Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Professor - Educação Infantil
Foram encontradas 18 questões
I. A criança é um ser em desenvolvimento porque suas características físicas, psicológicas e motoras estão em permanente transformação. As mudanças que vão acontecendo nesse indivíduo são qualitativas e quantitativas. O recém-nascido, por exemplo, é diferente do bebê que engatinha, que é diferente daquele que já anda, já fala, que já não usa fraldas. O crescimento e o desenvolvimento da criança pequena ocorrem tanto no plano físico quanto no psicológico, pois um depende do outro. II. É fundamental que a criança tenha conhecimento adequado de seu corpo, por meio das percepções e interiorização das sensações experimentadas, aliados ao desenvolvimento cognitivo construído a partir da relação com o meio, que isso se concretiza. Sendo assim, o esquema corporal não possui relação com a formação da personalidade da criança que se desenvolverá devido a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, suas possibilidades de agir e transformar o que existe em volta.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Ao chegar à idade escolar, a criança já deve possuir uma certa coordenação global do movimento, e o professor da Educação Infantil deve estar atento caso a criança apresente dificuldades em relação à postura e ao controle corporal, por exemplo, se apresenta cansaço ou deficiência na realização do movimento, se precisa corrigir as posturas inadequadas a fim de adquirir uma coordenação mais satisfatória. II. Para entender o movimento humano, elemento central do desenvolvimento psicomotor, as noções de corpo, espaço e tempo têm que estar intimamente ligadas, pois o corpo coordena-se, movimenta-se dentro de um espaço determinado em função do tempo. Desta forma, a orientação espaço-temporal não está integrada respondendo as funções de análise, processamento e armazenamento da informação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Um sistema de escrita é uma maneira estruturada e organizada com base em determinados princípios para representação da fala. Há sistemas de escrita que representam o significado das palavras e há aqueles que representam os sons da língua, sua “pauta sonora”. Nosso sistema de escrita (chamado de “alfabético” ou “alfabético-ortográfico”) representa “sons” ou fonemas, em geral cada “letra” correspondendo a um “som” e vice-versa. II. A cultura possui grande influência sobre o desenvolvimento da motricidade infantil, não só pelos diferentes significados que cada grupo atribui a gestos e expressões faciais, como também pelos diferentes movimentos aprendidos no manuseio de objetos específicos presentes na atividade cotidiana, como pás, lápis, bolas de gude, corda, estilingue etc. Assim, os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas não possuem relação com a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As atividades escolares de Educação Infantil devem garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação. II. A Educação Infantil deve garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Durante os primeiros anos de vida, a maturação e todo processo neuromotor ocupará um espaço considerável no desenvolvimento da criança. O desenvolvimento mental infantil tem uma profunda relação com o desenvolvimento motor, impedindo, assim, que a criança seja capaz de controlar seu próprio corpo, sendo desta forma ideal que a criança possa integrar cada um de seus processos antes de incorporar um novo. II. As atividades desenvolvidas na Educação Infantil devem garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, evitando desenvolver uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As instituições de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas para que possam se arriscar e, assim, vencer os desafios propostos, pois um ambiente rico e desafiador favorece a ampliação de conhecimentos a cerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem. Assim, na Educação Infantil, através de brincadeiras e atividades educacionais, as crianças podem formar conceitos e organizar seu esquema corporal baseadas em suas próprias experiências. II. A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade que partilha de uma determinada cultura. A criança não é marcada pelo meio social em que se desenvolve e não contribui com ele, não sendo considerada uma abstração, mas um ser produtor e produto da história e da cultura.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Educação Infantil deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam, entre outras, as capacidades de deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; e de explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos. II. A prática educativa na Educação Infantil deve se organizar de forma a que as crianças sejam impedidas de desenvolver a capacidade de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, assim como de explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. O ato motor faz-se presente em suas funções expressiva, instrumental ou de sustentação às posturas e aos gestos. II. Por meio do espaço e das relações espaciais nos situamos no meio em que vivemos, fazemos observações, estabelecemos relações entre as coisas, comparando-as, combinando-as. A escrita, por exemplo, depende da manipulação das relações espaciais entre os objetos, e esta relação é mantida por meio do desenvolvimento de uma “estrutura” do espaço.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As atividades escolares de Educação Infantil devem garantir oportunidades para que as crianças sejam impedidas de explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo. II. Na Educação Infantil, a organização dos conteúdos para o trabalho com movimento deve respeitar as diferentes capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais presentes nas muitas regiões do país. Os conteúdos devem evitar priorizar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento, possibilitando a apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com cada vez mais intencionalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O ensino de matemática na Educação Infantil deve priorizar a realização de atividades nas quais as crianças possam resolver problemas. Para tanto, é necessário que o professor abra um espaço de exploração e de busca. Nesse sentido, é preciso validar as produções das crianças depois de um longo processo de construção de conhecimento. II. Para que as crianças possam construir os conhecimentos matemáticos atribuindo sentido a eles, as situações que enfrentam precisam reunir uma série de condições. Entre elas, está a de comportar uma finalidade do ponto de vista da criança e, ao mesmo tempo, uma finalidade didática. A primeira, que envolve o sentido atribuído pela criança à atividade, requer que ela considere dispensável e frívolo obter um novo conhecimento através de jogos e brincadeiras. A segunda refere-se às aprendizagens que se espera que alcance. Assim, é correto afirmar que, na Educação Infantil, o ensino de matemática deve evitar estar relacionado a jogos e brincadeiras.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na Educação infantil, as crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e desestimuladas a brincar, movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre, expressar sentimentos e pensamentos, desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão. II. No começo do processo de alfabetização, um bom procedimento, já utilizado nas práticas escolares, é ler em voz alta para as crianças, apontando cada palavra lida e os sinais de pontuação no final das frases. Uma outra maneira de chamar a atenção dos alunos para as marcas de segmentação da escrita é, ao fazer a leitura oral em sala de aula, solicitar que eles próprios identifiquem os diferentes marcadores de espaço (espaçamentos entre as palavras, pontuação, parágrafos). A exploração desses marcadores no processo de leitura permite que os alunos descubram diferenças entre a segmentação da fala e a da escrita, o que lhes será útil para o domínio da ortografia, da pontuação e da paragrafação, em momentos posteriores de seu aprendizado da escrita.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. No entanto, a condição básica para o uso escrito da língua, que é a não apropriação do sistema alfabético, envolve, da parte dos alunos, aprendizados muito específicos, independentes do contexto de uso, relativos aos componentes do sistema fonológico da língua e às suas inter-relações. II. A expressão "discriminação visual" está relacionada ao desenvolvimento psicomotor, e refere-se à diferenciação de figuras, de letras, de formas, de números etc., produzindo classificações e categorizações.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O termo “letramento” refere-se ao resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais. É o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas (de ler um bilhete simples a escrever um romance), é frequente levar em consideração níveis de letramento (dos mais elementares aos mais complexos). II. As instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, menos ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O trabalho voltado para o letramento deve ser feito separado do trabalho específico de alfabetização. Assim, deve-se evitar realizar os dois ao mesmo tempo, porque os conhecimentos e capacidades adquiridos pelos alunos numa área contribuem para o seu desenvolvimento na outra área. II. Uma proposta de ensino de língua deve valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade de estilos e modos de falar. Para estar de acordo com essa concepção, é importante que o trabalho em sala de aula evite se organizar em torno do uso ou que privilegie a reflexão dos alunos sobre as diferentes possibilidades de emprego da língua.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A finalidade central do ensino da Matemática na Educação infantil é começar a introduzir as crianças em um modo próprio de produção de conhecimento, uma parcela da cultura que a escola tem o dever de transmitir. Para tanto, é preciso desenvolver nas turmas de Educação Infantil atividades de certa maneira análogas às desenvolvidas pelos matemáticos em sua tarefa: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que se sabe para encontrar o que não se sabe, experimentar, errar, analisar, corrigir ou ajustar as buscas, comunicar procedimentos e resultados, defender um ponto de vista e considerar a produção dos outros, estabelecer acordos e comprovar. II. A coordenação motora fina diz respeito à habilidade e à destreza manual. Para que a criança possa atingir uma coordenação motora fina ela deve ser impedida de desenvolver o seu controle ocular, ou seja, deve-se evitar que ela desenvolva a visão associada aos gestos da mão. Assim, nas atividades escolares da Educação Infantil, a criança deve ser desestimulada a brincar ou realizar quaisquer atividades relacionadas à coordenação motora fina ou ao seu controle ocular. III. Na Educação infantil, as crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas. É também necessário diversificar as atividades, as escolhas e os companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A lateralidade é um conceito importante relacionado ao desenvolvimento psicomotor e corresponde a dados neurológicos. Esse conceito está atrelado à predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro. Cada hemisfério tem funções próprias e especializadas, e quando ocorre a dominância do hemisfério esquerdo sobre o direito, temos o indivíduo destro; quando ocorre a dominância do hemisfério direito sobre o esquerdo, temos o indivíduo canhoto e quando não há predomínio claro, usando-se discretamente os dois lados, temos o indivíduo ambidestro. II. As atividades escolares desenvolvidas na Educação Infantil devem garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de controlar gradualmente o próprio movimento, deteriorando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações. III. A criança, na Educação Infantil, apresenta uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão. Atos que exigem coordenação de vários segmentos motores e o ajuste a objetos específicos, como recortar, colar, encaixar pequenas peças etc., sofisticam-se. Ao lado disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo muito comum que as crianças, durante a realização de uma atividade, desviem a direção de seu gesto; é o caso, por exemplo, da criança que está recortando e que de repente põe-se a brincar com a tesoura, transformando-a num avião, numa espada etc.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na Educação Infantil, o trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança. II. A qualidade na Educação Infantil é um conceito socialmente construído, sujeito a constantes negociações, que depende do contexto e baseia-se em direitos, necessidades, demandas, conhecimentos e possibilidades. Assim, a definição de critérios de qualidade está constantemente tensionada por essas diferentes perspectivas. III. Em geral, crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado, desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam, separam, ordenam e resolvem pequenos problemas envolvendo operações, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, exploram e comparam pesos e tamanhos, observam e experimentam as propriedades e as formas dos objetos, percorrem e exploram diferentes espaços e distâncias. Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam, em maior ou menor grau, de acordo com a cultura e o meio social aos quais as crianças pertencem e constituem barreiras para novas aprendizagens. Cabe às Instituições de Educação Infantil articular essas experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. Para tanto, é preciso organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os. II. Embora dependente do adulto para sobreviver, a criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê. A partir de seu nascimento, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles que se encontram por perto, marcando a história daquela família. Os elementos de seu entorno que compõem o meio natural (os valores, por exemplo), social (o clima, por exemplo) e cultural (os pais, por exemplo) irão configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos. III. A criança, parte de uma sociedade, vivendo em nosso país, tem direito à dignidade e ao respeito; à autonomia e participação; à felicidade, ao prazer e à alegria; à individualidade, ao tempo livre e ao convívio social; a receber tratamento cruel ou degradante na instituição de ensino; ao conhecimento e à educação; e a profissionais com formação específica para prestar-lhes serviços de educação e saúde.
Marque a alternativa CORRETA: