Questões de Concurso Sobre arquitetura da informação em arquitetura de software

Foram encontradas 74 questões

Q3029869 Arquitetura de Software
O TRF1 instituiu uma equipe de planejamento para a contratação de uma solução de tecnologia da informação e comunicação. Durante os trabalhos dessa equipe, José elaborou os requisitos de arquitetura da informação, incluindo a definição de padrões e significação dos termos, expressões e sinais a serem utilizados no nivelamento do entendimento da solução a ser contratada. Ao elaborar tal requisito tecnológico, José estava exercendo a atribuição de integrante: 
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Q2389077 Arquitetura de Software
Um analista de sistemas ficou responsável por catalogar o portfólio de softwares usados em sua empresa para permitir um conhecimento maior das capacidades de gerenciar informações. Um dos softwares a serem catalogados é destinado aos gerentes médios e produz relatórios sumários e informações sobre o desempenho atual da empresa.
O analista de sistemas deve classificar esse software como um sistema de
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Q2383112 Arquitetura de Software
Suponha que uma equipe de desenvolvimento do Ipea esteja implantando um software para a sua página de divulgação de notícias internas. Esse software terá a seguinte característica específica: os usuários acessarão uma interface que apresentará, de modo claro, todos os objetivos aos quais esse software se propõe a atingir, com o mínimo esforço na navegação, mas obtendo o máximo de resultado possível.
Essa característica, relativa ao design da interface desse software, é denominada
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Q2319485 Arquitetura de Software
A taxonomia de Flynn define quatro categorias de arquiteturas de computadores: SISD, SIMD, MISD e MIMD. Anote a resposta incorreta:
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Q2319483 Arquitetura de Software
LINPACK é uma biblioteca numérica para álgebra linear. Marque a afirmação incorreta:
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Q2282309 Arquitetura de Software
A Arquitetura da Informação é uma área de estudo e prática fundamental no design de interfaces e na criação de experiências digitais, tendo como objetivo: 
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Q2281808 Arquitetura de Software

Com base nos conceitos de microsserviços, julgue o item que se segue.


Microsserviços é uma maneira de se desenvolver uma aplicação facilmente escalável, desacoplada e independente; e cada serviço pode ser escrito em uma linguagem de programação diferente.

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Q1966393 Arquitetura de Software
Acerca dos conceitos de experiência do usuário (user experience) e dos sistemas de gestão de conteúdo, julgue o item subsequente.

A arquitetura da informação estuda a operação de uma interface de usuário para avaliar se está assegurado o correto funcionamento e o entendimento dos conteúdos com a apresentação eficiente e atrativa das informações.
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Q1936742 Arquitetura de Software
Em User Interface (UI), Formulário é um grupo de controles de entrada relacionados que permite que os usuários forneçam dados ou configurem opções. O Input está entre os componentes de entrada de dados mais utilizados e pode fazer uso de Placeholders.
O uso de Placeholders pode proporcionar mais clareza no design pois eles: 
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Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2022 - MGS - Desenvolvedor Front-End JAVA |
Q1934834 Arquitetura de Software
Existe uma estratégia muito utilizada em um projeto de interfaces. Para permitir o primeiro contato entre o ambiente digital e o usuário, é apresentado o desenho básico de uma interface. Para tanto, isso é denominado tecnicamente como sendo um:
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Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2022 - MGS - Desenvolvedor Front-End JAVA |
Q1934824 Arquitetura de Software

Conforme a Teoria das Cores, relacione as cores da coluna da esquerda com os respectivos significados nas influências psicológicas provocadas por elas da coluna da direita.


(1) vermelho

(2) azul 

(3) laranja 

(4) rosa 


(A) positivo, energia, alegria.

(B) jovem, feminino, moderno.

(C) perigo, paixão, emoção.

(D) calma, confiança, segurança.

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Q1930501 Arquitetura de Software
Considere as seguintes afirmações a respeito de um elemento de interface costumeiramente utilizado em websites: “Um controle gráfico que possibilita uma forma contínua de apresentar numa página textos e/ou imagens que possam ser mostrados aos poucos, normalmente, quando o seu tamanho total é superior ao disponível na tela do dispositivo, tanto no sentido horizontal como vertical.”. Essa descrição se refere a qual elemento de interface? 
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Q1930487 Arquitetura de Software
Sobre o círculo cromático aditivo, que usa como cores primárias o vermelho, o verde e o azul, é correto afirmar que:
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Q1905931 Arquitetura de Software

A meta do designer é desenvolver um sistema que permita ao usuário, durante o processo de interação, criar um modelo mental consistente baseado no modelo por ele projetado. Para que o usuário possa criar tal modelo, o designer precisa entender o processo de interação do usuário com a interface do sistema. Para facilitar esse entendimento, um ciclo com etapas e golfos foram criados na engenharia cognitiva como mostra a figura a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão


Diante do exposto, é correto afirmar que: 

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Q1902823 Arquitetura de Software

Tendo como referência inicial a figura precedente, que mostra o processo de projeto de interface do usuário, julgue o próximo item, a respeito da engenharia de usabilidade. 


A atividade indicada por #1 na figura deve levar em conta as variações de tarefas bem como atender os requisitos gerais dos usuários, concentrando-se, em adendo, no grau de facilidade de uso e aprendizado da interface.

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Q1902822 Arquitetura de Software
Tendo como referência inicial a figura precedente, que mostra o processo de projeto de interface do usuário, julgue o próximo item, a respeito da engenharia de usabilidade.  
Diferentemente da atividade indicada por #4 na figura, na atividade indicada por #3 pode-se envolver o uso da prototipação como maneira prática de validar o que foi projetado.
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Q1894446 Arquitetura de Software

Quanto a storytelling e análise de personas de usuários de software, julgue o item a seguir.


No contexto de storytelling, é fundamental mitigar as possibilidades de navegação por meio das interfaces e impor à experiência do usuário o sequenciamento estrito das atividades que constituem a sua história. 

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Q1894445 Arquitetura de Software

Quanto a storytelling e análise de personas de usuários de software, julgue o item a seguir.


Entrevistas e questionários são técnicas comumente usadas para obter informações relacionadas às necessidades de grupos de usuários representados por personas, que exemplificam como um usuário típico interage com um produto. 

Alternativas
Q1894444 Arquitetura de Software

A respeito de requisitos e experiência do usuário, julgue o item subsecutivo.


Do ponto de vista de design e de usabilidade, o produto mínimo viável dispensa padrões de qualidade comercial, sendo suficiente que a funcionalidade parcial proposta tenha um nível básico de confiabilidade.

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Q1885297 Arquitetura de Software
Assinale, dentre as alternativas a seguir, uma das heurísticas de Nielsen, responsável por nortear as definições básicas de usabilidade na área de Interface Homem-Máquina.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: C
5: D
6: D
7: C
8: E
9: E
10: A
11: C
12: D
13: C
14: D
15: C
16: E
17: E
18: C
19: E
20: C