Questões de Concurso
Sobre assembly em programação
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A resposta para o desafio lançado é:
MOV AX,B ; ADD AX,C ; MOV A,AX ;
Considerando a técnica mnemônica, qual o resultado do processamento da rotina assembly acima.
Na arquitetura 8051, as instruções usadas para retirar dados da pilha e para armazenar dados na pilha, colocando-os em registradores de uso geral, são, respectivamente,
MOV A, #049h
MOV B, #05h
MUL AB
RL A
RL A
Após o processamento dessas instruções, o valor armazenado no registrador acumulador é
Com relação a linguagens assembly, analise as afirmativas a seguir.
I. São linguagens de programação de nível relativamente baixo, que utilizam mnemônicos equivalentes a representações de código binário (ou opcode) das instruções de uma determinada arquitetura de processador.
II. Em geral, possuem instruções de acesso direto à memória RAM, permitindo leitura e escrita de dados em posições determinadas por endereçamento direto.
III. São linguagens adequadas para se trabalhar com estruturas de dados complexas, tais como as classes, próprias de programação orientada a objetos.
Está correto o que se afirma em
A figura precedente descreve um diagrama de estados de uma máquina de estados finitos, a qual representa um processo de verificação se um número é maior do que zero. A partir dessas informações, é correto afirmar que
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Um programa feito em linguagem assembly é lido por uma
ferramenta chamada assembler e traduzido para instruções
binárias (linguagem de máquina do computador). Os
assemblers permitem que sejam utilizadas, para a escrita e a
leitura de programas, representações mais amigáveis que o 0
e o 1 da linguagem binária do computador, o que facilita o
trabalho do programador.
utilize um computador hipotético que tem um registrador R (valor inicial: R=10) e 5 posições de
memória de M1 até M5 (valores iniciais: M1=030,
M2=005, M3=020, M4=015 e M5=010), com capacidade de 3 dígitos cada posição para armazenar
valores inteiros de −999 e +999, e que reconhece os seguintes tipos de instruções (cada instrução tem um endereço “n” sequencial e termina com um ponto-e-vírgula): INI; (= inicia o programa). FIM; (= termina o programa). IMP; (= imprime o conteúdo de R). LER nnn; (= carrega em R o número “nnn” digitado pelo teclado). CAR Mx; (= carrega em R o conteúdo de Mx). CAR n; (= carrega em R o número “n”). MOV Mx; (= move para Mx o conteúdo de R). SOM Mx; (= soma Mx com R, o resultado fica em R). SOM n; (= soma “n” com R, o resultado fica em R). SUB Mx; (= subtrai Mx de R, o resultado fica em R). SUB n; (= subtrai “n” de R, o resultado fica em R). MUL Mx; (= multiplica Mx por R, o resultado fica em R). DIV Mx; (= divide Mx por R, o resultado fica em R). IRP n; (= ir para a instrução de endereço “n”). SE condição instruções1 SENAO instruções2; (= se “condição” =VERDADEIRA executa “instruções1”, se =FALSA executa “instruções2”).
Dado o programa: 1.INI; 2.CAR M2; 3.CAR M4; 4.MOV M4; 5.MOV M2; 6.FIM;
Ao término da execução, os conteúdos de R, M2 e M4 são, respectivamente,
endereço da instrução instrução em código de máquina instrução em linguagem de máquina
0103 03 06 01 12 ADD AX,[0112]
Das informações na tabela precedente infere-se que o objetivo da
instrução em linguagem de máquina é
Sendo assim, a instrução para o apagamento do registrador R9 é:
Quanto mais um programador dominar uma linguagem de programação, melhor ele conseguirá se expressar no mundo da programação e mais recursos ele terá para escrever soluções para problemas computacionais via código.
(trecho retirado de: www.universidadedatecnologia.com.br, acesso em 18/06/2019)
Supondo que o texto acima tem caráter unicamente motivador, responda:
Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma linguagem de programação de alto nível: