Em uma tabela definida e organizada segundo o Modelo Relacio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057471 Banco de Dados
Em uma tabela definida e organizada segundo o Modelo Relacional de Dados podem ser definidas várias chaves.
A respeito dessas chaves, verifica-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C: "uma chave primária pode ser, ao mesmo tempo, uma chave estrangeira".

No Modelo Relacional de Dados, as tabelas são definidas por estruturas que permitem a identificação e o relacionamento dos dados de maneira precisa e organizada. Um dos principais elementos que facilitam essa estruturação são as chaves, que desempenham papéis específicos na identificação de registros e na manutenção da integridade referencial entre tabelas.

Analisando a alternativa C:

Uma chave primária é um conjunto de um ou mais atributos que identifica de forma única uma tupla em uma tabela. Já uma chave estrangeira é um ou mais atributos que criam um vínculo com uma chave primária em outra tabela, permitindo a integração entre os dados. Portanto, é perfeitamente possível que uma chave primária de uma tabela seja usada como uma chave estrangeira em outra tabela para garantir essa relação e integridade entre os dados. Isso é uma prática comum em bancos de dados relacionais.

Analisando as alternativas incorretas:

Alternativa A: A ausência de valor em uma chave estrangeira não é indicada por um número negativo. Na verdade, a ausência de valor é representada por NULL, que indica que não há valor presente, mantendo a integridade referencial quando um relacionamento não é necessário ou ainda não foi estabelecido.

Alternativa B: Uma tabela pode ter apenas uma chave primária, e não há um limite de "três". Essa chave primária pode ser composta por um ou mais atributos, formando uma chave composta.

Alternativa D: Não há restrição de que uma chave primária não possa ser composta por mais de dois atributos. Na realidade, ela pode ser composta por quantos atributos forem necessários para garantir a unicidade de cada linha na tabela.

Alternativa E: Uma chave primária e uma chave estrangeira devem ser do mesmo tipo de dados ou, pelo menos, compatíveis entre si. Uma chave primária do tipo data não pode ser referenciada por uma chave estrangeira do tipo número, pois isso violaria a integridade de dados esperada no modelo relacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO C)

Sim.

A chave primária de uma tabela, ou seja, o identificador único dos registros com base em uma ou mais colunas (pode ser composta) é também a chave estrangeira de outra tabela (isso para o CEBRASPE, não sei para as outras bancas).

Em regra a FK (de novo, para o CEBRASPE) é a chave primária de outra tabela. Logo SIM, ela pode assumir ao mesmo tempo a função de uma chave estrangeira.

GABARITO: C

  • Esta alternativa está incorreta. A ausência de valor em uma chave estrangeira é geralmente indicada por um valor nulo, não por um número negativo.
  • Esta alternativa está incorreta. Uma tabela pode ter apenas uma chave primária, que pode ser composta por um ou mais atributos (chave primária composta).
  • Esta alternativa está correta. Uma chave primária em uma tabela pode ser referenciada como chave estrangeira em outra tabela, estabelecendo um relacionamento entre as tabelas.
  • Esta alternativa está incorreta. Uma chave primária pode ser composta por dois ou mais atributos, conforme necessário para garantir a unicidade das tuplas na tabela.
  • Esta alternativa está incorreta. Para que uma chave estrangeira referencie uma chave primária, ambos os campos devem ser do mesmo tipo de dados.

I.A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo