065689 Serviço Social
Sobre a interdisciplinaridade nas políticas de saúde mental, podemos afirmar:
Alternativas
Q3065687 Serviço Social
Um dos principais serviços substitutivos no campo da saúde mental é: 
Alternativas
Q3051874 Serviço Social
O modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS).
Sobre a ESF, assinale a afirmativa correta.

( ) É desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território.
( ) É conduzida por equipe multiprofissional, que assume a responsabilidade sanitária local.
( ) Visa à ampliação e à resolutividade da atenção primária de forma integrada e planejada.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3040241 Serviço Social
Ainda sobre o Projeto Terapêutico Singular (PTS) julgue as afirmativas a seguir e, logo depois, marque a alternativa correta.

I. O PTS é um trabalho realizado por uma equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico de apenas um sujeito singular.

II. Os quatro momentos ou passos cujo PTS se desdobra são movimentos não são sequenciais e pode haver necessidade de serem revistos ou repetidos.

III. Em geral, a escolha dos casos para reuniões do TPS remete aos casos de usuários ou famílias em situações mais graves ou difíceis.
Alternativas
Q3040240 Serviço Social
Marque a alternativa que aponta corretamente para os quatro momentos ou passos a serem seguidos para realização do Projeto Terapêutico Singular (PTS).
Alternativas
Q3040239 Serviço Social
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi instituída como política de Estado com o objetivo de criar, ampliar e articular pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com  necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No rol da sua constituição está o componente “equipe de atenção básica para populações específicas” que é composta pelas:
Alternativas
Q3032057 Serviço Social
Entre os diversos direitos de atendimento enumerados pela Lei nº 10.216/2001, que a pessoa portadora de transtorno mental possui, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2570490 Serviço Social
A histórica contribuição do serviço social ao desenvolvimento da psiquiatria no Brasil foi acompanhada pelo amadurecimento da profissão, expresso nas mudanças do próprio Código de Ética Profissional.
Nesse contexto, a seguinte estratégia pode ser considerada desafiante para o serviço social, frente às requisições da Reforma Psiquiátrica:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Assistente Social |
Q2535481 Serviço Social
Uma pesquisa demonstrou a prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e o baixo índice de uso de preservativo entre os(as) estudantes de 18 a 29 anos, matriculados(as) em uma Universidade Federal. Ao(à) assistente social da instituição, foi requerido sistematizar o planejamento de um programa de promoção da saúde sexual e reprodutiva para atender a esses(as) jovens. O(a) assistente social inicia o processo de planejamento respondendo a algumas perguntas, tais como: O quê? Por quê? Quando? Como? Quem? Onde? e Para quê?. Dessas perguntas, decorrem quatro momentos. Sobre esses momentos e com base no contexto apresentado, considere as afirmativas a seguir.

I →  No momento explicativo, ocorre a leitura da realidade, para se levantar informações junto à instituição, tais como faixa etária, cidade de origem, georeferenciamento das moradias atuais dos(as) estudantes. Nesse momento também se pode realizar um mapeamento acerca do comportamento sexual dos(as) estudantes no intuito de construir um diagnóstico.
II  →  No momento normativo, são definidos objetivos e finalidades, tais que: ampliar o uso de preservativos, oferta de testagens rápidas de IST’s com regularidade, realização de rodas de conversa e divulgação de informações.
III  →  No momento estratégico, são delineados tempo, recursos e conhecimentos a serem empreendidos. Nessa etapa podem ser realizadas parcerias internas e externas, por exemplo com os Cursos de Graduação da área da saúde, incluindo Serviço Social e Psicologia, e com a Coordenadoria de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
IV  →  No momento tático-operacional, ocorre a ação propriamente dita, com a distribução de camisinhas, oferta de testes rápidos nos Centros de Ensino e elaboração de uma campanha permanente de promoção da saúde sexual e reprodutiva dos(as) jovens.

Estão corretas
Alternativas
Q2533137 Serviço Social
Dentre as várias estratégias da Política Nacional de Promoção a Saúde-PNPS, estão a seguintes estratégias: Marque a estratégia incorreta.  
Alternativas
Q2533136 Serviço Social
Seguindo, na esteira da Política de Drogas no Brasil, no dia 23 de dezembro de 2011 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria GM/MS nº 3.088, que institui a Rede de Atenção Psicossocial/RAPS. Essa rede tem entre seus principais objetivos:

I. ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral.

II. promover o atendimento das pessoas com transtornos mentais e com necessidades, decorrentes do uso de álcool e outras drogas e suas famílias nos pontos de atenção.

III. garantir a articulação e integração das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento.

IV. acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


Marque as alternativas corretas:
Alternativas
Q2500974 Serviço Social
Conforme estabelecido na a Lei n° 10.216, de 6 de abril de 2001, a internação psiquiátrica involuntária deverá, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta, no prazo de:
Alternativas
Q2500973 Serviço Social
Conforme estabelecido na a Lei n° 10.216, de 6 de abril de 2001, a internação psiquiátrica voluntária ou involuntária somente será autorizada por:
Alternativas
Q2500961 Serviço Social
De acordo com a Lei n° 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, são considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

I.Internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário.

II.Internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.

III.Internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2485395 Serviço Social
Considerando os dispositivos legais referentes às políticas voltadas para pessoas com transtornos mentais no Brasil julgue as assertivas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. A internação psiquiátrica deve ser considerada um recurso de exceção, que só será indicada quando os recursos extra hospitalares se mostrarem insuficientes.
II. A internação psiquiátrica deve ser considerada um recurso terapêutico com forte potencial iatrogênico, que induz à recorrência (reinternações), com pior prognóstico a longo prazo para os quadros de transtornos mentais, aumento desproporcional para o custo do sistema e da assistência, além de promoção de estigma, isolamento e fragilização das relações sociais.
III. Problemas associados ao uso de álcool e outras drogas não devem ser considerados por si só indicativo de internação, sem que sejam avaliados seu contexto clínico, recursos disponíveis e vínculos sociais.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Assistente Social |
Q2482561 Serviço Social
Na análise de Duarte e Paiva (2020), o movimento pela Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo ao de Renovação do Serviço Social, forjando uma sintonia de princípios entre ambos. Nesse sentido, avaliam que um dos desafios para o trabalho do Assistente Social na saúde mental é o de
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: A
6: D
7: A
8: C
9: B
10: A
11: C
12: D
13: E
14: C
15: D
16: B
17: D
18: A
19: D
20: C