Questões de Concurso
Sobre história, modelos, métodos e práticas da terapia ocupacional em terapia ocupacional
Foram encontradas 1.179 questões
I. A avaliação deve considerar tanto fatores intrínsecos ao sujeito (aspectos físicos, psicológicos, sociais) quanto extrínsecos (ambiente, cultura, demandas ocupacionais).
II. A seleção de recursos terapêuticos deve priorizar protocolos universais de aplicação, independentemente das especificidades culturais, motivacionais ou contextuais do sujeito, uma vez que a padronização garante maior reprodutibilidade das intervenções.
III. O modelo de atuação deve ser coerente com os objetivos traçados para cada caso, podendo incluir o uso de instrumentos padronizados para verificar evolução.
IV. A escolha de materiais deve considerar segurança, custo, disponibilidade e significado para o usuário, favorecendo adesão ao tratamento.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Considerando-se os processos de avaliação, planejamento e intervenção em terapia ocupacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Para a terapia ocupacional, o processo avaliativo é amplo e contínuo, a partir do qual se busca coletar e interpretar as informações necessárias para o planejamento da intervenção, sendo necessário seguir uma linha de raciocínio lógica na procura de respostas e caminhos que possibilitam maior conhecimento acerca do perfil ocupacional dos sujeitos-alvo para análise de sua participação e desempenho ocupacionais.
( ) Instrumentos de avaliação que apresentam rigor em seu histórico de criação e validação junto à população alvo, de modo a resultarem em dados confiáveis sobre os constructos que pretendem avaliar, são ineficientes em suas proposições.
( ) A avaliação compreende desde as etapas iniciais até o desfecho de uma intervenção, sendo que uma das formas mais eficazes para identificação de necessidades do sujeito é a utilização de instrumentos de avaliação, que são ferramentas específicas que possibilitam maior clareza para a definição de objetivos terapêuticos, facilitando a mensuração e documentação dos resultados obtidos em terapia.
( ) No caso da utilização de instrumentos de avaliação produzidos em outros países, não se faz necessário realizar a adaptação transcultural e a validação dessa nova versão.
A adaptação é o processo mais importante e influente no contexto da terapia ocupacional. Sobre esse tema, analisar os itens.
I. A habilidade para reagir adaptativamente às mudanças circunstanciais da vida é essencial para a sobrevivência e o bem-estar da pessoa.
II. A adaptação depende da habilidade para perceber e responder ao estímulo do ambiente e aprender novas respostas quando necessário.
III. A adaptação é o uso ativo do potencial pessoal e das oportunidades de aprendizagem para alcançar objetivos pessoais e exercer influência no ambiente.
Está CORRETO o que se afirma:
Diversas abordagens têm caracterizado o panorama da terapia ocupacional psiquiátrica brasileira contemporânea, destacando-se o desenvolvimento de uma abordagem baseada em uma relação triádica – terapeuta ocupa cional, sujeito-alvo e atividades. Esse processo dinâmico envolve a interação contínua entre esses três elementos e ocorre em um contexto subjetivo-objetivo que sustenta e orienta a intervenção terapêutica.
Trata-se da abordagem da terapia ocupacional
Um terapeuta ocupacional está avaliando um paciente idoso com múltiplas comorbidades, incluindo artrite reumatoide e diabetes.
Considerando os fatores pessoais que podem influenciar o tratamento, a abordagem mais adequada envolve:
I. Utilizar métodos de intervenção baseados em análise do comportamento aplicada (ABA), focando na na promoção de habilidades sociais e comunicativas, com base em princípios de reforço positivo.
II. Escolher abordagens terapêuticas adequadas, como a Terapia de Integração Sensorial (TIS), que utiliza atividades que fornecem estímulos sensoriais controlados para promover uma melhor organização neurológica e Floortime.
III. Concentrar predominantemente no uso de técnicas de relaxamento e meditação com intervenções farmacológicas baseadas em evidências para o desenvolvimento de habilidades funcionais.
IV. Priorizar a interação social sem estruturação, pois não é necessário a previsibilidade de rotinas consistentes para a redução de comportamentos desafiadores.
V. Enfatizar atividades físicas, independente da necessidade de intervenções comportamentais ou integração sensorial e estruturação ambiental.
Está CORRETO o que se afirma em:
I. A análise de símbolos é uma ferramenta essencial para identificar os conflitos inconscientes que influenciam as escolhas ocupacionais e o significado atribuído às atividades diárias.
II. O conceito de individuação, central na psicologia junguiana, não é diretamente aplicado à terapia ocupacional, pois se restringe à dimensão intrapsíquica do indivíduo.
III. A criação de mandalas pode ser utilizada como recurso terapêutico para acessar e reorganizar os conteúdos do inconsciente, promovendo equilíbrio emocional e fortalecimento da autonomia ocupacional.
IV. A psicologia analítica junguiana considera o inconsciente coletivo irrelevante na compreensão das ocupações humanas, focando apenas o inconsciente pessoal.
Marque a opção que apresenta as afirmações CORRETAS.