Questões de Concurso
Sobre engenharia elétrica em engenharia de telecomunicações
Foram encontradas 81 questões
Duas fontes de alimentação CC são ligadas em paralelo para alimentar uma carga resistiva de 45 Ω. As duas fontes têm a mesma tensão nominal de 120V, mas uma possui resistência interna de 4 Ω e a outra, de 12 Ω. O valor aproximado da potência, em watts, transferida para a carga é de:
Sabe-se que uma função temporal f(t), formada por um pulso retangular de amplitude A e de largura t, centrado na origem do eixo dos tempos, tem a sua transformada de Fourier, que é a função complexa F(ω), calculada assim:
onde a função: Sa (x) = sen (x) / x é conhecida como FUNÇÃO SAMPLE.
Agora, considere a função temporal g(t), mostrada no gráfico da Figura a seguir, formada por dois pulsos retangulares deslocados no tempo.
Com base nos dados do gráfico e nas informações dadas, aplicando-se as propriedades daTranformada de Fourier, obtém-se a expresão de G(ω), que é a Transformada de Fourier de g(t), expressa por:
Considerando-se as condições iniciais nulas e aplicando-se na entrada desse sistema um degrau unitário, a resposta y(t), após atingir o regime permanente, vai
Um sistema Linear, Discreto, Invariante no Tempo e causal, que tem, como entrada, o sinal x(n) e, como saída, o sinal y(n), é representado pela equação de diferenças de segunda ordem mostrada a seguir.
y(n) - 3y(n-1) + 2y(n-2) = x(n) - 3x(n-1)
Considerando-se as condições iniciais nulas e aplicando-se as propriedades da Transformada Z, a Função de
Transferência desse sistema, que relaciona
A Figura a seguir mostra a visão de uma tela de osciloscópio onde se observa uma forma de onda de tensão de um sinal periódico do tipo Dente de Serra. Os valores de amplitude e de tempo estão expostos no gráfico.
O valor eficaz é calculado pela expressão onde T é Período do sinal.
O valor eficaz, em volts, desse sinal de tensão é
Considere um sinal periódico, com período T, representado por uma série de Fourier, isto é:
com ω0= 2π / T. Se f(t) corresponde ao sinal periódico da forma
com f(t) = f(t+T), então, com relação à sua série de Fourier,
verifica-se que
Na entrada do circuito, é colocada uma fonte DC de 12V e a chave C. Em t = 0, a chave C é fechada.
Qual deverá ser a expressão matemática que representa a tensão Vo na saída do circuito, em volts, para t ≥ 0?
Para esse dipolo, o parâmetro que cresceu monotonicamente, na medida em que o comprimento elétrico foi aumentado, foi a
Julgue o item que se segue.
A comunicação elétrica é amplamente usada em redes
de computadores para transmitir dados digitalmente.
Qualquer que seja o tipo de ligação de uma carga trifásica equilibrada, há uma defasagem angular de 30o , em módulo, entre as correntes de linha e de fase que alimentam a carga. Essa defasagem deve ser considerada no cálculo do fator de potência da instalação a que a carga pertence.
Se cada fase de uma carga trifásica for representada por uma impedância idêntica e a fonte de alimentação trifásica de suprimento for equilibrada, qualquer que seja o tipo de ligação da carga (triângulo ou estrela), a potência aparente trifásica fornecida à carga pode ser calculada a partir da corrente de linha e da tensão de linha na carga.
Nem todo transformador possui relé de pressão ou respiradouro.
O ensaio a vazio é o ensaio de rotina mais comum nos transformadores. Dependendo da potência do equipamento, esse ensaio deve ser realizado em intervalo que varia de uma vez por semana a uma vez por semestre.
Um transformador de corrente (TC) é um tipo especial de transformador utilizado na proteção de sistemas elétricos, em situações em que a corrente a ser monitorada é superior à capacidade do dispositivo de proteção. Apesar disso, o TC não é adequado para uso na medição, situação em que ele é substituído pelo transformador de potencial.
Em um transformador de 380 V (conexão em delta) / 220 V (conexão em estrela), a tensão nominal secundária de fase é igual a 220 V, e a relação de espiras é igual a 19:11.
Grande parte dos transformadores monofásicos de dois enrolamentos possui o núcleo magnético constituído por material ferromagnético de alta permeabilidade magnética e com um pequeno entreferro, que tem por finalidade evitar a saturação do núcleo do transformador.
Acerca de dispositivos semicondutores, julgue o item seguinte.
Um TRIAC é um tiristor capaz de conduzir em ambos os
sentidos, sendo, portanto, utilizado em controle de fase
CA, como, por exemplo, nos controladores de tensão CA.
Em diversas aplicações práticas, é comum a substituição dos semicondutores D1, D2 e D3 por UJTs, pois estes são componentes de quatro camadas, permitindo, assim, o controle do momento do início da condução.
O semicondutor T1 é um DIAC, pois percebe-se que a corrente na fase a da fonte é alternada, indicando que, em T1, ela é bidirecional.