Questões de Concurso
Sobre ética e legislação profissional em terapia ocupacional
Foram encontradas 406 questões
(1) Resolução COFFITO nº 382 de novembro de 2010. (2) Resolução COFFITO nº 459 de dezembro de 2015. (3) Portaria COFFITO nº 666 de setembro de 2002. (4) Portaria GM/MS nº 2437 de dezembro de 2005.
( ) Dispõe sobre as competências do terapeuta ocupacional na Saúde do Trabalhador, atuando em programas de estratégias inclusivas, de prevenção, proteção e recuperação da saúde.
( ) Dispõe sobre elaboração e emissão pelo terapeuta ocupacional de atestados, pareceres e laudos periciais.
( ) Dispõe sobre a ampliação e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador — RENAST, no Sistema Único de Saúde (SUS) — e dá outras providências.
( ) Dispõe sobre assistência especializada por portadores de agravos à saúde, determinados por sua atividade profissional, acidente e/ou doença relacionadas ao trabalho.
I. Respeito às normas e cuidados apenas da bioética.
II. Cooperação com os serviços de controle de infecção hospitalar na prevenção de infecções e na manutenção da higiene de todos os ambientes de trabalho.
III. Registro sistemático da evolução do cliente/paciente e de sua conduta profissional, em prontuário e/ou registros pessoais e institucionais, segundo os critérios previstos em legislação específica.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Prescrever tratamento terapêutico ocupacional sem realização de consulta prévia diretamente com o cliente/paciente/usuário, exceto em caso de indubitável urgência.
( ) Permitir o acesso do responsável, cuidador, familiar ou representante legal, durante a avaliação e/ou tratamento/assistência, quando pertinente ao projeto terapêutico.
( ) Divulgar terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada.
Primeira coluna: documentos emitidos pelo Terapeuta Ocupacional
1.Atestado 2.Parecer 3.Laudo pericial
Segunda coluna: elaboração do documento
(__)Trata-se de documento contendo opinião/parecer técnico em resposta a uma consulta, decorrente de controvérsia submetida a alguma espécie de demanda. É um documento redigido de forma clara, objetiva, fundamentado e conclusivo.
(__)Trata-se de documento qualificado, afirmando a veracidade sobre as condições do paciente, declarando, certificando o grau de capacidade ou incapacidade funcional com vistas a apontar as competências ou incompetências (transitórias ou definitivas), habilidades ou inabilidades do cliente em acompanhamento terapêutico.
(__)Trata-se de documento contendo opinião do Terapeuta Ocupacional acompanhada de documento firmado por este sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos/científicos no âmbito de sua atuação profissional decorrente de controvérsia submetida a alguma espécie de demanda, que não trata necessariamente de um indivíduo em especial.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
I. Zelar pela confidencialidade das informações compartilhadas no setting terapêutico, assegurando o sigilo profissional, exceto em situações que envolvam risco concreto à integridade do usuário ou de terceiros, conforme preconizado pelo código de ética.
II. Atender às demandas familiares de maneira irrestrita, ainda que envolvam procedimentos não respaldados por diretrizes técnicas ou que contrariem a autonomia do sujeito, a fim de preservar o vínculo de confiança com a rede de apoio.
III. Comprometer-se com o aprimoramento técnico-científico permanente, adotando intervenções pautadas em evidências e em referências teóricos que sustentem a prática clínica com responsabilidade e eficácia.
IV. Estruturar o processo terapêutico com base em hierarquias unidirecionais, limitando a participação ativa do usuário como estratégia para reduzir resistências e evitar rupturas na adesão ao plano de tratamento.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Baseando-se no Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, sobre o que constitui os deveres fundamentais do terapeuta ocupacional, analisar a sentença.
Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça (1ª parte). Oferecer ou divulgar seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão e a leal concorrência (2ª parte).
A sentença está:
Um terapeuta ocupacional está tratando um paciente com uma condição crônica que requer intervenções contínuas e de longo prazo. Durante uma sessão, o paciente revela que está considerando tratamentos alternativos que não têm comprovação científica e que podem interferir no tratamento atual.
Com base nos deveres éticos do terapeuta ocupacional, a conduta CORRETA é:
(__)O terapeuta ocupacional deve adotar práticas que respeitem a dignidade e os direitos dos pacientes, promovendo a qualidade no atendimento.
(__)O Código de Ética permite que terapeutas ocupacionais adotem condutas baseadas exclusivamente em decisões pessoais, mesmo que contrárias às normas éticas estabelecidas.
(__)O profissional é responsável por denunciar práticas inadequadas observadas no ambiente de trabalho, caso persistam após as tentativas de resolução.
(__)A consulta à Comissão de Ética do Conselho Regional é uma etapa prevista para orientar os profissionais diante de dilemas éticos no exercício da profissão.
A sequência está correta em:
A atuação do terapeuta ocupacional deve pautar-se em princípios éticos e deontológicos da profissão, assim como em princípios biomédicos. Entre os princípios da bioética, está o princípio da 'não maleficência', que significa que as ações dos terapeutas ocupacionais:
Jéssica é terapeuta ocupacional e possui um perfil em uma rede social onde divulga seu trabalho. Desde que criou este perfil, percebe que a procura por suas consultas no ambulatório do Centro Especializado em Reabilitação no SUS (Sistema Único de Saúde) em que trabalha vem crescendo, e percebe que tem ganhado reconhecimento da população e de colegas. Hoje Jéssica recebeu uma carta de uma paciente, agradecendo por todo o trabalho da terapeuta ocupacional, com fotos de antes e depois de seu tratamento e agradecendo com palavras muito emotivas em um texto tocante. Movida pela emoção, Jéssica decide tirar uma foto da carta e postá-la em suas redes sociais. É correto afirmar, de acordo com o Código de ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, que a ação de Jéssica foi:
Tom é terapeuta ocupacional em uma Unidade Básica de Saúde, onde atende um número expressivo de pessoas em situação grave de pobreza e vulnerabilidade social. Em um de seus atendimentos, ele atende uma família com quatro crianças com deficiência que, apesar de não atenderem aos critérios para acesso a benefícios sociais, enfrentam uma série de dificuldades financeiras no cotidiano. Numa tentativa bem-intencionada de melhorar a vida dessa família e sentindo-se culpado por não poder fazer mais por eles, Tom preenche alguns formulários, em parceria com a assistente social do serviço, para tentar obter algum acesso a benefícios sociais para essa família. Considerando o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, é correto afirmar que a ação de Tom: