Questões de Concurso Sobre c++ (mais mais) em programação

Foram encontradas 187 questões

Q3171130 Programação
JSON (JavaScript Object Notation - Notação de Objetos JavaScript) é uma formatação leve de troca de dados. JSON é em formato texto e completamente independente de linguagem, pois usa convenções que são familiares às linguagens C e familiares, incluindo C++, C#, Java, JavaScript, Perl, Python e muitas outras. Estas propriedades fazem com que JSON seja um formato ideal de troca de dados. Assinale a alternativa que apresenta as duas estruturas em que um JSON é constituído.
Alternativas
Q3108105 Programação
Analise as assertivas abaixo sobre Linguagens de Programação e a seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - A linguagem C, criada nos anos 70, destaca-se pela portabilidade entre máquinas e sistemas operacionais, além de permitir interação direta com o sistema operacional e o hardware, o que a torna muito eficiente para desenvolvimento de software de baixo nível.

II - Embora C++ seja uma extensão orientada a objetos do C, ele se destaca por garantir velocidade e tamanho reduzido dos programas, além de oferecer uma proteção contra todos os tipos de erros comuns em C, o que simplifica o desenvolvimento.

III - Java e C#, surgidas entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, são linguagens com foco em abstração e independência de plataforma, mas ainda podem apresentar limitações nesse aspecto devido à contínua evolução de seus ambientes de execução.
Alternativas
Q3086842 Programação

Analise o programa abaixo, o qual foi escrito na linguagem C++, e cujo objetivo é verificar se um número inteiro, informado pelo usuário, é ou não um número primo:


                                 Imagem associada para resolução da questão


Qual linha do código acima contém um ou mais erros que NÃO permitirão a execução correta do programa?

Alternativas
Q3086550 Programação

A engenharia de software é o ramo da ciência da computação que se preocupa com o desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de software de maneira eficiente e eficaz. Esse processo envolve o uso de práticas e técnicas específicas para garantir a alta qualidade e escalabilidade dos sistemas desenvolvidos. Programação para web é uma das principais áreas de desenvolvimento de software, permitindo a criação de aplicações que são executadas em navegadores, com base em linguagens como HTML, CSS, e JavaScript. A lógica de programação e as técnicas de programação são fundamentais para a criação de algoritmos eficientes, garantindo que o código seja executado corretamente e com alta performance, seguindo princípios de modularidade, reutilização e manutenibilidade.


Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima:

A programação para web é baseada em linguagens como C++ e Assembly, para otimizar a performance das aplicações executadas em navegadores.
Alternativas
Q3056099 Programação
Os compiladores da linguagem C/C++ identificam o fim de uma cadeia por meio do seguinte mecanismo:
Alternativas
Q3049571 Programação

A linguagem C é conhecida por sua eficiência e desempenho, sendo amplamente utilizada no desenvolvimento de sistemas operacionais, compiladores, jogos, aplicativos, programação de microcontroladores, etc.

    Considerando o código abaixo escrito em linguagem C no Dev C++ 5.11, quais valores serão exibidos no console ao final da execução do algoritmo no compilador? 


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: IFSP, 2024

Alternativas
Q2557690 Programação
O trecho do código abaixo, foi desenvolvimento na linguagem C++, analise esse código e marque a opção que contém o resultado correto quando ele for executado.

int main() {
   int v[20] = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19}, i;
for (i = 0; i < 10 ; i++) {
   if (v[i] % 2 == 0) {        cout << v[i] << " ";
   }
}
return 0; 
Alternativas
Q2523627 Programação
Com relação à linguagem de programação C++ e o paradigma da orientação a objeto, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma classe define o comportamento dos objetos que são instâncias da classe.
II. Em C++ é permitido criar classes derivadas, seguindo o conceito de herança de classes.
III. O polimorfismo permite que objetos de classes diferentes respondam de forma diferente à mesma função. Está correto o que se afirma em  

Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q2515457 Programação
Com relação à linguagem de programação C++ e o paradigma da orientação a objeto, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma classe define o comportamento dos objetos que são instâncias da classe.
II. Em C++ é permitido criar classes derivadas, seguindo o conceito de herança de classes.
III. O polimorfismo permite que objetos de classes diferentes respondam de forma diferente à mesma função.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2515456 Programação
Com relação às linguagens de programação C/C++, analise as afirmativas a seguir.
I. Seja x uma variável do tipo inteiro. Na declaração abaixo, o ponteiro p é inicializado com o endereço de x. int *p = &x.
II. O comando break somente pode ser utilizado em conjunto com o comando switch.
III. O comando return encerra a execução de uma função.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2514535 Programação
Relacione os módulos essenciais do Qt às suas respectivas definições ou funcionalidades.

1. Qt Core
2. Qt Quick
3. Qt QML
4. Qt D-Bus

( ) É uma linguagem de marcação declarativa e multiparadigma usada para criar interfaces de usuário de forma rápida e eficiente.
( ) Permite a troca de mensagens entre processos a nível de sistema e processos comuns dos usuários.
( ) Adiciona recursos ao C++ como comunicação contínua de objetos e árvores hierárquicas que organizam as propriedades de objetos de maneira natural com ponteiros protegidos.
( ) Disponibiliza tipos para receber os inputs dos usuários, construir componentes visuais, criar modelos de dados e instanciação atrasada de objetos.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2501781 Programação

Qual das seguintes opções não é uma linguagem de programação? 

Alternativas
Q2480602 Programação

Teoricamente, um programa escrito em C é compatível com um compilador C++.

Com relação a compatibilidade com um compilador C++, analise os itens a seguir.


I. Na realidade essa compatibilidade não é de 100% pois o C++ possui mais palavras reservadas e um código C que utilize uma destas palavras não é um programa C++ correto.

II. Em C++ uma estrutura só é válida no escopo em que foi declarada enquanto no código escrito em C o escopo de declaração é sempre global.

III. O uso de bibliotecas C em programas C++ é sempre possível pois o C++ permitir sobrecarga de nomes de funções e os compiladores empregam a mesma regra para geração dos nomes durante a compilação da função.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2480599 Programação

Assim como idiomas moldam a maneira como pensamos e nos comunicamos, as linguagens de programação são as ferramentas que permitem dar vida às nossas ideias no mundo digital, transformando lógica e criatividade em código executável.

Sobre linguagens de programação, analise os itens a seguir.


I – JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível, compilada e multi-paradigma.

II – A linguagem Java é conhecida pela sua portabilidade, o que significa que os programas escritos em Java podem ser executados em diferentes tipos de dispositivos sem necessidade de modificação.

III - A linguagem C# é semelhante em muitos aspectos ao Java e ao C++, o que facilita a transição para desenvolvedores familiarizados com essas linguagens.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2478707 Programação
Assinale a opção que corresponde à linguagem de programação padrão do Arduino.
Alternativas
Q2427370 Programação

Considere o seguinte código em C++, que usa a biblioteca Boost para criar um grafo direcionado com 4 vértices e 4 arestas:


#include <iostream>

#include <boost/graph/adjacency_list.hpp>

int main(){

typedef boost::adjacency_list<boost::vecS, boost::vecS, boost::directedS> Graph;

Graph g(4);

boost::add _edge(0, 1, g);

boost::add_edge(1,2,g);

boost::add_edge(2,3,9);

boost::add_edge(3,0,g);

std:cout << "Vértices: "<< boost.:num_vertices(g) << std::endl;

std cout << "Arestas: " << boost::num_edges(g) << std::endl;

return 0;

}


Qual é a saída esperada para esse programa?

Alternativas
Q2427369 Programação

Considere o seguinte código em C++, que define as classes Animal e Cachorro:


#include <iostream>

class Animal {

public:

virtual void emitirSom(){

std::cout << "Animal emitindo som\n";

}

};

class Cachorro: public Animal {

public:

void emitirSom() {

std: cout << "Au au!\n";

}

};

int main(){

Animal animal;

Cachorro cachorro;

animal = &cachorro;

animal->emitirSom();

return 0;

}


Qual é a saída esperada para esse programa e qual técnica de programação orientada a objetos foi usada especificamente para viabilizar essa saída?

Alternativas
Q2398417 Programação
Assinale a alternativa que apresenta linguagens que são tipicamente compiladas.
Alternativas
Q2369504 Programação

Um programador de sistemas criou a classe XYZ abaixo, utilizando a linguagem C++ 


class XYZ{

private:

 int H;

 void G();

 protected:

 float N;

 void P();

public:

 int R;

 int T();};



Ele vai construir uma outra classe que vai herdar as características da classe XYZ.

Neste caso, essa nova classe pode ter acesso aos seguintes componentes da Classe XYZ: 

Alternativas
Q2365190 Programação
#define PI 3.14159

Struct CalculoCircunf{
   private:
        int raio;
        int circunf;
        int fcalcula (){
              circunf = 2*PI*raio;
              return circunf;

        }

};

int main (){
        CalculoCircunf p;
        printf(“%d”, p.fcalcula( ) );
        return 0;
}

Com base no código precedente, escrito em C++, julgue o item a seguir.


A instrução #define PI 3.14159 faz com que toda ocorrência de PI no código seja substituída por 3.14159 antes da compilação do programa. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: C
6: B
7: D
8: E
9: E
10: E
11: C
12: D
13: B
14: C
15: E
16: D
17: E
18: A
19: D
20: C