Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional nos contextos hospitalares e reabilitação física em terapia ocupacional

Foram encontradas 538 questões

Q3165260 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional desempenha um papel fundamental no tratamento de disfunções físicas, promovendo a recuperação funcional e a independência dos indivíduos por meio de intervenções personalizadas. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I.O terapeuta ocupacional utiliza exclusivamente exercícios físicos para tratar disfunções físicas, desconsiderando aspectos cognitivos e sociais no planejamento das intervenções.
II.A atuação da Terapia Ocupacional no tratamento de disfunções físicas é limitada a pacientes que necessitam de reabilitação motora, sem considerar casos relacionados a alterações sensoriais.
III.A Terapia Ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo e funcional, desenvolvendo intervenções que consideram as necessidades e potencialidades individuais para promover qualidade de vida.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3165252 Terapia Ocupacional
O planejamento em Terapia Ocupacional é um processo fundamental para a elaboração de intervenções eficazes que promovam a autonomia e a participação dos indivíduos em suas atividades diárias. Considerando as etapas e objetivos desse planejamento, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3163648 Terapia Ocupacional
No atendimento a pessoas com deficiência física, o terapeuta ocupacional deve orientar sobre estratégias de reabilitação. Sobre essas diretrizes, marque a alternativa correta:  
Alternativas
Q3163646 Terapia Ocupacional
No contexto hospitalar, o terapeuta ocupacional contribui para a produção do cuidado em saúde. Sobre o papel do terapeuta ocupacional em hospitais, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3163640 Terapia Ocupacional
Durante a reabilitação de pacientes com lesão medular, o modelo de ocupação humana é utilizado. Sobre esse modelo, marque a alternativa correta:  
Alternativas
Q3162005 Terapia Ocupacional
Qual das alternativas abaixo apresenta uma atividade que não é considerada uma intervenção da Terapia Ocupacional?
Alternativas
Q3156592 Terapia Ocupacional
Durante intervenção com paciente em pósoperatório de transplante hepático na enfermaria especializada, segundo o Modelo OTIPM (Occupational Therapy Intervention Process Model), a presença de fadiga central associada à disfunção executiva leve indica priorização da abordagem:
Alternativas
Q3156591 Terapia Ocupacional
Na avaliação do impacto da hospitalização prolongada em UTI através do Occupational Gaps Questionnaire modificado para ambiente crítico, o domínio que apresenta maior valor preditivo para desenvolvimento de PICS (Síndrome Pós-Terapia Intensiva) é:
Alternativas
Q3143580 Terapia Ocupacional
A especialidade de Terapia Ocupacional em “contextos hospitalares” foi reconhecida e disciplinada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) por meio da Resolução nº 429/2013, que define três áreas de atuação e competências: atenção intra-hospitalar, atenção extra-hospitalar oferecida pelo hospital e atenção em cuidados paliativos (De Carlo; Kudo, 2018). Sobre a atenção extra-hospitalar oferecida pelo hospital, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143577 Terapia Ocupacional
A inserção do terapeuta ocupacional nos diferentes serviços e equipes hospitalares pode ocorrer por meio da interconsulta e/ou ligação, dependendo dos critérios institucionais de criação, administração e funcionamento dos serviços e das necessidades prementes por parte da clientela, para a intervenção (De Carlo; Kudo, 2018). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A ligação constitui-se na presença e vinculação do profissional com uma equipe específica junto a qual ele atua.
( ) A ligação caracteriza-se pela eventual consultoria prestada a outros profissionais e/ou a terapeutas ocupacionais que realizam seu trabalho vinculados (em ligação) a serviços ou unidades hospitalares.
( ) A interconsulta hospitalar consiste na presença episódica do profissional quando solicitado junto a um serviço, unidade ou clínica do hospital.
( ) A interconsulta prevê procedimento de intervenção junto à equipe ou serviços para orientações (preventivas ou de acompanhamento).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3143569 Terapia Ocupacional
Sobre cuidados paliativos, Terapia Ocupacional e reabilitação, analise as assertivas abaixo:

I. A ênfase no “fazer” em vez de “ser atendido” ajuda os pacientes a viver e a morrer com dignidade.
II. A reabilitação é uma parte integral dos cuidados paliativos, buscando a realização do potencial máximo de autonomia e independência dos pacientes.
III. Com o aumento de publicações nos últimos anos, há mais evidências na literatura sobre a especificidade clínica da atuação do terapeuta ocupacional no modelo que inter-relaciona cuidados paliativos e reabilitação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3143568 Terapia Ocupacional
Diversos autores têm trabalhado a relação entre cuidados paliativos e reabilitação, destacando estratégias da reabilitação que focam no(a), EXCETO:
Alternativas
Q3143564 Terapia Ocupacional
Sobre o contexto hospitalar e a Residência Multidisciplinar em Saúde (RMS), analise as assertivas abaixo:

I. Embora o hospital seja um ponto essencial da Rede de Atenção à Saúde (RAS), os profissionais que constituem as equipes hospitalares têm sua formação orientada por um modelo fragmentado de atenção em que cada profissional realiza seu trabalho sem integração com as demais áreas envolvidas.
II. Profissionais que participam de uma prática colaborativa em saúde necessitam de modelos de governança claros e objetivos e de protocolos de atendimento que favoreçam o alcance dos objetivos propostos.
III. Residências multiprofissionais têm contribuído para o desenvolvimento de práticas colaborativas em saúde.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3109042 Terapia Ocupacional
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação do terapeuta ocupacional em Centros Especializados em Reabilitação (CER), qual das seguintes ações está alinhada ao cuidado integral e à promoção de autonomia para pessoas com deficiência? 
Alternativas
Q3107168 Terapia Ocupacional
A clínica em terapia ocupacional é um campo essencial da saúde que se concentra em ajudar indivíduos a realizar suas atividades diárias de maneira eficiente e satisfatória. Esta área da terapia ocupacional visa promover a saúde e o bem-estar, facilitando a independência e a funcionalidade em várias esferas da vida, seja no lar, no trabalho, na escola ou na comunidade. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A Medida de Independência Funcional (MIF) avalia a percepção do paciente ou cuidador sobre o nível de independência na realização das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) e possui 18 itens, sendo 13 relacionados às atividades e funções do corpo, mobilidade e locomoção, e 5 relacionados à comunicação e conhecimento social.
(__)Os pacientes das enfermarias de clínica geral só são acompanhados pelos profissionais da Terapia Ocupacional se estiverem nos leitos integrais.
(__)A avaliação dos pacientes pelas equipes de Terapia Ocupacional nas enfermarias de clínica geral inclui a utilização de escalas padronizadas como a Escala de Sintomas de Edmonton (ESAS), a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, a Escala de Performance Paliativa (PPS) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM).

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Alternativas
Q3090771 Terapia Ocupacional
Tendo surgido no contexto hospitalar, a Terapia Ocupacional, sendo uma especialidade relativamente recente, apresenta práticas diversificadas, as quais tem construído sua identidade nesse contexto. Acerca dessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q3075814 Terapia Ocupacional
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Terapia Ocupacional teve um papel significativo na reabilitação de soldados feridos. Assinale a afirmação abaixo que reflete corretamente uma consequência desse período histórico para a profissão.
Alternativas
Q3070799 Terapia Ocupacional
Em hospitais psiquiátricos, a atuação do terapeuta ocupacional é essencial para a reabilitação e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o papel do terapeuta ocupacional nesse contexto.
Alternativas
Q3070575 Terapia Ocupacional
Sobre a avaliação de Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3070573 Terapia Ocupacional
“O imaginário social atual sobre o hospital e sobre o corpo doente está permeado de conceitos constituídos historicamente. O hospital é um local que deve ser purificado, o doente, isolado, sem contato com outros aspectos da vida que não tem a ver com a doença” (Rocha e de Mello, 2004). O corpo como objeto da intervenção no hospital contemporâneo pertence às patologias e às atividades médicas e também visa ao lucro no que diz respeito à administração. Segundo os autores, a patologia é um(a): 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: D
6: D
7: C
8: B
9: D
10: D
11: B
12: B
13: D
14: A
15: C
16: E
17: D
18: C
19: C
20: D