Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional nos contextos hospitalares e reabilitação física em terapia ocupacional

Foram encontradas 525 questões

Q3109042 Terapia Ocupacional
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação do terapeuta ocupacional em Centros Especializados em Reabilitação (CER), qual das seguintes ações está alinhada ao cuidado integral e à promoção de autonomia para pessoas com deficiência? 
Alternativas
Q3107168 Terapia Ocupacional
A clínica em terapia ocupacional é um campo essencial da saúde que se concentra em ajudar indivíduos a realizar suas atividades diárias de maneira eficiente e satisfatória. Esta área da terapia ocupacional visa promover a saúde e o bem-estar, facilitando a independência e a funcionalidade em várias esferas da vida, seja no lar, no trabalho, na escola ou na comunidade. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A Medida de Independência Funcional (MIF) avalia a percepção do paciente ou cuidador sobre o nível de independência na realização das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) e possui 18 itens, sendo 13 relacionados às atividades e funções do corpo, mobilidade e locomoção, e 5 relacionados à comunicação e conhecimento social.
(__)Os pacientes das enfermarias de clínica geral só são acompanhados pelos profissionais da Terapia Ocupacional se estiverem nos leitos integrais.
(__)A avaliação dos pacientes pelas equipes de Terapia Ocupacional nas enfermarias de clínica geral inclui a utilização de escalas padronizadas como a Escala de Sintomas de Edmonton (ESAS), a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, a Escala de Performance Paliativa (PPS) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM).

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Alternativas
Q3090771 Terapia Ocupacional
Tendo surgido no contexto hospitalar, a Terapia Ocupacional, sendo uma especialidade relativamente recente, apresenta práticas diversificadas, as quais tem construído sua identidade nesse contexto. Acerca dessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q3075814 Terapia Ocupacional
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Terapia Ocupacional teve um papel significativo na reabilitação de soldados feridos. Assinale a afirmação abaixo que reflete corretamente uma consequência desse período histórico para a profissão.
Alternativas
Q3070799 Terapia Ocupacional
Em hospitais psiquiátricos, a atuação do terapeuta ocupacional é essencial para a reabilitação e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o papel do terapeuta ocupacional nesse contexto.
Alternativas
Q3070575 Terapia Ocupacional
Sobre a avaliação de Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3070573 Terapia Ocupacional
“O imaginário social atual sobre o hospital e sobre o corpo doente está permeado de conceitos constituídos historicamente. O hospital é um local que deve ser purificado, o doente, isolado, sem contato com outros aspectos da vida que não tem a ver com a doença” (Rocha e de Mello, 2004). O corpo como objeto da intervenção no hospital contemporâneo pertence às patologias e às atividades médicas e também visa ao lucro no que diz respeito à administração. Segundo os autores, a patologia é um(a): 
Alternativas
Q3067304 Terapia Ocupacional
Instrumentos padronizados e confiáveis são indispensáveis para se obter uma avaliação e posteriormente alcançar condutas adequadas de tratamento. A amplitude de movimento articular (ADM) é um parâmetro importante para reabilitação e pode ser mensurado por diferentes instrumentos como é o caso do uso do:
Alternativas
Q3063780 Terapia Ocupacional
A Resolução Nº 429, de 08 de julho de 2013, reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contextos Hospitalares e dá outras providências. O Art. 4º versa sobre a formação profissional dessa especialidade, enquadrada na área requerida “Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares”, e apresenta três áreas de atuação (COFFITO, 2013): 
Alternativas
Q3056328 Terapia Ocupacional
As opções a seguir apresentam diretrizes para funcionamento de brinquedotecas hospitalares, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3056327 Terapia Ocupacional
Analise as alternativas a seguir que tratam do dimensionamento das brinquedotecas hospitalares de acordo com a legislação que rege o tema.

I. Hospitais que não possuem condições de criar ambientes específicos para brinquedoteca podem compartilhar o espaço com o refeitório para esse fim.
II. As crianças impossibilitadas de sair do leito não devem ter acesso a atividade de brincar.
III. Devem ser previstos lugares para guarda e higienização dos brinquedos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3056324 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que apresenta corretamente os critérios utilizados para identificar pacientes elegíveis para uso de Comunicação Alternativa e Aumentativa na UTI.
Alternativas
Q3056320 Terapia Ocupacional
Com relação às ações dos terapeutas ocupacionais na UTI, assinale o benefício que não é associado às intervenções desses profissionais.
Alternativas
Q3056319 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que indica uma das práticas mais recorrentes do terapeuta ocupacional na UTI.
Alternativas
Q3043725 Terapia Ocupacional
No contexto da produção do cuidado em saúde e o lugar do hospital, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3027654 Terapia Ocupacional
Com relação à reabilitação funcional de pessoas com lesão medular, assinale a afirmação CORRETA.
Alternativas
Q3024734 Terapia Ocupacional
“O conceito de reabilitação no acidente vascular encefálico (AVE) atualmente é baseado em evidências da neuroplasticidade... A escassez de informações na literatura e, principalmente, de métodos que avaliem especificamente a neuroplasticidade não condiz com a sua importância funcional.”

(Fellipo, et al. 2015.)

Com base na plasticidade neuronal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3013543 Terapia Ocupacional
Mulher, 35 anos de idade, solteira, vivia sozinha com os pais. Sua mãe, com quem tinha um vínculo forte, faleceu vítima da covid-19. Depois desse episódio, ela começou a apresentar sintomas de depressão, ansiedade e desesperança. Após consulta médica, foi encaminhada ao centro de atenção psicossocial, tendo como profissional de referência o terapeuta ocupacional.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o item seguinte. 

Pacientes com covid-19 em internações prolongadas não apresentam sequelas emocionais, mas fadiga devido ao acometimento pulmonar.
Alternativas
Q3013537 Terapia Ocupacional
Mulher, de 71 anos de idade, viúva, que tem quatro filhos e mora sozinha, é portadora de doença crônica e contraiu o vírus da covid-19, razão por que precisou ser internada, já que apresentava pouca saturação de oxigênio.
A partir desse caso hipotético, julgue o item subsecutivo, a respeito dos objetivos terapêuticos a serem trabalhados com a paciente com covid-19 no processo de internação hospitalar.

Para prevenir a dessaturação de oxigênio e reduzir a dispneia e a fadiga na realização das atividades, recomenda-se promover a participação e o desempenho ocupacional da paciente de forma segura.
Alternativas
Q3013536 Terapia Ocupacional
Mulher, de 71 anos de idade, viúva, que tem quatro filhos e mora sozinha, é portadora de doença crônica e contraiu o vírus da covid-19, razão por que precisou ser internada, já que apresentava pouca saturação de oxigênio.
A partir desse caso hipotético, julgue o item subsecutivo, a respeito dos objetivos terapêuticos a serem trabalhados com a paciente com covid-19 no processo de internação hospitalar.

Durante o período de intubação, é correto realizar o manejo da dispneia utilizando-se estratégias como técnicas de comunicação alternativa. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: D
5: C
6: C
7: D
8: D
9: C
10: B
11: E
12: A
13: A
14: C
15: D
16: C
17: D
18: E
19: C
20: E