Questões de Concurso Sobre zoologia

Foram encontradas 15 questões

Q3325486 Zoologia
Os répteis são vertebrados bem adaptados ao ambiente terrestre, apresentando pele revestida por escamas queratinizadas, o que reduz a perda de água. Seu sistema circulatório é mais eficiente que o dos anfíbios, e eles são ectotérmicos, regulando a temperatura corporal por meio de fontes externas de calor. Considerando essas e outras características dos répteis, analise as seguintes assertivas:

I. Possuem pulmões mais desenvolvidos do que os dos anfíbios. Os répteis dependem quase exclusivamente dos pulmões para as trocas gasosas, complementadas pela respiração através das mucosas faríngeas em algumas tartarugas aquáticas.
II. Desenvolveram estratégias eficientes para a economia de água. Muitos répteis possuem glândulas de sal localizadas perto das narinas ou aos olhos, que secretam um líquido altamente hiperosmótico em relação aos fluidos corpóreos.
III. Apresentam esôfago, estômago, intestino delgado, ceco, intestino grosso e cloaca.
IV. Os resíduos nitrogenados são secretados sob a forma de ureia, que possui baixa solubilidade, precipitando-se rapidamente, o que minimiza a perda de água.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3325185 Zoologia
É uma doença parasitária que acomete os cães. Os animais sadios podem ter o ácaro sem apresentar a doença. É um parasito que só causa lesões quando ocorre redução da imunidade do hospedeiro, o que ocasiona uma proliferação muito grande do ácaro, com destruição dos folículos e das glândulas. Esse parasita pertence à subordem Prostigmata: 
Alternativas
Q3299378 Zoologia

Julgue o item subsequente, relacionado a ecologia e distribuição dos animais, estrutura de populações e metapopulações. 


A introdução de espécies da fauna nativa brasileira em áreas onde elas originalmente não ocorrem é considerada uma prática ambientalmente segura desde que realizada dentro do território nacional. 

Alternativas
Q3299357 Zoologia

O manejo da fauna silvestre envolve estratégias para a conservação e a gestão populacional, integrando ações de translocação, controle de espécies invasoras e mitigação de impactos antrópicos. A correta aplicação dessas medidas depende do conhecimento taxonômico e sistemático das espécies, bem como da adoção de práticas que minimizem ameaças à biodiversidade. Acerca desse tema e de aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


A Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras define diretrizes e ações prioritárias para a prevenção, manejo e controle dessas espécies no Brasil, visando à mitigação de seus impactos sobre a biodiversidade e os ecossistemas nativos.


Alternativas
Q3299350 Zoologia

A respeito da biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens, bem como a nutrição de animais silvestres e doenças nutricionais, julgue o item que se segue.  


Os indivíduos da espécie Chrysocyon brachyurus apresentam múltiplos ciclos estrais ao longo do ano e dependem de estímulo copulatório para ovulação. 

Alternativas
Q3282453 Zoologia

Acerca do planejamento experimental, julgue o item a seguir.


Se não possuir um Comitê de ética no uso de animais (CEUA) próprio, uma entidade de pesquisa pode utilizar o CEUA de outra instituição conveniada, registrado junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. 

Alternativas
Q3316509 Zoologia

Leia o excerto abaixo.


“Também chamado mosquito prego porque pousa perpendicularmente na parede. As asas têm manchas características. Todas as espécies do subgênero Nyssorhynchus têm anéis brancos nas patas. Desova preferencialmente em criadouros naturais com água limpa e sombreada (lagoas, brejos, córregos, remanso de rios e igarapés).”


O trecho acima diz respeito ao: 

Alternativas
Q3315064 Zoologia
A malária é uma das doenças mais antigas que se tem conhecimento, apesar disso, continua sendo um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Nas regiões subtropicais e tropicais anualmente a malária atinge cerca de 200 milhões de pessoas e leva à morte aproximadamente 600 mil, sobretudo crianças. Sobre a malária, o inseto vetor da doença é:
Alternativas
Q3312792 Zoologia
As espécies da fauna ameaçadas de extinção no Estado de Santa Catarina estão classificadas em três critérios, como aponta o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), por meio da Resolução CONSEMA n.0 002/2011, quais sejam: criticamente em perigo, em perigo e vulnerável. Entre elas, temos: 
Alternativas
Q3254178 Zoologia
Acidentes por aranhas, ou araneísmo, é o quadro clínico de envenenamento decorrente da inoculação da peçonha de aranhas, através de um par de ferrões localizados na parte anterior do animal. Assim como os escorpiões, as aranhas são representantes da classe dos aracnídeos. Como é chamado o gênero cujas aranhas são popularmente chamadas de aranha-armadeira ou macaca?
Alternativas
Q2096821 Zoologia
Algumas zoonoses são classificadas como metazoonoses, pois há a necessidade do envolvimento de um invertebrado para a perpetuação do agente causador da doença. Um dos exemplos é a transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi, que ocorre quando os insetos hematófagos do gênero Triatoma (“barbeiros”) infectados defecam durante o repasto sanguíneo, e as epimastigotas entram no hospedeiro vertebrado, infectando macrófagos e se transformando em amastigotas. As amastigotas se dividem por fissão binária até que a célula do hospedeiro se rompe, liberando as tripomastigotas na circulação. O vetor é infectado quando ingere as tripomastigotas durante o repasto sanguíneo. A doença nos caninos é primariamente uma cardiomiopatia que se desenvolve em consequência do dano causado pelo parasito às células do miocárdio ou reações imunomediadas. Os sinais clínicos apresentam duas fases: a fase aguda, caracterizada por miocardite ou encefalite em cães jovens, e a fase crônica, caracterizada pela cardiomiopatia dilatada em cães idosos. O trecho descreve a zoonose conhecida como:
Alternativas
Q2731123 Zoologia

Para as espécies que exibem um comportamento social, o alojamento de grupos de indivíduos compatíveis corresponde a um manejo que pode reduzir o efeito do estresse e também de comportamentos anormais. Além disso, facilita desenvolvimento do comportamento típico da espécie e serve como estímulo cognitivo. Particularmente para roedores, existem algumas situações nas quais não está recomendada a manutenção dos indivíduos em grupos, sendo necessário o isolamento deles.

Assinale a alternativa na qual a situação não justifica o isolamento dos indivíduos.

Alternativas
Q2731120 Zoologia

O termo eutanásia se refere à ação de causar a morte, sem sofrimento e dor, de animais utilizados para propósitos científicos e didáticos. O método utilizado deve ser adequado à espécie, e, para a realização da eutanásia, vários aspectos devem ser considerados, sejam eles do ponto de vista do executor ou do animal.

Assinale a alternativa que trata de maneira incorreta esses aspectos.

Alternativas
Q1175007 Zoologia
A função dos torilines, nas pescarias com o espinhel de superfícies destinados à captura de atuns e afins, é reduzir
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FEPESE Órgão: EPAGRI
Q1195462 Zoologia
Os ruminantes necessitam ingerir quantidades mínimas de fibra, todos os dias, com o objetivo de estimular a mastigação, proporcionando um adequado fluxo de saliva e um ambiente ruminal favorável ao desenvolvimento da microbiota, com destaque para aqueles responsáveis pela degradação dos carboidratos fibrosos. A respeito da efetividade da fibra, é incorreto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: A
8: C
9: E
10: D
11: D
12: D
13: D
14: E
15: C