Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional em oncologia em terapia ocupacional
Foram encontradas 115 questões
I Trata-se de uma condição crônica permeada por estágios de agudização, a cada estágio de piora clínica o paciente retorna ao nível funcional anteriormente vivido.
II Comunicar más notícias não é ação exclusiva do médico. Terapeutas ocupacionais se deparam com questionamentos referentes ao prognóstico frequentemente.
III O terapeuta ocupacional emprega sua habilidade na identificação de papéis e valores ocupacionais do sujeito e os adequa à vida atual do indivíduo, com o objetivo de promoção da qualidade de vida, inclusive no processo ativo de morte.
IV As escalas padronizadas para avaliação dessa clientela são: KPS – Karnofsky Performance Status; PPS – Palliative Performance Scale; EVA – Escala Visual Analógica de dor e POS – Palliative Outcome Scale.
Assinale a alternativa correta.
I. Oncologia é a especialidade responsável por tratar o câncer, e o tratamento é bem diferente de outros, pois requer uma equipe multidisciplinar, uma vez que pode desencadear o surgimento de outras doenças no paciente imunodeprimido e os diversos efeitos colaterais causados pelas medicações utilizadas.
II. A área clínica tem uma abordagem geral, direcionada para o cuidado ao paciente e execução dos tratamentos sistêmicos. Portanto, um oncologista clínico atua diretamente na execução da quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, além da aplicação de outros medicamentos.
III. No campo cirúrgico da oncologia é encarregado pelas remoções de tumores e tecidos adjacentes no momento da cirurgia. O cirurgião oncológico também é o especialista responsável por biopsias para diagnóstico do câncer.
O mais importante no acompanhamento ao paciente, quer ele possa se curar ou não, é a busca em direção à melhoria na qualidade de sua vida ou a qualidade de sua morte, num percurso compartilhado, de força e muita coragem.
OTHERO, Marília Bense; PALM, R D C M. Terapia ocupacional em oncologia. São Paulo: ROCA, 2010.
Em relação à atuação da terapia ocupacional no contexto dos cuidados paliativos, assinale a alternativa correta.
A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada, assim como uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados relacionados com a saúde.
No que tange aos conceitos abordados na CIF, assinale a alternativa correta.
Julgue o item subsequente.
A terapia ocupacional é a ciência que se ocupa do
desenvolvimento de exames diagnósticos para agravos à
saúde decorrentes de causas diversas.
I. O terapeuta ocupacional pode utilizar a MIF (Medida de Independência Funcional) e a COPM (Medida Canadense de Desempenho Ocupacional) para avaliar as habilidades do paciente para realizar as atividades básicas de vida diária e a autopercepção de seu desempenho. II. Na abordagem do profissional, o índice de dor apresentado pelo paciente e a orientação à família/cuidador são fundamentais para facilitar e/ou potencializar o engajamento em suas ocupações significativas. III. O profissional pode utilizar técnicas de conservação de energia, adaptar o ambiente, prescrever dispositivos/produtos assistivos e promover a orientação para o autocuidado.
Estão CORRETOS:
Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.
Na assistência prestada em cuidados paliativos oncológicos
pediátricos, o brincar constitui um recurso terapêutico capaz
de contribuir para que a criança elabore e enfrente o
momento específico em que vive.
Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.
O objetivo geral do terapeuta ocupacional é minimizar o
impacto do adoecimento e da hospitalização no cotidiano do
paciente, por meio da ampliação e melhoria do desempenho
ocupacional e da qualidade de vida, ainda que o paciente
esteja em condições de fragilidade.
Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.
Para promover o alívio da dor, o terapeuta ocupacional pode
fazer uso de recursos terapêuticos, como técnicas de
massagens e relaxamentos, prescrição de talas, confecção de
órteses e adaptações, bem como orientações e treinamentos
para a conservação de energia e de proteção articular.