Questões de Concurso
Sobre criptografia em segurança da informação
Foram encontradas 1.808 questões
Para compartilhar a chave secreta de forma segura com o destinatário através da rede de dados, de modo que essa chave seja exposta apenas para o destinatário, o remetente deve criptografar a chave secreta com
Considerando-se esse contexto, utilizar algoritmos de criptografia simétrica para cifrar mensagens garante
Acerca de segurança da informação e de sistemas de informação, julgue o item subsequente.
A criptografia de ponta a ponta garante que os dados transmitidos entre duas partes sejam mantidos confidenciais e não possam ser acessados por terceiros interceptores, independentemente do canal de comunicação utilizado.
I. Em sistemas de criptografia simétrica, uma única chave é usada para criptografar e descriptografar as informações.
II. Na criptografia de chave pública, a chave privada é compartilhada com todos os usuários para garantir a segurança.
III. Uma assinatura digital é gerada utilizando a chave privada do emissor e pode ser verificada com a chave pública correspondente.
IV. A certificação digital garante que uma chave pública pertence a uma pessoa ou entidade específica, sendo emitida por uma autoridade certificadora confiável.
Está correto o que se afirma apenas em
(Disponível em: https://jornalempresasenegocios.com.br/ Acesso em: janeiro de 2025. Adaptado.)
Em um caso recente, certa empresa sofreu um ataque em que um invasor interceptou comunicações entre clientes e servidores para roubar credenciais durante transações on-line. Qual medida é considerada mais eficaz para proteger os dados dos clientes e prevenir ataques como esse?
A combinação de criptografia simétrica, para cifragem eficiente de dados, e de criptografia assimétrica, para troca segura de chaves, juntamente com assinaturas digitais e funções de hash para garantir a integridade e autenticidade das informações, é uma prática comum em protocolos criptográficos.
Na criptografia assimétrica, o algoritmo RSA utiliza chave privada de tamanho fixo, limitado a 1.024 bits, e chave pública de tamanho variado (2.048 bits ou maior) em função do certificado digital.
De maneira geral, chaves de algoritmos simétricos devem seguir uma propriedade de aleatoriedade com um vetor de inicialização que é conhecido pelo destino da comunicação.