Questões de Concurso Público BNB 2010 para Especialista Técnico - Advogado

Foram encontradas 76 questões

Q466299 Português
Faça a correspondência entre a coluna da direita e a da esquerda, relacionando as palavras que expressam mais adequadamente o sentido do texto.

(1) Airada (l 1)
(2) Perpetrar (l 2)
(3) Infausta (l 28)
(4) Enxúndias (l 32)

( ) Infeliz
( ) Leviana
( ) Gorduras
( ) Cometer

Assinale a alternativa com a seqüência CORRETA.
Alternativas
Q466300 Português
A sabedoria e a experiência do povo levaram ao aparecimento de vários provérbios e ditos populares que são utilizados, da forma original ou desconstruídos, como ilustração, lição, humor ou ironia. Assinale a alternativa que apresenta a desconstrução de um desses recursos lingüísticos.
Alternativas
Q466301 Português
As formas aumentativas ou diminutivas podem ser usadas conotativamente, pois nem sempre indicam o aumento ou diminuição do tamanho de um ser ou de um objeto. Assinale a alternativa em que o diminutivo foi usado, predominantemente, com uma carga de ironia
Alternativas
Q466302 Português
Analise os três períodos a seguir, retirados do texto.

I. “...nesse esforçado mister, às vezes viaja tanto que volta e meia, ao despertar num aposento estranho, leva um certo tempo para descobrir em que cidade está” (l 4-5).

II. “Encaixei-me no que cinicamente chamam de poltrona e pressagiei o dia em que os comissários de bordo empregarão pés-de-cabra para socar nos assentos os passageiros mais graudinhos” (l16-17).

III. “Mas chega de mau humor e caturrice. o avião já aterrissou” (l 40-41).

Sem prejuízo da sintaxe e do sentido, assinale a alternativa em que os sinônimos podem substituir as palavras sublinhadas, na ordem das afirmativas.
Alternativas
Q466303 Português
Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da palavra “eis”, no trecho: “E eis-me de volta a um avião” (l 5).
Alternativas
Q466304 Português
Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da partícula “que” no trecho: “Já li sobre diversas novidades em matéria de viagem aérea que espero que não sejam adotadas aqui” (l 23-24)
Alternativas
Q466305 Português
Tal como “escritores” e “escreviam” (l 2), há vocábulos que se agrupam em tomo de um radical comum, que, às vezes, se conserva intacto ou sofre alterações ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta palavras pertencentes à mesma família
Alternativas
Q466306 Português
Assinale a alternativa referente ao processo de formação de palavras de que resultou o vocábulo “nadegômetros” (l 33).
Alternativas
Q466307 Português
Considerando a concordância verbal no trecho: “...não havia a revista e a inspeção a que hoje os passageiros têm de submeter-se” .(l, 9), assinale a alternativa que justifica o emprego do infinitivo pessoal flexionado
Alternativas
Q466308 Português
Na ortografia da língua portuguesa, a consoante /s/ pode ser representada, na escrita, pelas letras e dígrafos seguintes: “s”, “ss”, “ç”, “c”, “sc”, “x” e “xc”, como se observa em várias palavras do texto. Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam CORRETAMENTE grafadas
Alternativas
Q466309 Português
Assinale a alternativa em que a utilização do acento indicativo de crase está CORRETA, tal como no trecho: “... por eu me encaixar à perfeição num tal perfil do terrorista...” (l. 10)
Alternativas
Q466310 Português
Assinale a alternativa CORRETA, quanto à justificativa para o uso do travessão no trecho: “Hoje - é o que penso resignadamente, enquanto afivelo o cinto e observo os letreiros de "não fumar" - , há períodos em que o escritor trabalha como funcionário do departamento de vendas da editora...” (l 2-4).
Alternativas
Q466311 Português
Assinale a alternativa em que apenas o primeiro termo dos substantivos compostos vai para o plural, com fundamento na grafia, como ocorre em “pés-de-cabra” (l. 16-17).
Alternativas
Q466312 Português
Observe a concordância nominal no trecho: “O de bigodinho que acaba de se sentar parece um pouco nervoso” (l. 13) e assinale a alternativa em que a concordância NÃO é aconselhável, do ponto de vista da norma culta
Alternativas
Q466313 Português
Analise os períodos a seguir.

I. “Escolha de menus na classe econômica, talheres de metal, pratos de louça, refeições quentinhas, precedidas por aperitivos e acompanhadas por vinhos” (l. 7-8).

II. “Ninguém pensava em problemas de segurança, não havia a revista e a inspeção a que hoje os passageiros têm de submeter-se” (l. 9).

III. “O resto é vendido, mas ela se gaba disso, enquanto anuncia um cardápio baratinho, para os que tiverem uma queda de curva glicêmica durante o voo e precisarem comer alguma coisa” (l 20-21).

IV. “Não existe razão para crer que as mudanças vão parar aí” (l 36)

Assinale a alternativa que apresenta os períodos nos quais se podem encontrar orações subordinadas substantiva, adjetiva e adverbial
Alternativas
Q466314 Português
Com base na análise do trecho “Encaixei-me no que cinicamente chamam de poltrona e pressagiei o dia em que os comissários de bordo empregarão pés-de-cabra para socar nos assentos os passageiros mais graudinhos” ( l 16-17), assinale a alternativa CORRETA, quanto à classificação do período e ao número de orações que o constituem.
Alternativas
Q466315 Português

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à classificação da oração sublinhada, no trecho: “Tenho a impressão de que, se contasse o que eram as viagens de avião dos velhos tempos, ia ser tido na conta de mentiroso" (l 6-7).

Alternativas
Q466316 Português
No período: “Ninguém pensava em problemas de segurança, não havia a revista e a inspeção a que hoje os passageiros têm de submeter-se" (l 9), classifique os termos sublinhados, quanto à sua função sintática, na ordem em que aparecem, e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q466317 Português
Assinale a alternativa em que o verbo tem a mesma regência que “chamar” no trecho: “Encaixei-me no que cinicamente chamam de poltrona...” (l 16)
Alternativas
Q466318 Português
A interrogação pode ser expressa por meio de uma oração, cuja parte final apresenta entoação ascendente, ou por uma oração iniciada por pronome ou advérbio interrogativo. Há, também, um tipo de interrogação, chamada indireta, que se faz por meio de um período composto, em que a pergunta está contida numa oração subordinada de entonação descendente. Assinale a alternativa que apresenta uma interrogação indireta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: C
6: E
7: A
8: C
9: D
10: A
11: B
12: E
13: A
14: C
15: E
16: D
17: C
18: D
19: B
20: C