Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional nos contextos hospitalares e reabilitação física em terapia ocupacional

Foram encontradas 653 questões

Q3325974 Terapia Ocupacional
Sobre o tratamento da terapia ocupacional no tratamento da disfunção física em paciente com acidente vascular encefálico (AVE), analisar os itens.

I. O tratamento terapêutico ocupacional é iniciado com a restauração do controle do tronco, concomitantemente à reeducação motora do membro superior, uma vez que a estabilidade proximal necessária para a realização de movimentos distais pode estar afetada em pacientes hemiplégicos.
II. A redução do controle do tronco pode acarretar aumento do risco de quedas, redução da habilidade de interação com o ambiente, disfunção visual e disfagia secundárias ao posicionamento inadequado da cabeça e do pescoço e redução da independência no desempenho ocupacional.
III. Inicialmente, é enfatizada a obtenção do alinhamento postural de maneira ativa, com a utilização de pistas visuais e verbais, seguido pela realização de programa de exercícios para manutenção da amplitude de movimento e flexibilidade do tronco.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3325972 Terapia Ocupacional
Considerando-se as diversas modalidades prestadas pelo Terapeuta Ocupacional, é de sua responsabilidade, além da consulta e assistência propriamente dita, o(a):

I. Respeito às normas e cuidados apenas da bioética.
II. Cooperação com os serviços de controle de infecção hospitalar na prevenção de infecções e na manutenção da higiene de todos os ambientes de trabalho.
III. Registro sistemático da evolução do cliente/paciente e de sua conduta profissional, em prontuário e/ou registros pessoais e institucionais, segundo os critérios previstos em legislação específica.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3324734 Terapia Ocupacional
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os conceitos fundamentais sobre deficiência onde o Secretariado Nacional de Reabilitação (1989), com base na Organização Mundial da Saúde, apresenta as seguintes definições:

Primeira coluna: definições
1.Deficiência 2.Incapacidade 3.Impedimento ou desvantagem

Segunda coluna: descrição das definições

(__)Situação de um determinado indivíduo, em consequência de uma deficiência ou de uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de uma atividade que é normal em seu caso (em função da idade, sexo, fatores sociais e culturais). Indica alterações na relação do indivíduo em relação ao seu meio sociocultural, econômico e relacional.

(__)Perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. Indica alteração de nível orgânico.

(__)Redução ou falta (devido a uma deficiência) da capacidade para exercer uma atividade na forma ou na medida que se considera normal a um ser humano. Indica alterações no desempenho e funcionalidade do indivíduo.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3295607 Terapia Ocupacional
A integralidade do cuidado no hospital demanda articulação entre os serviços sociais e de saúde, assegurando continuidade da assistência após a alta. Analise as proposições:

I. O terapeuta ocupacional pode articular recursos da rede pública (CRAS, CAPS, UBS) para acompanhar o usuário em suas necessidades cotidianas.
II. O planejamento da alta deve considerar fatores socioeconômicos, estilo de vida e suporte familiar, visando manter os ganhos obtidos durante a internação.
III. A integralidade consiste em reestruturar o paciente unicamente para atividades simples, descartando a abordagem de atividades complexas ou sociais.
IV. Há relevância em envolver equipes multiprofissionais na transferência de cuidados, compartilhando relatórios que informem a evolução ocupacional.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3295599 Terapia Ocupacional
Um hospital de referência recebe recém-nascidos pré-termo com risco de complicações neurológicas e motoras. O terapeuta ocupacional é acionado para avaliar o desenvolvimento global desses bebês e propor intervenções preventivas. Diante de um caso em que o bebê apresenta sinais de irritabilidade, dificuldade na sucção e pouca interação com os cuidadores, como atuar nesse contexto de alto risco?
Alternativas
Q3295598 Terapia Ocupacional
Em um hospital geral, o terapeuta ocupacional é solicitado para atendimento ao público em uma campanha de prevenção a dores musculoesqueléticas. De que forma essa abordagem pode acontecer de modo efetivo?
Alternativas
Q3279910 Terapia Ocupacional
A biomecânica é uma disciplina interdisciplinar que combina princípios da física, engenharia e anatomia para estudar o movimento humano e os efeitos das forças sobre o corpo. Compreender os princípios básicos da biomecânica é fundamental para analisar e otimizar o desempenho humano em uma variedade de contextos, desde o esporte até a reabilitação.
Sobre este assunto, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3279905 Terapia Ocupacional
A marcha é um aspecto fundamental da locomoção humana, que envolve uma série de movimentos coordenados do corpo para nos deslocarmos de um lugar para outro. Existem diversos tipos de marcha, cada um com características específicas que podem ser influenciadas por diversos fatores, como idade, condições físicas e patologias. Existem várias causas que podem levar a dificuldades na marcha, sendo importante identificar os principais fatores que influenciam esse problema.
Qual das alternativas abaixo NÃO possui relação com a marcha muscular? 
Alternativas
Q3263321 Terapia Ocupacional
A deficiência física é caracterizada por variações que podem acarretar ao indivíduo comprometimentos de mobilidade, na coordenação motora geral ou na fala. Esses comprometimentos podem ser diretamente ocasionados pelas situações apresentadas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q3236743 Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional especializado em contextos hospitalares atua em três áreas distintas. Em uma delas, pode realizar visitas domiciliares, assistência domiciliar, internação domiciliar e integrar a rede de suporte assistencial em saúde, quando realizado por equipe hospitalar.


Trata-se da seguinte área de atuação:

Alternativas
Q3235642 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional para Disfunções Físicas envolve uma abordagem abrangente que considera múltiplos aspectos das funções e estruturas do corpo. Na prática da terapia ocupacional, é essencial que o terapeuta compreenda a relação entre as funções e estruturas do corpo e as atividades diárias dos pacientes. Assinale a alternativa CORRETA que exemplifica essa relação.
Alternativas
Q3235639 Terapia Ocupacional
Leia a situação hipotética abaixo.

Augusta, 42 anos, sofreu um acidente de trânsito há seis meses, o que resultou em uma lesão medular, afetando a sua mobilidade e causando limitações nas suas atividades diárias. Ela é atendida por um terapeuta ocupacional que, ao aplicar a CIF, observa as condições de saúde, os fatores ambientais e pessoais que influenciam a sua funcionalidade.

Considerando esse contexto, para avaliar a funcionalidade de Augusta e auxiliar na elaboração de um plano terapêutico, a CIF:
Alternativas
Q3235631 Terapia Ocupacional
Durante a reabilitação de um paciente com lesão medular cervical (C5), a Terapia Ocupacional prioriza a maximização da funcionalidade e adaptação das atividades diárias. Para melhorar a funcionalidade do paciente, considerando suas limitações motoras, é necessário:
Alternativas
Q3235626 Terapia Ocupacional
Leia a situação hipotética abaixo.

Uma paciente com sequelas motoras após um acidente vascular cerebral apresenta dificuldades em retomar suas atividades de vida diária. Durante a avaliação, o terapeuta ocupacional identifica que, além das limitações físicas, a paciente demonstra insegurança para realizar tarefas que antes eram simples. O terapeuta, então, decide planejar uma intervenção que contemple tanto os aspectos funcionais quanto emocionais.

Com base no raciocínio clínico necessário para essa situação, a melhor decisão terapêutica, é:
Alternativas
Q3221216 Terapia Ocupacional
Um terapeuta ocupacional que atua em um Centro Especializado em Reabilitação (CER) precisa planejar intervenções para uma paciente com deficiência física adquirida após um acidente vascular encefálico. De acordo com as diretrizes para a organização das ações de reabilitação na rede de cuidados à deficiência, a abordagem mais indicada deve incluir 
Alternativas
Q3174568 Terapia Ocupacional
Sobre os principais domínios de atuação da Terapia Ocupacional em contextos hospitalares, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3174567 Terapia Ocupacional
Sobre a história e constituição da Terapia Ocupacional (TO) no ambiente hospitalar, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3174563 Terapia Ocupacional
Nos domínios de pesquisa em Terapia Ocupacional hospitalar, o campo que mais frequentemente explora intervenções voltadas à funcionalidade e qualidade de vida de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) é:
Alternativas
Q3174559 Terapia Ocupacional
Na retrospectiva histórica da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar no Brasil, o marco que consolidou a inserção da profissão em instituições de saúde foi:
Alternativas
Q3174554 Terapia Ocupacional
Considerando a intervenção terapêutica ocupacional em programa de reabilitação neurológica infantil com implementação de comunicação alternativa para criança com paralisia cerebral quadriplégica, GMFCS V, com adequado nível cognitivo e grave disartria, analise a correlação entre recursos tecnológicos e demandas ocupacionais:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: D
6: A
7: A
8: D
9: C
10: C
11: C
12: B
13: C
14: D
15: B
16: D
17: E
18: A
19: C
20: E