Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional nos contextos hospitalares e reabilitação física em terapia ocupacional
Foram encontradas 653 questões
I. O tratamento terapêutico ocupacional é iniciado com a restauração do controle do tronco, concomitantemente à reeducação motora do membro superior, uma vez que a estabilidade proximal necessária para a realização de movimentos distais pode estar afetada em pacientes hemiplégicos.
II. A redução do controle do tronco pode acarretar aumento do risco de quedas, redução da habilidade de interação com o ambiente, disfunção visual e disfagia secundárias ao posicionamento inadequado da cabeça e do pescoço e redução da independência no desempenho ocupacional.
III. Inicialmente, é enfatizada a obtenção do alinhamento postural de maneira ativa, com a utilização de pistas visuais e verbais, seguido pela realização de programa de exercícios para manutenção da amplitude de movimento e flexibilidade do tronco.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Respeito às normas e cuidados apenas da bioética.
II. Cooperação com os serviços de controle de infecção hospitalar na prevenção de infecções e na manutenção da higiene de todos os ambientes de trabalho.
III. Registro sistemático da evolução do cliente/paciente e de sua conduta profissional, em prontuário e/ou registros pessoais e institucionais, segundo os critérios previstos em legislação específica.
Está CORRETO o que se afirma:
Primeira coluna: definições
1.Deficiência 2.Incapacidade 3.Impedimento ou desvantagem
Segunda coluna: descrição das definições
(__)Situação de um determinado indivíduo, em consequência de uma deficiência ou de uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de uma atividade que é normal em seu caso (em função da idade, sexo, fatores sociais e culturais). Indica alterações na relação do indivíduo em relação ao seu meio sociocultural, econômico e relacional.
(__)Perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Indica alteração de nível orgânico.
(__)Redução ou falta (devido a uma deficiência) da capacidade para exercer uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano. Indica alterações no desempenho e funcionalidade do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I. O terapeuta ocupacional pode articular recursos da rede pública (CRAS, CAPS, UBS) para acompanhar o usuário em suas necessidades cotidianas.
II. O planejamento da alta deve considerar fatores socioeconômicos, estilo de vida e suporte familiar, visando manter os ganhos obtidos durante a internação.
III. A integralidade consiste em reestruturar o paciente unicamente para atividades simples, descartando a abordagem de atividades complexas ou sociais.
IV. Há relevância em envolver equipes multiprofissionais na transferência de cuidados, compartilhando relatórios que informem a evolução ocupacional.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
Qual das alternativas abaixo NÃO possui relação com a marcha muscular?
O terapeuta ocupacional especializado em contextos hospitalares atua em três áreas distintas. Em uma delas, pode realizar visitas domiciliares, assistência domiciliar, internação domiciliar e integrar a rede de suporte assistencial em saúde, quando realizado por equipe hospitalar.
Trata-se da seguinte área de atuação:
Augusta, 42 anos, sofreu um acidente de trânsito há seis meses, o que resultou em uma lesão medular, afetando a sua mobilidade e causando limitações nas suas atividades diárias. Ela é atendida por um terapeuta ocupacional que, ao aplicar a CIF, observa as condições de saúde, os fatores ambientais e pessoais que influenciam a sua funcionalidade.
Considerando esse contexto, para avaliar a funcionalidade de Augusta e auxiliar na elaboração de um plano terapêutico, a CIF:
Uma paciente com sequelas motoras após um acidente vascular cerebral apresenta dificuldades em retomar suas atividades de vida diária. Durante a avaliação, o terapeuta ocupacional identifica que, além das limitações físicas, a paciente demonstra insegurança para realizar tarefas que antes eram simples. O terapeuta, então, decide planejar uma intervenção que contemple tanto os aspectos funcionais quanto emocionais.
Com base no raciocínio clínico necessário para essa situação, a melhor decisão terapêutica, é: