Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores do Indaiá - MG 2023 para Nível Superior Educação - Manhã
Foram encontradas 30 questões
I. Coloca-se como prioridade a atenção à infância e à adolescência para que se efetive o previsto na Constituição.
II. Executivo e Legislativo devem atuar em consonância em relação à população de zero a dezoito anos em nome do bem maior de mitigar horrores históricos e caminhar no sentido de colocá-la no centro do cumprimento das garantias constitucionais.
III. Mesmo com ações de relevância na contemporaneidade, elas ainda não se mostram suficientes e plenamente eficientes, por estarem exatamente presas à ideia de absoluta prioridade.
Assinale
Assinale a alternativa cujo termo indicado não possa substituir o sublinhado no período acima, sob pena de forte alteração de sentido.
Os termos sublinhados no período acima se classificam, respectivamente, como
Os termos sublinhados no período acima exercem, respectivamente, função sintática de
As duas ocorrências do QUE no período acima se classificam, respectivamente, como
I. A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
II. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.
III. É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras; sem essas aprendizagens dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos de cidadania.
Assinale
I. Se o objetivo da educação escolar é a formação humana, então as necessidades humanas é que determinam os objetivos da educação, e o currículo escolar deve estar pautado nessas necessidades.
II. Mesmo não sendo suficiente, a educação básica é condição necessária para o desenvolvimento crítico do indivíduo, que também, diante da necessidade de formação profissional específica, não se torne adestramento puro e simples.
III. Para a boa formação, a convivência humana deve ser marcada por relações de subordinação.
Assinale
I. A gestão escolar democrática é o modelo de organização no qual se prioriza a participação do coletivo. Nela, gestores, professores, funcionários, pais, alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar podem opinar de maneira ativa nas decisões.
II. Por ser centralizada, a gestão democrática faz da escola um local mais aberto ao diálogo. Existe a busca por um espaço horizontal, em que o foco da tomada de decisões não se dá através de uma hierarquia.
III. A gestão democrática é essencial na elaboração de um bom Projeto Político-Pedagógico e sua concretização traz benefícios para toda a comunidade escolar.
Assinale
I. O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. Assim, fica claro que a teoria tem importância fundamental, pois, ao nos apropriarmos de fundamentação teórica, nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os diversos contextos do cotidiano.
II. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória.
III. Um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.
Assinale
I. A constituição e a trajetória histórica das políticas educacionais no Brasil, em especial os processos de organização e gestão da educação básica nacional, têm sido marcadas hegemonicamente pela lógica da descontinuidade, por carência de planejamento de longo prazo que evidenciasse políticas de Estado em detrimento de políticas conjunturais de governo.
II. Tal dinâmica tem impedido que surjam ações sem a devida articulação com os sistemas de ensino, destacando-se, particularmente, gestão e organização, formação inicial e continuada, estrutura curricular, processos de participação.
III. Desde a redemocratização do país, houve mudanças acentuadas na educação brasileira, com destaque para a aprovação e promulgação da Constituição Federal de 1988, que garantiu uma concepção ampla de educação e sua inscrição como direito social inalienável, bem como a partilha de responsabilidade entre os entes federados e a vinculação constitucional de recursos para a educação.
Assinale
I. O investimento em educação básica, tendo a qualidade como parâmetro de suas diretrizes, metas e ações e conferindo a essa qualidade uma dimensão sócio-histórica e, portanto, inclusiva, é um grande desafio para o país, em especial para as políticas e gestão desse nível de ensino.
II. Pensar a qualidade social da educação implica assegurar um processo pedagógico pautado pela eficiência, eficácia e efetividade social, de modo a contribuir com a melhoria da aprendizagem dos educandos, em articulação à melhoria das condições de vida e de formação da população.
III. A busca por melhoria da qualidade da educação exige medidas não só no campo do ingresso e da permanência, mas requer ações que possam reverter a situação de baixa qualidade da aprendizagem na educação básica, o que pressupõe, por um lado, identificar os condicionantes da política de gestão e, por outro, refletir sobre a construção de estratégias de mudança do quadro atual.
Assinale
I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II. São objetivos precípuos da educação básica a alfabetização plena, a formação de leitores com habilidades lógico-matemáticas, como requisitos essenciais para o cumprimento das finalidades constantes na lei.
III. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Assinale
I. A educação inclusiva é uma modalidade de educação dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela se concentra na educação de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), incluindo alunos com deficiência física, deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem, entre outros.
II. A educação especial geralmente envolve a criação de programas de ensino especializado e recursos que ajudam esses alunos a superar seus desafios educacionais.
III. A educação inclusiva é uma abordagem educacional que visa garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com NEE, sejam incluídos no mesmo ambiente de ensino. A ideia é que todos os alunos possam aprender e crescer juntos, independentemente de suas habilidades ou desafios.
Assinale
I. É fundamental que o princípio da inclusão permeie todos os âmbitos da vida escolar, para que possa adaptar-se às diferenças e responder às necessidades gerais e específicas de todas as crianças. Isso quer dizer que a construção de escolas inclusivas não se restringe a uma pessoa, a um cargo ou apenas a uma tarefa ou ação, mas envolve o compromisso de toda a comunidade escolar e de outros atores sociais para assumir desafios em prol da democratização da educação, tendo como horizonte a construção de uma sociedade inclusiva.
II. Uma escola inclusiva deve oferecer condições de equiparação de oportunidades a todas as crianças. Isso requer a providência de recursos pedagógicos e serviços diversos de acessibilidade a fim de minimizar as barreiras arquitetônicas, de comunicação, de acesso ao conhecimento e de relações interpessoais.
III. Neste caso, podem ser citadas, a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Infantil e a mobilização de uma rede de apoio intersetorial, que são corresponsáveis pela articulação e interface com a saúde, assistência social, justiça, transporte e outros. Esses outros serviços de apoio podem, em certo momento e de forma apropriada, serem acionados para contribuírem com o planejamento de ações estratégicas direcionadas à criança e ao estudante público-alvo da educação especial, por meio da elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Individualizado de Ensino – PDI.
Assinale