Questões de Concurso Público Prefeitura de Teotônio Vilela - AL 2019 para Professor - Língua Portuguesa
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HOMEM PLURAL
Trecho de entrevista com Bernard Lahire: Podemos considerar a educação, a cultura, e a literatura como observatórios empíricos da sua teoria da ação?
Esse foi, em todo o caso, o meu percurso. Comecei por trabalhar sobre questões escolares (insucesso escolar, casos de sucessos improváveis), antes de seguir em direção às questões culturais (práticas culturais dos franceses), e depois, literárias. O fio condutor de uma grande parte dos meus trabalhos é, no entanto, a escrita (produzida ou lida, comum ou literária): trabalhei sobre a cultura escrita escolar, os modos populares de apropriação dos textos, os usos domésticos e profissionais da escrita, as práticas de estudo (e nomeadamente de leitura) no ensino superior, o problema social designado “iletrismo”, o jogo literário e as condições materiais e temporais da criação literária, a obra de Franz Kafka. Mas alguns investigadores apreenderam as minhas investigações para trabalharem sobre questões tão variadas como os compromissos militares, as bifurcações profissionais, a formação dos desportistas, a socialização profissional dos cirurgiões ou a fabricação social das moças e dos rapazes. Toda a sociologia é, sobretudo, uma forma de olhar o mundo social. Penso que os meus futuros terrenos de investigação vão ainda surpreender aqueles que pensam que agora trabalho essencialmente as questões da criação literária.
(Adaptado. Adequação linguística. Disponível em: http://bit.ly/2knv3u2)
I. A propensão do pesquisador aos trabalhos voltados para os usos domésticos e profissionais da escrita é justificada pelo prisma apresentado nos últimos períodos do texto, quando o entrevistado menciona o direcionamento da Sociologia aos estudos da escrita. II. No texto, a referência a Franz Kafka funciona como um heterônimo do entrevistado.
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I. O ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na escola estão diretamente relacionados a três variáveis: o aluno, a língua e o ensino. O primeiro elemento dessa tríade, o aluno, é o sujeito da ação de aprender, aquele que age sobre o objeto de conhecimento. O segundo elemento, o objeto de conhecimento, é a Língua Portuguesa, tal como se fala e se escreve fora da escola, a língua que se fala em instâncias públicas e a que existe nos textos escritos que circulam socialmente, por exemplo. E o terceiro elemento da tríade, o ensino, é, neste enfoque teórico, concebido como a prática educacional que organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento. Para que essa mediação aconteça, o professor deverá planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno. II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do eu”). O artista traz à tona o seu mundo interior com plena liberdade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do indivíduo, da sua visão de mundo, do seu impulso criador. É a exposição triunfal do homem interior em suas fantasias, aspirações e intuições.
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I. A evasão, ou escapismo, é uma característica do Romantismo, que se refere ao choque das aspirações do escritor com a realidade que o cerca, fazendo com que ele “fuja” para um mundo à base do sonho e de emoções pessoais. A sua imaginação o impede de criar, diante dessa insatisfação, o seu universo, decorrente de uma visão pessoal da realidade. O escritor foge para um lugar de sonhos onde a imaginação corre à solta, sem rédeas, sem leis e com grandes proibições. E, do inevitável confronto desse mundo utópico com o real, a única solução é a evasão, que se processa em três níveis: no tempo, no espaço e na morte. II. O trabalho com linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas, como seminários, dramatização de textos teatrais, simulação de programas de rádio e televisão, de discursos políticos e de outros usos públicos da língua oral. Exclusivamente em atividades desse tipo, no ambiente escolar, o educando pode conhecer a função social da linguagem, pois o aprendizado apenas pode ocorrer no ambiente escolar.
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I. A obra O Ateneu, de Raul Pompeia, compõe-se de uma série de episódios e reflexões sobre a vida no internato, onde são narrados os relacionamentos entre os adolescentes, o ensino, os professores, as efemérides, apresentados pelo narrador memorialista Sandro. II. O universo de personagens criado por Lima Barreto está repleto de políticos ineficazes e poderosos, de ignorantes que passam por sábios, de militares incapazes e tirânicos. A esse mundo de privilegiados ele opõe as figuras do subúrbio, uma multidão de oprimidos, mostrando sua inspiração e sua revolta contra uma ordem social injusta.
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I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os educandos sejam capazes de valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário. II. A linguagem verbal possibilita ao homem representar a realidade física e social e, desde o momento em que é aprendida, conserva um vínculo muito estreito com o pensamento. Possibilita a representação e a regulação do pensamento e da ação, próprios e alheios, mas não permite comunicar ideias, pensamentos ou intenções de diversas naturezas.
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I. A obra Macunaíma, de Mário de Andrade, é uma rapsódia (como era qualificada na primeira edição) que conta as aventuras de Macunaíma, um herói de uma tribo amazônica. O livro é construído no encontro de lendas indígenas e da vida brasileira cotidiana, de mistura com lendas e tradições populares. Macunaíma é o “herói sem nenhum caráter”. Nessa obra, o fantástico assume um ar de coisa corriqueira e o lirismo da mitologia se funde a cada passo com as piadas e as brincadeiras. II. As atividades escolares de ensino da Língua Portuguesa devem proporcionar condições para que o educando possa utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais, como no planejamento e na realização de entrevistas, em debates, em seminários, em diálogos com autoridades, em dramatizações etc. Trata-se de propor situações didáticas nas quais essas atividades façam sentido de fato.
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I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve estimular os educandos a utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, impedindo os alunos de saber como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas etc. II. O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Um escritor competente é alguém que, ao produzir um discurso, conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, não sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará e nem escolher aquele que for apropriado a seus objetivos ou à circunstância enunciativa em questão.
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I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para diminuírem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica. II. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
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I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente. Os textos que surgiam, portanto, revelavam-se poesia “difícil”, embrenhando-se nas zonas mais ensombrecidas do eu e das emoções. II. No Realismo, é nítida a preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se principalmente nas cidades, onde residem os elementos a serem combatidos, já que a obra literária é vista como instrumento de denúncia dos desequilíbrios sociais. Há preocupação em retratar pessoas da época, encarando o presente histórico, os conflitos do homem da época, os problemas concretos, os dramas cotidianos.
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I. O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio da língua que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola se exime de qualquer responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. II. Durante o Romantismo, no Brasil, o indianismo foi uma forma bastante representativa de nacionalismo literário. Corresponde à busca de um legítimo antepassado nacional, já que não possuíramos Idade Média com heróis típicos. Por outro lado, a figura do índio foi idealizada pelos escritores românticos com a finalidade de nivelar esse nosso antepassado ao português colonizador. O índio romântico é sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.
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I. É a partir da relação estabelecida entre ensino e aprendizagem que se torna possível ao professor compreender melhor por que alguns aspectos dos conteúdos abordados foram mais bem aprendidos (ou não) que outros. Isso pode fornecer informações mais precisas para modificar a sua intervenção – caso seja necessário –, dotando sua prática de menor qualidade. II. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos.
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I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de utilizar diferentes registros, exceto os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam. II. É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana possui propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica geral de texto literário.
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I. Para aproximar sua atitude à do cientista, o autor realista busca encarar os fatos com objetividade e impessoalidade (embora nem sempre consiga), idealizando a realidade, evitando registrá-la, emitindo julgamentos sobre os fatos ou personagens. II. No Barroco, o cultismo refere-se ao jogo de palavras, ao uso abusivo de metáforas e hipérboles. Corresponde ao excesso de detalhes das artes plásticas e manifesta-se sobretudo na poesia.
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I. O artista barroco, em vez de, como o renascentista, formalizar o belo, o equilibrado, o ideal, retrata através da sátira e da caricatura o lado feio, macabro, grotesco dos fatos e dos seres. Os defeitos físicos, as situações indecorosas e sórdidas, os vícios repulsivos constituem temas inexistentes da poesia barroca de caráter realista e satírico. Como exemplo do barroco satírico, no Brasil, temos Gregório de Matos. II. A produção oral pode acontecer nas mais diversas circunstâncias, dentro dos mais diversos projetos. Como, por exemplo, as atividades em grupo que envolvam o planejamento e realização de pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados. Pode-se citar, também, as atividades de resolução de problemas que exijam estimativa de resultados possíveis, verbalização, comparação e confronto de procedimentos empregados.
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I. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado. II. A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprendê-la é aprender não só as palavras, não havendo relação com os seus significados culturais ou com os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.
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I. Quando se pretende que o aluno construa conhecimento, a questão não é apenas qual informação deve ser oferecida, mas, principalmente, que tipo de tratamento deve ser dado à informação que se oferece. A questão é então de natureza didática. Nesse sentido, a intervenção pedagógica do professor tem valor decisivo no processo de aprendizagem e, por isso, é preciso avaliar sistematicamente se ela está adequada, se está contribuindo para as aprendizagens que se espera alcançar. II. A literatura é necessariamente uma cópia do real e limita-se a um puro exercício de linguagem. Se tomada como uma maneira particular de compor o conhecimento, é necessário reconhecer que sua relação com o real é obrigatoriamente direta. Ou seja, o plano da realidade pode ser apropriado e transgredido pelo plano do imaginário como uma instância concretamente formulada pela mediação dos signos verbais (ou mesmo não verbais conforme algumas manifestações da poesia contemporânea). III. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os incorretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
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I. A leitura colaborativa é uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos. Trata-se, portanto, de uma excelente estratégia didática para o trabalho de formação de leitores. É particularmente importante que os alunos envolvidos na atividade possam explicitar para os seus parceiros os procedimentos que utilizam para atribuir sentido ao texto: como e por quais pistas linguísticas lhes foi possível realizar tais ou quais inferências, antecipar determinados acontecimentos, validar antecipações feitas etc. II. Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado. III. O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental deve organizar-se de modo que os alunos sejam capazes de conhecer e estimular os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
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I. No Brasil, o Arcadismo caracteriza-se por uma poesia objetiva e impessoal, na qual o poeta busca interpretar sentimentos comuns, não individuais. Nela, verifica-se o predomínio da razão sobre os sentimentos e orienta-se pela verdade e sinceridade. Existe uma preocupação com a satisfação intelectual e lógica do leitor, antes da emoção. II. No Ensino Fundamental, as estratégias didáticas para o ensino da Língua Portuguesa devem permitir ao educando analisar – quantitativa e qualitativamente – a correspondência entre segmentos falados e escritos, por meio do uso do conhecimento disponível sobre o sistema de escrita. III. Para o artista realista, o homem é apenas uma peça na engrenagem do mundo. Em função disso, principalmente os escritores de tendência naturalista enfatizam comportamentos instintivos de personagens, comparando-os a animais. O realista procura enfocar o homem comum, com todos os seus contrastes, sem idealizações.
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I. Os gêneros literários são as diversas modalidades de expressão literária, agrupadas em função das diferentes maneiras de o escritor ver e sentir o mundo. A escolha de dado gênero literário impede o escritor de passar uma visão de mundo (trágica, cômica, exaltativa, sentimental, satírica) a partir de uma forma específica (tragédia, comédia, epopeia, poema, paródia, etc.), seja ela qual for. II. Os autores do Arcadismo brasileiro, além de se utilizarem dos artifícios típicos da estética neoclássica (imitação de autores gregos e latinos, uso da mitologia pagã etc.) já expressavam em suas poesias alguns elementos que seriam depois explorados pelos barrocos, como, por exemplo: o elogio da vida em natureza, livre das agitações sociais e mundanas; a exaltação de aspectos da natureza brasileira (flora e fauna); a expressão sentimental de estados de alma etc. III. O manuseio da linguagem, o assunto coloquial e o tom irônico, tudo em nome de uma espontaneidade absolutamente alinhada à Literatura acadêmica da época, são algumas características da obra de Mário de Andrade.
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I. No texto, o autor afirma que a didática traz grandes benefícios para a relação entre o professor e o aluno. Defende-se, ao longo do texto, que a didática, enquanto ciência, deve buscar a compreensão dos fatores sociais que permitem ao aluno aprender e, com isso, o professor deve evitar estar inserido em qualquer dinâmica social relacionada ao processo de ensino ou ao ambiente escolar. II. Na perspectiva do autor, a relação entre o professor e o aluno tem por objetivo, exclusivamente, a formação intelectual, não devendo haver qualquer dinâmica social entre esses dois grupos. Dessa forma, o autor explica que o objeto da didática pode ser entendido como a busca pelo conhecimento, apenas, sem criar qualquer vínculo entre os indivíduos envolvidos nessa busca. III. De acordo com o texto, a relação entre o professor, o aluno e o conteúdo é fundamental para compreender o conteúdo e os elementos constitutivos da didática. O texto afirma, ainda, que outras áreas de conhecimento, como a administração escolar, também contribuem para o processo de ensino.
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