Questões de Concurso
Sobre modelo relacional em banco de dados
Foram encontradas 538 questões

Ao analisar a estrutura, os especialistas constataram que um mesmo paciente pode realizar múltiplas doações, o que leva à repetição desnecessária de informações como nome, CPF e tipo sanguíneo. Além disso, foi observado que, quando um paciente precisa corrigir um dado pessoal, todas as suas ocorrências na tabela precisam ser modificadas manualmente, o que aumenta o risco de erros e inconsistências. Para resolver esse problema, a equipe aplicou a Terceira Forma Normal (3FN). Assinale a transformação compatível com essa normalização.
O modelo de dados relacional representa um banco de dados como uma estrutura de árvore hierárquica e utiliza os conceitos de modelos de representação de documentos, sendo os dados, nesse tipo de modelagem, representados como elementos.
I. O modelo relacional utiliza álgebra relacional para descrever operações que podem ser realizadas em tabelas, como seleções, projeções e junções.
II. As tabelas no modelo relacional podem conter múltiplas chaves primárias, desde que cada chave identifique unicamente um subconjunto de atributos.
III. O modelo relacional é baseado na teoria matemática dos conjuntos, organizando os dados em relações que podem ser manipuladas com operações formais.
Está correto o que se afirma em:
Julgue o item a seguir, no que se refere à modelagem de banco de dados.
As chaves primárias em um banco de dados relacional são usadas para identificar unicamente cada registro em uma tabela.
Os elementos utilizados para descrever os dados em um Modelo ER são:
O controle de integridade referencial no modelo relacional garante que os dados de uma tabela nunca possam ser alterados ou deletados, independentemente de suas relações com outras tabelas.
Considerando os conceitos de modelagem de dados conceitual e semântica, analise as afirmativas a seguir:
I.Na modelagem conceitual, o foco é representar as entidades e seus relacionamentos de forma abstrata, sem se preocupar com os detalhes de implementação em um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) específico.
II.A modelagem semântica se concentra em capturar o significado dos dados e as regras de negócio que regem o sistema, como por exemplo, a regra de que um livro pode ter vários autores e um autor pode escrever vários livros.
III.O modelo entidade-relacionamento (MER) é uma ferramenta utilizada na modelagem conceitual para representar as entidades, os atributos e os relacionamentos do banco de dados.
IV.A cardinalidade dos relacionamentos define o número mínimo e máximo de ocorrências de uma entidade que podem estar associadas a outra entidade, como por exemplo, a cardinalidade entre "Livro" e "Autor" que pode ser muitos-para-muitos.
Está correto o que se afirma em:
(__) Uma relação que está na BCNF também está em 1NF.
(__) Uma relação que está em 3NF também está em 1NF.
(__) Uma relação que está em 4NF está em 3NF, mas não necessariamente está em BCNF.
A alternativa que possui a sequência correta é:
O modelo entidade-relacionamento permite a criação de um relacionamento do tipo associativo, que é originado de outros dois relacionamentos.

A respeito dessas chaves, verifica-se que
CLI (CPF, nome, data-nascimento) EMP (CPF-cli, data-emp, valor-emp)
A tabela CLI tem dados de clientes da instituição financeira, e a sua chave primária é CPF. A tabela EMP tem dados dos empréstimos realizados para cada cliente, e sua chave primária é formada por CPF-cli e data-emp, ou seja, um cliente pode pegar empréstimos em datas diferentes e não pode pegar mais de um empréstimo em uma mesma data. O valor do empréstimo é expresso em reais.
Um dos programas de controle de empréstimos utiliza o seguinte comando SQL:
SELECT CPF FROM CLI C WHERE NOT EXISTS ( SELECT * FROM EMP E WHERE C.CPF = E.CPF-cli AND valor-emp < 10 )
Esse comando SQL apresenta o CPF dos clientes que