Questões de Concurso
Sobre serviço social na educação em serviço social
Foram encontradas 863 questões
I.Insultos pessoais.
II.Grafites depreciativos.
III.Expressões preconceituosas.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social.
II. A crescente inserção de assistentes sociais na esfera pública e privada expressa a maior visibilidade desse profissional na área de Educação, o que deve ser examinado a partir das contradições inerentes a este movimento, a partir de uma análise teórica e política acerca dos condicionantes macroestruturais.
III. Constitui atribuição privativa da/o assistente social realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, tal como prestar orientação social a indivíduos na política de educação.
Quais estão corretas?
I. O CREAS é responsável por prestar serviços a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência.
II.O pedagogo no CREAS deve adotar práticas educativas que visam a transformação da realidade e não apenas a manutenção do status quo.
III.A Educação Social é uma prática educativa que se limita à transmissão de conteúdos escolares tradicionais.
Assinale a alternativa correta:
A educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática passível de dispensa apenas para o aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a oito horas ou tenha mais de trinta anos de idade.
O resgate das memórias históricas e a reafirmação das identidades das pessoas surdas estão entre os objetivos da implementação dos programas integrados de ensino e pesquisa, que visam, entre outros aspectos, à oferta de educação escolar bilíngue e intercultural para estudantes surdos.
O PNE tem a meta de alfabetizar todas as crianças até o final do ensino fundamental e oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e privadas.
O PNE visa universalizar o ensino fundamental com duração de 9 anos para toda a população, devendo o ingresso das crianças nessa etapa ocorrer aos 6 anos de idade.
O PNE visa elevar a escolaridade média da população do campo com idade entre 18 e 29 anos, sendo uma das estratégias a busca ativa em parceria com a assistência social e a proteção à juventude.
( ) A política de educação é composta por níveis e modalidades de ensino, e cada um deles tem particularidades no tocante a dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações e prerrogativa dos entes governamentais, profissionais e públicos.
( ) As demandas apresentadas aos assistentes sociais em relação à educação nunca estiveram limitadas a uma inserção restrita aos estabelecimentos educacionais tradicionais, envolvendo tanto o campo da educação formal como as práticas no campo da educação popular.
( ) Pensar a educação como dimensão da vida social significa compreendê-la em sua relação com o trabalho, categoria secundária no processo de formação e exercício profissional devido à sua subalternidade referente aos demais complexos da vida social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Possibilita contribuir com o direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola com a finalidade da formação dos estudantes para o exercício da cidadania, preparação para o trabalho e sua participação na sociedade.
II. Possibilita contribuir para a garantia da qualidade dos serviços aos (às) estudantes, garantindo o pleno desenvolvimento da criança e do (a) adolescente, contribuindo assim para sua formação, como sujeitos de direitos.
III. Possibilita contribuir para o recuo no fortalecimento da relação da escola com a família e a comunidade, na perspectiva de fazer subsumir a sua participação na escola.
IV. Possibilita a criação de estratégias de intervenção frente a impasses e dificuldades escolares que se apresentam a partir de situações de violência, uso abusivo de drogas, gravidez na adolescência, assim como situações de risco, reflexos da questão social que perpassam o cotidiano escolar.
V. Possibilita a garantia de exclusividade destes profissionais na formação continuada de profissionais da rede pública de educação básica.