Questões de Concurso Sobre história, modelos, métodos e práticas da terapia ocupacional em terapia ocupacional

Foram encontradas 1.139 questões

Q3143581 Terapia Ocupacional
Segundo Katz (2017), as intervenções da Terapia Ocupacional vislumbram melhorar a participação de pessoas com incapacidades cognitivas. Esses modelos podem ser classificados em abordagens cognitivas compensatórias e ambientais funcionais. Sobre esses modelos de intervenção em Terapia Ocupacional, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3143578 Terapia Ocupacional
A literatura destaca diferentes modalidades de raciocínio clínico utilizadas pelos terapeutas ocupacionais: científico, interativo, condicional, narrativo, pragmático e ético (Pfeifer; Sant’anna, 2020). Sobre os diferentes tipos de raciocínio clínico, analise as assertivas a seguir:

I. O científico é o elemento chave para o raciocínio profissional na tomada de decisão clínica, envolvendo a ponderação de riscos e benefícios para o cliente.
II. O interativo é de natureza colaborativa, já que favorece o envolvimento do cliente no tratamento ou na avaliação e estabelece ou consolida a relação terapêutica.
III. O condicional é usado para rever o processo de terapia ocupacional a fim de atender somente às necessidades atuais do cliente.
IV. O narrativo envolve a história ocupacional do cliente e de como vivencia sua experiência diária com essa condição de saúde, em vez de focar na incapacidade em si.
V. O pragmático extrapola a unidade terapeuta-cliente-atividade e envolve um contexto mais amplo da prática clínica.

Quais estão INCORRETAS? 
Alternativas
Q3143574 Terapia Ocupacional
Para o gerenciamento de serviços, a utilização de parâmetros e indicadores de pessoas é fundamental, pois ajuda a adequar as necessidades de capital humano às possibilidades organizacionais. Na área da saúde, profissões como Medicina e Enfermagem já têm parâmetros de dimensionamento de pessoal estabelecidos por legislações, portarias e resoluções dos seus respectivos conselhos de classe profissional. No entanto, segundo De Carlo e Kudo (2018, p. 63), há uma dificuldade em realizar o cálculo dos profissionais na Terapia Ocupacional nas instituições de saúde, pois há:
Alternativas
Q3143567 Terapia Ocupacional
Na pesquisa de Rocha et al. (2022) com profissionais dos serviços públicos de distintos níveis de atenção à saúde e de diferentes categorias profissionais, foi perguntado em entrevista aberta “O que é deficiência/incapacidade para você?”, e as respostas foram posteriormente agrupadas. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a classificação feita pelas autoras aos respectivos exemplos de depoimento coletados na pesquisa.

Coluna 1
1. Deficiência como falta, incapacidade ou anormalidade.
2. Negação ou identificação com a deficiência.
3. Deficiência como uma alteração biológica.
4. Deficiência e incapacidade, necessidades e cuidados.
5. Aproximações do conceito de deficiência ao modelo social.

Coluna 2
( ) “Uma pessoa com uma deficiência, ela pode estar adaptada a uma função e não ter nenhuma diferença em relação ao que seria ou que a gente considera normal”.
( ) “Bom, um deficiente não é necessariamente um incapaz”.
( ) “Tem as deficiências em relação à saúde, que é o portador de uma doença e também tem as pessoas que vêm de cadeira de rodas, cegos”.
( ) “Você tem que encaminhar a pessoa para a especialidade que ela precisa”.
( ) “Deficiência é a incapacidade de realizar alguma coisa”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3143562 Terapia Ocupacional
A inserção e o crescimento de terapeutas ocupacionais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) têm gerado demandas de formação profissional e divulgação no Brasil. Diante disso, foi organizada a Comunidade de Práticas em Terapia Ocupacional no SUAS. Entre as suas diversas ações, houve a criação de um blog e de uma conta no Instagram (Bardi et al., 2024). Sobre tal experiência, analise as assertivas abaixo:

I. A criação e manutenção das mídias sociais como estratégias da Comunidade de Práticas para difusão e visibilidade da Terapia Ocupacional no SUAS se mostraram bem-sucedidas.
II. Teve como objetivo fortalecer e difundir a atuação da Terapia Ocupacional nesse contexto através do reconhecimento de estratégias metodológicas.
III. Foi a formalização da Terapia Ocupacional como profissão habilitada a compor as equipes de trabalho e gestão de serviços do SUAS que explicitou a demanda profissional por espaços como esses.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3143561 Terapia Ocupacional
Para Basso (2024), há uma coerência entre os objetivos das ações terapêutico-ocupacionais com o que se espera do trabalho na assistência social junto às pessoas com deficiência. Em relação a esse trabalho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F se falsas.

( ) A construção de autonomia e a promoção da convivência são centrais e dialogam diretamente com dois conceitos-chave da Terapia Ocupacional: emancipação/autonomia e participação social.
( ) O desenvolvimento da autonomia é consequência direta dos processos emancipatórios dos sujeitos e sua reflexão crítica sobre o contexto social.
( ) A participação social deve ser entendida de modo a manter separadas as dimensões individual e social.
( ) Terapeutas ocupacionais devem atuar em práticas emancipatórias que objetivem o desenvolvimento conjunto com o outro, de oportunidades de conhecimento, de produtividade e de reconhecimento, que se direcionem para processos de autonomia individual e social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3143560 Terapia Ocupacional
Sobre a relação entre a Terapia Ocupacional e a Política de Assistência Social no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3143559 Terapia Ocupacional
Ocupação-como-fim e ocupação-como-meio são conceitos distintos que obtêm seus efeitos terapêuticos das qualidades de significado e intencionalidade (Radomski; Trombly, 2005). Sobre esses conceitos, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3143557 Terapia Ocupacional
Assinale a alternativa correta quanto aos constructos “rotinas e hábitos” em Terapia Ocupacional. 
Alternativas
Q3143556 Terapia Ocupacional
“A aprendizagem é um mecanismo terapêutico primário que fundamenta muitas – se não todas – as intervenções terapêuticas” (Flinn; Radomski, 2005 apud Trombly; Radomski, 2005). Nesse sentido, analise o trecho abaixo:

É considerada uma aprendizagem ___________ grande parte da aprendizagem de uma tarefa motora, o que inclui a dinâmica de produção de força na tarefa e a interação de componentes ativos e passivos das articulações múltiplas envolvidas na tarefa. Essa aprendizagem é facilitada pela estruturação do ambiente para criar oportunidades a uma prática apropriada.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q3143554 Terapia Ocupacional
“O terapeuta ocupacional é um agente ___________, pois sua prática tem penetração nas mais diferentes camadas da população, engendrando e transmitindo concepções e valores de seu objeto de ___________ – o homem e o ___________” (Medeiros, 2003).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3143553 Terapia Ocupacional
Sabe-se que na criação da Terapia Ocupacional a proposta de Meyer tomou corpo nos Estados Unidos na década de 1910 e foi referida como a “filosofia hegemônica” em vários campos de saúde até o início da década de 1940. Sobre essa “filosofia”, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3122983 Terapia Ocupacional
Com relação à alta em terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3122981 Terapia Ocupacional
Considere um atendimento em terapia ocupacional no âmbito da Atenção Primária à Saúde, no qual um usuário, após passar por avaliação no serviço de terapia ocupacional, indica prioridade em um objetivo terapêutico que possui o mesmo fator de importância de um objetivo estabelecido como prioridade pela terapeuta ocupacional.
Considerando o cenário descrito, assinale a alternativa que indica o tipo de raciocínio que deve ser utilizado pela terapeuta ocupacional. 
Alternativas
Q3122980 Terapia Ocupacional
Para terapeutas ocupacionais, a ocupação humana relaciona-se com a saúde na medida em que
Alternativas
Q3122979 Terapia Ocupacional
A intersetorialidade é elemento fundamental na produção de saúde. Sobre esse recurso do cuidado, quando usado por terapeutas ocupacionais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3122978 Terapia Ocupacional
Terapeutas ocupacionais compreendem o envolvimento nas ocupações cotidianas como uma forma de se alcançar a saúde.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3122977 Terapia Ocupacional
Os modelos teóricos em terapia ocupacional são referenciais teóricos que contribuem para a prática, no sentido de estabelecer um direcionamento para as ações em terapia ocupacional. São referências para a prática profissional os modelos positivista, humanista e materialista histórico.
Sobre esses modelos, é correto afirmar:
Alternativas
Q3122974 Terapia Ocupacional
Em relação à construção do processo de terapia ocupacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3122840 Terapia Ocupacional
A análise de atividades voltadas para a tarefa, proposta pela Associação Americana de Terapia Ocupacional em 1994, aborda os componentes de desempenho e o aspecto ambiental de contextos de desempenho.
A categoria do componente de desempenho analisado onde verifica-se a capacidade de receber estímulos, processar informações e produzir resposta, é denominada: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: D
6: B
7: A
8: D
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: B
16: A
17: B
18: B
19: C
20: B