Questões de Concurso Comentadas sobre cmmi (capability maturity model integration) em governança de ti

Foram encontradas 582 questões

Q3048964 Governança de TI
Uma empresa de software, buscando tornar-se mais competitiva, resolveu adotar um modelo referência de qualidade de software em sua rotina de trabalho. Para escolher o modelo mais adequado ao seu perfil, avaliou as características de dois modelos: o Capability Maturity Model Integration (CMMI) e o de Melhora de Processos de Software Brasileiro (MPS-BR).

Ao compararem esses dois modelos, levando em consideração seus conceitos básicos, objetivos, disciplinas, formas de representação e níveis de capacidade e maturidade, os responsáveis pela empresa constataram que
Alternativas
Q3015460 Governança de TI
Determinado nível de maturidade do CMMI pode ser usado como um guia na avaliação de área de processos específica ou da maturidade de processos na organização, e envolve um processo comum adaptado às necessidades dos projetos. Trata-se do nível
Alternativas
Q2968577 Arquitetura de Software

Considere as seguintes afirmações sobre CMM:

I- CMM se aplica a empresas de grande porte, enquanto Bootstrap se aplica a empresas de grande, médio e pequeno porte.

II- Segundo o CMM para que uma empresa seja certificada com um determinado nível de maturidade ela tem que cumprir todos os requisitos (KPA´s – Key Process Areas) daquele nível.

III- CMM tem cinco níveis: inicial, repetível, definido, gerenciado e maduro. As metas principais dos níveis repetível e definido são, respectivamente: definir e organizar o processo administrativo; definir e organizar o processo de engenharia de software.

IV- CMM e Bootstrap são modelos de qualidade de processo de software.

Levando-se em conta as quatro afirmações acima, assinale a única alternativa válida:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: VUNESP Órgão: CESP Prova: VUNESP - 2009 - CESP - Auditor - Sistemas |
Q2951517 Arquitetura de Software

Considerando o CMMI para desenvolvimento (CMMI-DEV), a área de processo Gerenciamento de Risco (RSKM) está classificada como pertencendo à categoria

Alternativas
Q2919093 Arquitetura de Software

O Capability Maturity Model Integration – CMMI, é um conjunto de técnicas e modelos de gerenciamento integrados que intenciona realizar, de forma contínua ou por estágios, melhorias nos processos de engenharia de software, sistemas e serviços. A respeito dos níveis de maturidade do CMMI, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.


I – Nível 1 - inicial

II – Nível 2 - gerenciado

III – Nível 3 - definido

IV – Nível 4 - gerenciado quantitativamente

V – Nível 5 - otimizado


( ) Processos básicos de controle e gerência estão consolidados e são seguidos. Políticas organizacionais estão documentadas e as pessoas recebem treinamento. Há a medição de performance dos processos e ações corretivas são tomadas.

( ) Nesse nível, a atenção da organização é na melhoria contínua dos processos e da qualidade, com base no entendimento das causas das variações dos resultados ou na introdução de novas tecnologias.

( ) Processos estão organizados, em vigor e muito bem detalhados e documentados. Existe proatividade, e a integração entre os processos de toda a organização é bem conhecida e administrada.

( ) Nesse estágio, todo o desenvolvimento de produtos é desordenado e sem documentação. O controle de qualidade é inexistente ou reativo. Pouco controle sobre orçamentos e prazos de projetos.

( ) A performance dos processos é medida de forma precisa e técnica. Decisões são tomadas com base em métricas confiáveis e seus efeitos podem ser medidos. A qualidade dos produtos e o resultado dos processos são previsíveis.


A sequência correta é:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista de Sistemas |
Q2913251 Arquitetura de Software

Sobre os modelos criados para a melhoria de processos de software, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.


( ) CMM (Capability Maturity Model) mede a maturidade do processo de desenvolvimento de software em uma organização com o objetivo de que elas conheçam e melhorem seus processos de desenvolvimento de software com a implantação de práticas definidas. O CMM classifica a maturidade do desenvolvimento de sistemas em quatro níveis.

( ) CMMI (Capability Maturity Model Integration) é uma evolução do CMM e constitui-se num guia para desenvolvimento e melhoria de processos na organização. Surgiu da necessidade de integrar os diversos modelos criados como, por exemplo: SW-CMM, P-CMM, SE-CMM. A representação ocorre apenas de forma contínua e estabelece cinco níveis de capacitação.

( ) PSP (Personal Software Process) possui foco na melhoria de processos do indivíduo tornando sua forma de trabalho mais disciplinada e ajudando o engenheiro/ indivíduo, a aplicar os princípios dos processos do CMM/CMMI ao seu trabalho pessoal. O PSP, assim como CMM é baseado na melhoria contínua de processos de desenvolvimento de software, sendo que o foco do CMM é a organização e o PSP está focado na melhoria do trabalho individual.

( ) TSP (Team Software Process) é baseado na melhoria de processos de uma equipe de desenvolvimento e usa a noção de time, ou seja, um grupo de pessoas que compartilham o mesmo objetivo. A abordagem do TSP é para a construção de equipes que trabalhem efetivamente e eficientemente juntas resultando em um todo maior que a soma das partes. Isto é feito através de uma série de atividades que ocorre na sessão inicial de planejamento da equipe, referenciada como TSP Launch.

( ) MPS.Br ( Melhoria do Processo do Software Brasileiro) é um modelo que foi criado por pesquisadores brasileiros visando a melhoria do desenvolvimento de software em empresas brasileiras de grande porte. Está dividido em quatro componentes: modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS), Modelo de Negócio (MN-MPS) e Modelo de Documentação (MD-MPS).


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2885917 Arquitetura de Software

O modelo CMM (Capability Maturity Model), com o objetivo de estabelecer um padrão de qualidade do software, indica que no nível 3 uma organização possui um processo de desenvolvimento

Alternativas
Ano: 2013 Banca: IADES Órgão: CAU-BR Prova: IADES - 2013 - CAU-BR - Analista de Sistemas |
Q2884643 Arquitetura de Software
O CMMI define cada área de processo em termos de metas específicas e das práticas específicas necessárias para atingir tais metas. As metas específicas estabelecem as características que devem existir se as atividades determinadas por uma área de processo tiverem de ser efetivas. Com base nessa informação, assinale a alternativa que especifica a definição das práticas específicas.
Alternativas
Q2880127 Arquitetura de Software
O CMM é definido como um modelo para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização e tem como função a identificação das práticas chave que são requeridas para aumentar a maturidade desses processos. O CMM prevê cinco níveis de maturidade, que são
Alternativas
Q2800885 Arquitetura de Software

A área de processo CMMI CAR (Causal Analysis and Resolution ou Análise e Resolução Causal) pertence ao nível de maturidade:

Alternativas
Q2800864 Arquitetura de Software

Sobre o CMMI (Capability Maturity Model Integration), considere as seguintes afirmativas.


1. É um modelo de referência voltado ao processo de desenvolvimento de software, com foco na produção de software de qualidade de forma eficiente, e não contempla a aquisição de software ou a prestação de serviços.

2. O nível de maturidade CMMI que caracteriza um processo definido, bem caracterizado e compreendido ao longo da organização é o nível 3.

3. Para receber uma certificação CMMI, uma organização deve treinar seus colaboradores, e embora CMMI não conceda certificações individuais a profissionais, pode certificar a companhia.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2787272 Governança de TI

No que dizrespeito a CMMI-DEV, analise as afirmativas a seguir.


I. Avalia a qualidade de processos de empresas prestadoras de serviços de qualquer natureza e contém práticas que cobrem Gestão de Projeto, de Processo, de Serviços e outros processos de suporte utilizados na prestação e gestão de serviços.

II. Avalia a qualidade de processos de aquisição e terceirização de bens de serviços e contém práticas que cobrem Gestão de Projeto, Gestão de Processo, Engenharia de Aquisição e outros processos de suporte utilizados na aquisição e gestão de fornecedores.

III. Avalia a qualidade dos processos de desenvolvimento de produtos e contém práticas que cobrem Gestão de Projeto, Gestão de Processo, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Hardware, Engenharia de Software e outros processos de suporte utilizados em desenvolvimento e manutenção de produtos tecnológicos.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2779474 Arquitetura de Software

O CMMI (versão 1.2) sugere que suas 22 áreas de processo sejam agrupadas em quatro categorias de afinidade. Essas categorias são:

Alternativas
Q2768807 Arquitetura de Software

As três dimensões principais sobre as quais o CMMi é construído são as seguintes:

Alternativas
Q2765466 Arquitetura de Software

As Áreas de Processo com foco no gerenciamento básico de projeto, que fazem parte do conjunto de Áreas de Processo do nível 2 do CMMI por estágios, contemplam

Alternativas
Q2760893 Governança de TI
Considere, por hipótese, que um Técnico de um tribunal está estudando o Capability Maturity Model Integration (CMMI-DEV v2.0) para aplicação no órgão. Ele estudou bastante as Áreas de Prática (Practice Areas) e verificou, corretamente, que as práticas 1. Desenvolvimento e Gerenciamento de Requisitos (Requirements Development and Management) (RDM) e 2. Solução Técnica (Technical Solution) (TS) são classificadas, respectivamente, nas Areas de Capacidade (Capabilities Areas)
Alternativas
Q2734801 Arquitetura de Software

No CMMI, tanto níveis de capacidade quanto níveis de maturidade fornecem um caminho para melhorar processos de uma organização. Realizando uma comparação entre as representações por estágio e contínua do CMMI 1.3, o nível de maturidade gerenciado se encontra em posição equivalente ao nível de capacidade:

Alternativas
Q2734797 Arquitetura de Software

O CMMI define uma área de processo como um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. No CMMI 1.3, uma área de processo que pertence à categoria gestão de projetos e está relacionada ao nível maturidade 2 é:

Alternativas
Q2724219 Arquitetura de Software

Dadas as afirmativas sobre os modelos de maturidade CMMI e MPS.BR,


I. Possuem o objetivo de avaliar continuamente a qualidade do software que está sendo desenvolvido.

II. Ambos defendem a necessidade de haver uma preocupação com a melhoria contínua do processo utilizado para o desenvolvimento de software.

III. Ambos estruturam o processo de maturidade em cinco níveis.

IV. O modelo MPS.BR foi constituído a partir da composição de práticas recomendadas por outros modelos de maturidade existentes, como, por exemplo, o CMMI.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2716404 Governança de TI

Sabe-se que qualidade é um fator crítico para a indústria de software e, por isso, modelos de referência, como o Capability Maturity Model Integration – Development (CMMI-DEV) e o Modelo de Referência para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MR-MPS-SW), baseiam-se na melhoria de processos para aumento da qualidade e produtividade. Sobre esses modelos e o que eles definem, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: B
6: C
7: b
8: D
9: E
10: A
11: A
12: C
13: A
14: C
15: E
16: C
17: E
18: A
19: C
20: B