Questões de Concurso
Comentadas sobre algoritmos de ordenação em algoritmos e estrutura de dados
Foram encontradas 190 questões
Esse tipo de problema é considerado solucionável em tempo "razoável" ou eficiente. Dado esse contexto, analise as afirmativas a abaixo sobre a classe P e a complexidade polinomial.
I. Algoritmos de ordenação como a ordenação por inserção têm uma complexidade polinomial de O(n 2 ), o que os coloca na classe P.
II. A classe P engloba todos os problemas que podem ser resolvidos por algoritmos em tempo polinomial, independente de hardware.
III. Algoritmos de pesquisa binária, embora eficientes, não são classificados como pertencentes à classe P, pois sua complexidade é logarítmica, e não polinomial.
IV. Um algoritmo que possui uma complexidade de tempo O(n k ), onde k é constante, resolve o problema no pior caso em tempo polinomial e, portanto, pertence à classe P.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando-se esse critério de menor complexidade do pior caso, quais seriam os dois algoritmos que o analista deve utilizar para fazer uma primeira seleção?
O algoritmo de ordenação mais eficiente para essa tarefa é a(o)
O algoritmo utilizado por Amanda será:
( ) Bubble Sort é eficiente para grandes conjuntos de dados.
( ) Merge Sort é mais eficiente em termos de espaço do que o Quick Sort.
( ) Insert Sort é baseado na estratégia de dividir para conquistar.
A sequência está correta em
Para K de 2 até n faça:
X <- V[K]
W <- (K – 1)
Enquanto W > 0 e V[W] > X faça:
V[W+1] <- V[W]
W <- (W-1)
Fim Enquanto
V[W+1] <- X
Fim Para
O algoritmo utilizado por Pedro foi o:
Joaquim escolheu o algoritmo de ordenação:
I - É estável, ou seja, não altera a ordem relativa dos elementos que possuem o mesmo valor de chave de ordenação.
II - Percorre repetidamente a lista a ser ordenada, comparando o elemento corrente com o seguinte e, se necessário, trocando os seus valores.
III - Divide a lista a ser ordenada em duas partes: uma sublista ordenada de elementos, que é construída da esquerda para a direita (ordem crescente), à frente de uma sublista referente aos elementos não ordenados, sendo que, inicialmente, a primeira lista é vazia, enquanto a segunda contém todos os elementos a serem ordenados.
Essas características se aplicam, respectivamente, aos seguintes métodos de ordenação:
É um algoritmo de ordenação simples. Realiza pelo menos n2 comparações para ordenar n elementos. É considerado ineficiente na ordenação de um conjunto muito grande de itens. Pode ser resumido em algumas etapas:
1 - compara dois elementos adjacentes e, quando o primeiro for maior que o segundo, ambos são trocados;
2 - realiza a troca definida em 1 para todos os pares de elementos adjacentes, começando com os dois primeiros e terminando com os dois últimos (n-1 e n). Assim, o último elemento será o maior. 3 - repete o passo 2 para todos os elementos, com exceção do último, sucessivamente.