Questões de Concurso
Comentadas sobre grid - computação em grade em sistemas operacionais
Foram encontradas 39 questões
A equipe de infraestrutura de uma empresa de pesquisa científica precisa processar grandes volumes de dados para realizar simulações complexas. Qual tipo de arquitetura de computação é mais adequado para atender às suas necessidades: computação em cluster ou computação em grid?
O processamento em GRID permite que os recursos de computação distribuídos geograficamente sejam compartilhados e coordenados para a execução de tarefas complexas.
Julgue o item, relativo à computação em nuvem e à virtualização.
A arquitetura GRID oferece serviços de virtualização de
dados.
Julgue o item a seguir, a respeito de virtualização, cluster e computação em grid e em nuvem.
Para computação em grade ou grid computing, é necessário,
obrigatoriamente, utilizar os recursos disponibilizados em
nuvem na Internet.
1. BOINC, ou Berkeley Open Infrastructure for Network Computing, é um middleware que permite que computadores pessoais (PCs) sejam utilizados em um Grid de forma distribuída. 2. Na computação em Grid, o computador resultante é análogo a um supercomputador, uma vez que todas as CPUs do grid compartilham o mesmo barramento (bus) de alta velocidade. 3. Tanto na computação em Grid quanto nos Clusters, trabalha-se com um pool de memória compartilhada entre todas as CPUs do Grid ou do Cluster.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Uma estrutura de grade (grid) para a arquitetura de hipertexto de uma aplicação web é definida quando se deseja que essa aplicação seja executada em paralelo em um sistema computacional distribuído.
Clusters e Grids são utilizados para o processamento massivo de dados. Em relação a esses conceitos, julgue o item a seguir.
Uma das principais diferenças entre as duas
arquiteturas é a distância entre os nós. Um
cluster normalmente fica dentro de uma rede
local, enquanto os nós de uma grid podem
ser distribuídos em distâncias geográficas
muito maiores.
Uma das desvantagens dos clusters em relação às grids é que eles não suportam arquiteturas de processadores com mais de um núcleo.
Julgue o item seguinte, a respeito de portal corporativo, cluster e nuvem.
Cluster e GRID possuem características semelhantes, como
o multiprocessamento distribuído, mas se distinguem pelas
seguintes razões: cluster é uma coleção de máquinas
paralelas conectadas entre si que, por trabalharem juntas,
fornecem alta disponibilidade e(ou) balanceamento de carga;
o GRID, por sua vez, envolve a integração, gestão de
recursos computacionais fracamente acoplados e
geograficamente distribuídos.
O aumento da facilidade de acesso à Internet tem permitido uma grande disponibilização da informação. Para dar suporte a essa facilidade de acesso é necessária uma enorme infraestrutura de hardware e software. Considerando as características de computadores paralelos, analise as proposições a seguir:
I. Um sistema de multiprocessamento simétrico pode ser composto por milhares de computadores com processadores e sistemas operacionais heterogêneos.
II. Um sistema de processamento paralelo em massa visa resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada usando um único conjunto de núcleos de processamento localizados em um mesmo computador.
III. Um cluster de computadores é uma coleção de dois ou mais computadores usados para executar um dado problema podendo conter processadores multicore.
IV. Um grid computing provê uma plataforma na qual recursos computacionais são organizados dentro de um ou mais conjuntos lógicos, as tarefas são divididas entre diversos computadores locais ou remotos formando um “super computador virtual”.
Assinale a alternativa CORRETA:
No Linux, o aplicativo Pacemaker possibilita criar nuvens com os recursos de manipulação de arquivos, de acordo com a arquitetura GRID.
Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids),em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares,sistemas operacionais e softwares heterogêneos,e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.
Tanto a computação em nuvem quanto a computação em GRID permite que os usuários usem softwares independentes de determinado domínio, executados em ambientes customizados e não padronizados.
A computação em GRID, que acopla recursos heterogêneos distribuídos, oferece suporte à execução de aplicações paralelas que podem ser acessadas independentemente de sua posição física.