Questões de Concurso
Sobre processos de software - desenvolvimento ágil em engenharia de software
Foram encontradas 1.458 questões
A metodologia ágil se baseia em ciclos curtos de desenvolvimento chamados de sprints, que facilitam a adaptação rápida a mudanças.
No Scrum, product owner é o responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time scrum.
(__)A metodologia Waterfall (cascata) é caracterizada por um processo sequencial, onde cada fase deve ser completamente finalizada antes do início da próxima, e não há revisões ou retornos entre as fases.
(__)Scrum utiliza sprints, que são intervalos de tempo fixos e curtos, onde a equipe de desenvolvimento trabalha para entregar incrementos do produto que possam ser apresentados ao cliente.
(__)Extreme Programming (XP) incentiva práticas como integração contínua e programação em par, promovendo entregas frequentes e um código de alta qualidade.
(__)O modelo espiral combina aspectos das metodologias Waterfall e ágil, sendo caracterizado pelo uso de prototipagem e ciclos iterativos para reduzir riscos ao longo do desenvolvimento.
(__)Em metodologias ágeis, toda a documentação do projeto é eliminada, pois o foco está exclusivamente na entrega rápida e contínua de software funcional.
A sequência correta é:
No Scrum, as sprints ocorrem de maneira linear: ao final de cada uma, é feita uma sprint review para analisar o que foi feito; em seguida, a sprint restropective analisa pontos positivos e negativos e realiza possíveis mudanças.
Em um projeto ágil, a gestão das tarefas a realizar normalmente é iniciada com um backlog limitado de produtos com requisitos de alto nível de abstração, limitando a realidade ao que é relevante a este nível mais genérico.
No Scrum, a sprint retrospective é a etapa na qual o cliente (usuário) identifica as mudanças mais úteis para melhorar a eficácia do produto; essas mudanças podem ser adicionadas ao sprint backlog da próxima sprint pelo product owner.
No Scrum, o product backlog é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto.
No Scrum, a sprint review visa inspecionar o resultado da sprint e determinar as adaptações futuras, caso necessário, e é executada após a sprint ser finalizada.