Questões de Concurso
Sobre história, modelos, métodos e práticas da terapia ocupacional em terapia ocupacional
Foram encontradas 1.139 questões
I. O científico é o elemento chave para o raciocínio profissional na tomada de decisão clínica, envolvendo a ponderação de riscos e benefícios para o cliente.
II. O interativo é de natureza colaborativa, já que favorece o envolvimento do cliente no tratamento ou na avaliação e estabelece ou consolida a relação terapêutica.
III. O condicional é usado para rever o processo de terapia ocupacional a fim de atender somente às necessidades atuais do cliente.
IV. O narrativo envolve a história ocupacional do cliente e de como vivencia sua experiência diária com essa condição de saúde, em vez de focar na incapacidade em si.
V. O pragmático extrapola a unidade terapeuta-cliente-atividade e envolve um contexto mais amplo da prática clínica.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Deficiência como falta, incapacidade ou anormalidade.
2. Negação ou identificação com a deficiência.
3. Deficiência como uma alteração biológica.
4. Deficiência e incapacidade, necessidades e cuidados.
5. Aproximações do conceito de deficiência ao modelo social.
Coluna 2
( ) “Uma pessoa com uma deficiência, ela pode estar adaptada a uma função e não ter nenhuma diferença em relação ao que seria ou que a gente considera normal”.
( ) “Bom, um deficiente não é necessariamente um incapaz”.
( ) “Tem as deficiências em relação à saúde, que é o portador de uma doença e também tem as pessoas que vêm de cadeira de rodas, cegos”.
( ) “Você tem que encaminhar a pessoa para a especialidade que ela precisa”.
( ) “Deficiência é a incapacidade de realizar alguma coisa”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A criação e manutenção das mídias sociais como estratégias da Comunidade de Práticas para difusão e visibilidade da Terapia Ocupacional no SUAS se mostraram bem-sucedidas.
II. Teve como objetivo fortalecer e difundir a atuação da Terapia Ocupacional nesse contexto através do reconhecimento de estratégias metodológicas.
III. Foi a formalização da Terapia Ocupacional como profissão habilitada a compor as equipes de trabalho e gestão de serviços do SUAS que explicitou a demanda profissional por espaços como esses.
Quais estão corretas?
( ) A construção de autonomia e a promoção da convivência são centrais e dialogam diretamente com dois conceitos-chave da Terapia Ocupacional: emancipação/autonomia e participação social.
( ) O desenvolvimento da autonomia é consequência direta dos processos emancipatórios dos sujeitos e sua reflexão crítica sobre o contexto social.
( ) A participação social deve ser entendida de modo a manter separadas as dimensões individual e social.
( ) Terapeutas ocupacionais devem atuar em práticas emancipatórias que objetivem o desenvolvimento conjunto com o outro, de oportunidades de conhecimento, de produtividade e de reconhecimento, que se direcionem para processos de autonomia individual e social.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
É considerada uma aprendizagem ___________ grande parte da aprendizagem de uma tarefa motora, o que inclui a dinâmica de produção de força na tarefa e a interação de componentes ativos e passivos das articulações múltiplas envolvidas na tarefa. Essa aprendizagem é facilitada pela estruturação do ambiente para criar oportunidades a uma prática apropriada.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando o cenário descrito, assinale a alternativa que indica o tipo de raciocínio que deve ser utilizado pela terapeuta ocupacional.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Sobre esses modelos, é correto afirmar:
A categoria do componente de desempenho analisado onde verifica-se a capacidade de receber estímulos, processar informações e produzir resposta, é denominada: