Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional em oncologia em terapia ocupacional

Foram encontradas 115 questões

Q3056340 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que apresenta uma função da Terapia Ocupacional nos cuidados paliativos oncológicos.
Alternativas
Q2505417 Terapia Ocupacional
A respeito do paciente oncológico, julgue os itens a seguir.

I     Trata-se de uma condição crônica permeada por estágios de agudização, a cada estágio de piora clínica o paciente retorna ao nível funcional anteriormente vivido.
II     Comunicar más notícias não é ação exclusiva do médico. Terapeutas ocupacionais se deparam com questionamentos referentes ao prognóstico frequentemente.
III     O terapeuta ocupacional emprega sua habilidade na identificação de papéis e valores ocupacionais do sujeito e os adequa à vida atual do indivíduo, com o objetivo de promoção da qualidade de vida, inclusive no processo ativo de morte.
IV     As escalas padronizadas para avaliação dessa clientela são: KPS – Karnofsky Performance Status; PPS – Palliative Performance Scale; EVA – Escala Visual Analógica de dor e POS – Palliative Outcome Scale.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500497 Terapia Ocupacional
O câncer caracteriza-se pelo crescimento e pela disseminação descontrolada de células anormais, tanto por fatores externos quanto internos. De acordo com o tema, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Terapeuta Ocupacional |
Q2483084 Terapia Ocupacional
As opções a seguir apresentam aspectos anatômicos que devem ser considerados pelo Terapeuta Ocupacional na confecção de uma órtese sob medida, a exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2453698 Terapia Ocupacional
Analise as assertivas:


I. Oncologia é a especialidade responsável por tratar o câncer, e o tratamento é bem diferente de outros, pois requer uma equipe multidisciplinar, uma vez que pode desencadear o surgimento de outras doenças no paciente imunodeprimido e os diversos efeitos colaterais causados pelas medicações utilizadas.


II. A área clínica tem uma abordagem geral, direcionada para o cuidado ao paciente e execução dos tratamentos sistêmicos. Portanto, um oncologista clínico atua diretamente na execução da quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, além da aplicação de outros medicamentos.


III. No campo cirúrgico da oncologia é encarregado pelas remoções de tumores e tecidos adjacentes no momento da cirurgia. O cirurgião oncológico também é o especialista responsável por biopsias para diagnóstico do câncer.
Alternativas
Q2404166 Terapia Ocupacional

O mais importante no acompanhamento ao paciente, quer ele possa se curar ou não, é a busca em direção à melhoria na qualidade de sua vida ou a qualidade de sua morte, num percurso compartilhado, de força e muita coragem.


OTHERO, Marília Bense; PALM, R D C M. Terapia ocupacional em oncologia. São Paulo: ROCA, 2010.


Em relação à atuação da terapia ocupacional no contexto dos cuidados paliativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2404132 Terapia Ocupacional

A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada, assim como uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados relacionados com a saúde.


No que tange aos conceitos abordados na CIF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2386084 Terapia Ocupacional
Em relação ao atendimento de pacientes para tratamento oncológico, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2368691 Terapia Ocupacional
Malcher, et al. (2023) afirmam que, com o aumento da longevidade, o indivíduo pode carregar como ônus a vulnerabilidade às doenças, tornando-se, assim, um fato por vezes preocupante e, ainda, relatam que o processo de envelhecimento gera diminuição do estado funcional do indivíduo, potencializando a possibilidade do surgimento de toxicidades relacionadas ao tratamento de um câncer. De acordo o manual HOPE (College Of Occupational Therapists), na intervenção terapêutica ocupacional em oncologia, o profissional, ao realizar o tratamento da fadiga, irá
Alternativas
Q2366390 Terapia Ocupacional
Na terapia ocupacional em oncologia, qual é o papel do terapeuta ocupacional?  
Alternativas
Q2188231 Terapia Ocupacional
Pacientes oncológicos se deparam, durante o período de tratamento, com diversas barreiras, limitações e possíveis perdas. A intervenção terapêutica visa fortalecer esses sujeitos por meio do encorajamento, pela capacidade de superação e pelo enfrentamento de obstáculos. O conceito que se equipara com tal habilidade do sujeito denomina-se
Alternativas
Q2162918 Terapia Ocupacional

Julgue o item subsequente.


A terapia ocupacional é a ciência que se ocupa do desenvolvimento de exames diagnósticos para agravos à saúde decorrentes de causas diversas. 

Alternativas
Q2066047 Terapia Ocupacional
Em relação ao suporte para o alívio da Dor em pacientes oncológicos, o T.O poderá atuar de todas as formas abaixo citadas, EXCETO:
Alternativas
Q2023494 Terapia Ocupacional
Terapeutas ocupacionais atuam em equipes especializadas para pacientes com câncer, incluindo o cuidado paliativo. No caso do paciente adulto:
I. O terapeuta ocupacional pode utilizar a MIF (Medida de Independência Funcional) e a COPM (Medida Canadense de Desempenho Ocupacional) para avaliar as habilidades do paciente para realizar as atividades básicas de vida diária e a autopercepção de seu desempenho. II. Na abordagem do profissional, o índice de dor apresentado pelo paciente e a orientação à família/cuidador são fundamentais para facilitar e/ou potencializar o engajamento em suas ocupações significativas. III. O profissional pode utilizar técnicas de conservação de energia, adaptar o ambiente, prescrever dispositivos/produtos assistivos e promover a orientação para o autocuidado.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1885457 Terapia Ocupacional
Com relação aos objetivos do atendimento em Terapia Ocupacional em Oncologia, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q1793093 Terapia Ocupacional
A hospitalização de adolescentes para tratamento oncológico pode causar alterações e atrasos no desenvolvimento devido à ruptura do cotidiano, imposição de uma nova rotina, afastamento da escola, separação dos pais, amigos e familiares, e privação do lazer. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo. I. Terapeutas Ocupacionais auxiliam no enfrentamento da hospitalização e na humanização do ambiente hospitalar, partindo unicamente das demandas de ordem médica. II. Estimular habilidades de desempenho, tais como práxico-motoras, percepto sensoriais, cognitivas e de regulação emocional, figura entre os objetivos das intervenções de Terapeutas Ocupacionais nesse contexto. III. Terapeutas Ocupacionais devem considerar a repercussão do diagnóstico e do tratamento nos sentimentos, pensamentos e objetivos de vida do adolescente. Quando não há chance de cura, esse profissional deve realizar sua intervenção visando unicamente das demandas de ordem médica. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1724280 Terapia Ocupacional
A doença oncológica em fase terminal é caracterizada por vários sintomas que provocam um grande sofrimento nas pessoas. Os principais são: dor, estomatite, anorexia, disfagia, úlceras peptídicas, dispnéia, anemia, sistema sensorial alterado, diplopia, convulsões, entre outros. Para além disto, os doentes oncológicos que se encontram em situação paliativa, apresentam um nível de sofrimento considerável (Capela & Apóstolo, 2012). O terapeuta ocupacional é, então, o profissional de saúde que vai ajudar a restaurar a interação entre o indivíduo e o seu contexto, tendo em conta o seu estado de saúde, tendo sempre como finalidade primordial o restauro da sua independência e autonomia 19 na realização das suas atividades diárias (Söderback, 2009). Assim, e de acordo com o mesmo autor, o terapeuta ocupacional possui os seguintes papéis: BOTELHO, Flávia Tatiana Pinto. A Terapia Ocupacional nos Cuidados Paliativos Oncológicos-Revisão Integrativa da Literatura. 2019. I. Terapêutico: o terapeuta ocupacional tem a responsabilidade de cooperar e de ajudar os seus utentes de modo a que estes alcancem as metas estabelecidas, sendo que estas envolvem a recuperação da realização das principais atividades da sua vida diária; POR MEIO II. Uma equipa multidisciplinar: tendo em conta os seus saberes científicos e a sua prática profissional, o terapeuta ocupacional tem o dever de trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde de forma a que sejam atingidos os objetivos estabelecidos; NO ENTANTO, III. Consultor: o terapeuta ocupacional não deve trabalhar com a família e outras pessoas significativas do utente, de modo a que estes não interfiram no prognóstico do paciente.
Alternativas
Q1683326 Terapia Ocupacional

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


Na assistência prestada em cuidados paliativos oncológicos pediátricos, o brincar constitui um recurso terapêutico capaz de contribuir para que a criança elabore e enfrente o momento específico em que vive.

Alternativas
Q1683325 Terapia Ocupacional

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


O objetivo geral do terapeuta ocupacional é minimizar o impacto do adoecimento e da hospitalização no cotidiano do paciente, por meio da ampliação e melhoria do desempenho ocupacional e da qualidade de vida, ainda que o paciente esteja em condições de fragilidade.

Alternativas
Q1683324 Terapia Ocupacional

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


Para promover o alívio da dor, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de recursos terapêuticos, como técnicas de massagens e relaxamentos, prescrição de talas, confecção de órteses e adaptações, bem como orientações e treinamentos para a conservação de energia e de proteção articular.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: E
6: C
7: E
8: E
9: B
10: D
11: E
12: E
13: A
14: D
15: C
16: D
17: A
18: C
19: C
20: C