Questões de Concurso
Sobre processos de software - desenvolvimento ágil em engenharia de software
Foram encontradas 1.438 questões
No Scrum, as sprints ocorrem de maneira linear: ao final de cada uma, é feita uma sprint review para analisar o que foi feito; em seguida, a sprint restropective analisa pontos positivos e negativos e realiza possíveis mudanças.
No Scrum, a sprint retrospective é a etapa na qual o cliente (usuário) identifica as mudanças mais úteis para melhorar a eficácia do produto; essas mudanças podem ser adicionadas ao sprint backlog da próxima sprint pelo product owner.
No Scrum, o product backlog é uma lista ordenada e emergente do que é necessário para melhorar o produto.
No Scrum, a sprint review visa inspecionar o resultado da sprint e determinar as adaptações futuras, caso necessário, e é executada após a sprint ser finalizada.
I. Mais do que software em funcionamento, documentação abrangente é um dos valores propostos pelo manifesto ágil.
II. A limitação do número de tarefas em execução, conhecida como WIP (Work In Progress), favorece um ritmo sustentável para a equipe de desenvolvimento sem impedir o fluxo de trabalho.
III. O tempo transcorrido desde o momento em que uma tarefa entra em um quadro Kanban até ser finalizada é conhecido como lead time.
Está correto o que se afirma em
I. O backlog do produto é um documento preenchido antes do início do projeto e que não sofre alterações mesmo que os desejos do cliente mudem ao longo do tempo.
II. A reunião diária, daily Scrum, é um evento de curta duração que permite identificar impedimentos, melhorar as comunicações, promover rápida tomada de decisões e reduzir a necessidade de outras reuniões ao longo do dia.
III. A reunião de revisão da Sprint é um evento em que são definidas as histórias de usuário que serão trabalhadas naquela Sprint.
Está correto o que se afirma em
I. O time Scrum é um pequeno grupo de pessoas em que o dono do produto é o superior hierárquico do Scrum Master e dos desenvolvedores.
II. O Scrum Master é o responsável pela efetividade do time Scrum, permitindo que o time melhore suas práticas dentro do framework Scrum.
III. Os desenvolvedores são as pessoas comprometidas a criar qualquer aspecto de um incremento utilizável em cada Sprint.
Está correto o que se afirma em
I. Documentação abrangente mais que software em funcionamento é um dos valores propostos pelo manifesto ágil.
II. A limitação do número de tarefas em execução, conhecida como WIP (Work In Progress), favorece um ritmo sustentável para a equipe de desenvolvimento sem impedir o fluxo de trabalho.
III. O tempo transcorrido desde o momento em que uma tarefa entra em um quadro Kanban até ser finalizada é conhecido como lead time.
Está correto o que se afirma em
A engenharia de software é o ramo da ciência da computação que se preocupa com o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de software de maneira eficiente e eficaz. Esse processo envolve o uso de práticas e técnicas específicas para garantir a alta qualidade e escalabilidade dos sistemas desenvolvidos. Programação para web é uma das principais áreas de desenvolvimento de software, permitindo a criação de aplicações que são executadas em navegadores, com base em linguagens como HTML, CSS, e JavaScript. A lógica de programação e as técnicas de programação são fundamentais para a criação de algoritmos eficientes, garantindo que o código seja executado corretamente e com alta performance, seguindo princípios de modularidade, reutilização e manutenibilidade.
Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:
I. São multifuncionais, o que significa que os membros têm todas as habilidades necessárias para criar valor a cada Sprint.
II. São compostos de até quatro pessoas: um Product Owner, um Scrum Master e um ou dois Developers.
III. São autogerenciáveis, o que significa que decidem internamente quem faz o que, quando e como.
Quais estão corretas?
Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.
Para a metodologia XP, as user stories não contêm todos os detalhes sobre a funcionalidade, mas devem ser capazes de transmitir um pouco sobre a necessidade do negócio.
Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.
Em Scrum, a Definição de Pronto é específica para um item ou para um grupo de itens.
Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.
De acordo com a metodologia Scrum, o Product Owner é uma lista de itens selecionados do alto do Product Backlog para o desenvolvimento do Incremento do Produto no Sprint, adicionada de um plano de como esse trabalho será realizado.