Questões de Concurso Público Prefeitura de Água Branca - AL 2020 para Assistente Administrativo Educacional

Foram encontradas 30 questões

Q1397422 Direito Administrativo

Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de serviço, na Lei 8.666/93, inclui toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação e conservação.

II. A Administração Pública tem que ser excelente, conciliando esse imperativo com os princípios que devem obedecer, os conceitos e a linguagem que caracterizam a natureza pública das organizações e que impactam na sua gestão. Assim, dado que os órgãos ou entidades públicas são regidos pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público, eles devem tratar a todos igualmente e com qualidade.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397423 Administração Geral

Leia as afirmativas a seguir:


I. A administração por objetivos é um processo pelo qual gerentes identificam objetivos individualmente e utilizam esses objetivos para guiar as atividades dos seus subordinados. Assim, é possível executar as tarefas sem a necessidade de supervisão ou feedback.

II. Subordinam-se ao regime da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

III. A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e para a produção do bem comum. A Administração Pública tem como destinatários de suas ações cidadãos, sociedade e partes interessadas, demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397424 Administração Pública

Leia as afirmativas a seguir:


I. O servidor público deve conhecer os principais conceitos e técnicas em gestão organizacional. O conceito de ciclo PDCA, por exemplo, contempla a etapa de agir, quando são tomadas ações baseadas nos resultados das medições de desempenho.

II. À luz da Lei nº 12.527/11, o conceito de tratamento da informação inclui as ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.

III. O servidor público da área administrativa deve conhecer os principais conceitos relacionados ao processo licitatório. Por exemplo, a definição de Seguro-Garantia, na Lei 8.666/93, refere-se ao seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397425 Administração Pública

Leia as afirmativas a seguir:


I. Conhecer os conceitos relacionados à legislação de acesso à informação é uma atitude relevante para o profissional que atua na gestão de uma entidade pública. O conceito de informação sigilosa, por exemplo, refere-se àquela que não possui restrição de acesso público.

II. Maslow é um autor de referência para os estudos e práticas em gerenciamento de recursos humanos. De acordo com esse importante teórico, as necessidades humanas de segurança estão relacionadas à segurança e proteção contra danos físicos e emocionais, por exemplo.

III. O servidor público deve conhecer a legislação relacionada a contratos no serviço público, como, por exemplo, a restrição à existência de particulares entre as partes de um contrato com a administração pública, devendo haver apenas entidades públicas nesse instrumento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397426 Administração Geral

Leia as afirmativas a seguir:


I. O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis na instituição. O método trata de ir desenvolvendo atividades que passam pelos âmbitos estratégico, tático e operacional. Com esses desdobramentos, é possível envolver toda a empresa em direção aos objetivos estratégicos.

II. Maslow é um importante autor no contexto do gerenciamento de recursos humanos. De acordo com a teoria desse autor, a base da pirâmide da motivação compreende as necessidades de nível baixo, ou seja, as necessidades fisiológicas e de segurança.

III. A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397427 Administração Pública

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, pode definir unilateralmente obrigações em relação a terceiros.

II. O acesso à informação é um direito de todos os cidadãos, garantido pela legislação vigente. Nesse contexto, a entidade pública deve garantir que a informação esteja disponível, pois a disponibilidade é a qualidade da informação que não pode ser utilizada por indivíduos.

III. Na perspectiva da Administração por Objetivos, o gerente formula os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é um processo autoritário e individual, sem o envolvimento das demais partes interessadas, nem mesmo do subordinado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397428 Administração Geral

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Servidor público deve conhecer os principais conceitos relacionados ao processo licitatório. Por exemplo, a definição de Seguro-Garantia, na Lei 8.666/93, refere-se ao seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

II. A Administração por Objetivos (APO) representa um importante marco no desenvolvimento dos conhecimentos sobre a gestão das organizações. Na perspectiva dos principais teóricos desse modelo gerencial, a elaboração dos planos operacionais, com ênfase no controle, não possui relação com a APO.

III. A receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos os valores previstos em lei.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397429 Administração Pública

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública é um instrumento para o Estado conseguir seus objetivos. Uma de suas características é a busca da perfeição técnica de seus atos, que devem ser tecnicamente perfeitos e segundo os preceitos legais.

II. As metas representam o valor do indicador no passado, ou seja, um resultado medido de desempenho de um determinado indicador. No Balanced Scorecard, as metas de longo prazo expressam o desempenho passado de um determinado indicador no curto prazo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397430 Administração Geral

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na perspectiva da Administração por Objetivos, a análise do resultado final permite avaliar o desempenho do gerente e do subordinado, objetivamente. Esse processo é possível comparando os resultados alcançados com os resultados esperados.

II. O princípio fundamental da avaliação gerencial não é apenas medir se determinado resultado foi alcançado, mas proporcionar informações suficientes para desencadear um processo que permita identificar as oportunidades de melhoria de forma contínua na instituição.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397431 Português

EFICIÊNCIA E ÉTICA


A eficiência é uma característica que faz com que o agente público consiga atingir resultados positivos, garantindo à sociedade uma real efetivação dos propósitos necessários, como, por exemplo, saúde, qualidade de vida, educação etc.


O termo eficiência significa que as ações dos agentes públicos devem ser realizadas da melhor forma possível, visando à economia de recursos, à destinação correta de materiais e serviços etc. O termo eficácia, por sua vez, significa que determinada ação atingiu os objetivos propostos.


O agente público deve pensar também na efetividade dos serviços oferecidos, pois, além de destinar recursos para determinados objetivos, é necessário acompanhar a continuidade das ações. Assim, a efetividade significa que as ações e os serviços estão em pleno funcionamento e que os recursos destinados estão de acordo com o serviço proposto.


Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são relevantes para garantir a qualidade do serviço público. Eles permitem ao servidor compreender que o cidadão tem direito a ter acesso aos mais elevados níveis de serviços públicos.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ZkKT8L.

Com base no texto 'EFICIÊNCIA E ÉTICA', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são relevantes para garantir a qualidade do serviço público. O texto afirma, ainda, que eles permitem ao servidor compreender que o cidadão tem direito a ter acesso aos mais elevados níveis de serviços públicos.

II. De acordo com o texto, a eficiência é uma característica que faz com que o agente público consiga atingir resultados positivos no seu trabalho, ao mesmo texto que eleva os custos e reduz a qualidade dos serviços públicos de saúde e de educação.

III. De acordo com o texto, o agente público deve pensar na efetividade dos serviços oferecidos, pois, além de destinar recursos para determinados objetivos, é necessário acompanhar a continuidade das ações.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397432 Português

EFICIÊNCIA E ÉTICA


A eficiência é uma característica que faz com que o agente público consiga atingir resultados positivos, garantindo à sociedade uma real efetivação dos propósitos necessários, como, por exemplo, saúde, qualidade de vida, educação etc.


O termo eficiência significa que as ações dos agentes públicos devem ser realizadas da melhor forma possível, visando à economia de recursos, à destinação correta de materiais e serviços etc. O termo eficácia, por sua vez, significa que determinada ação atingiu os objetivos propostos.


O agente público deve pensar também na efetividade dos serviços oferecidos, pois, além de destinar recursos para determinados objetivos, é necessário acompanhar a continuidade das ações. Assim, a efetividade significa que as ações e os serviços estão em pleno funcionamento e que os recursos destinados estão de acordo com o serviço proposto.


Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são relevantes para garantir a qualidade do serviço público. Eles permitem ao servidor compreender que o cidadão tem direito a ter acesso aos mais elevados níveis de serviços públicos.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2ZkKT8L.

Com base no texto 'EFICIÊNCIA E ÉTICA', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, a efetividade significa que as ações e os serviços estão em pleno funcionamento e que os recursos destinados estão de acordo com o serviço proposto.

II. De acordo com o texto, o termo eficiência significa que as ações dos agentes públicos devem ser realizadas da melhor forma possível, visando à elevação dos gastos e à destinação indevida de materiais e serviços.

III. De acordo com o texto, o termo eficácia significa que determinada ação atingiu os objetivos propostos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397433 Português

FÓRMULAS DO EXCEL


No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.


REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL


Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.


O ESTILO DE REFERÊNCIA A1


Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.


Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:

• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.

• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.

• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15.

• Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.

• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.

• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.

• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J.

• Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:


I. No Excel, para se referir ao intervalo de células nas colunas A até E e linhas 10 até 20, o usuário deve usar “E20:A20”, de acordo com o texto.

II. No Excel, para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar “H*H”, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397434 Português

FÓRMULAS DO EXCEL


No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.


REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL


Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.


O ESTILO DE REFERÊNCIA A1


Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.


Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:

• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.

• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.

• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15.

• Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.

• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.

• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.

• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J.

• Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:

I. Para se referir a uma célula no Excel, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha, como, por exemplo, ao escrever “B2” o usuário estará se referindo à célula na interseção da linha B com a coluna 2, de acordo com o texto.

II. No Excel, para se referir a todas as células nas colunas H até J, o usuário deve usar “H/J”, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397435 Português

FÓRMULAS DO EXCEL


No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.


REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL


Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.


O ESTILO DE REFERÊNCIA A1


Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.


Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:

• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.

• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.

• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15.

• Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.

• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.

• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.

• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J.

• Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:


I. No Excel, para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 até 20, o usuário deve usar “A10:A20”, de acordo com o texto.

II. No Excel, para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar “B15:E15”, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397436 Português

FÓRMULAS DO EXCEL


No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.


REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL


Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.


O ESTILO DE REFERÊNCIA A1


Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.


Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:

• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.

• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.

• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15.

• Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.

• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.

• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.

• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J.

• Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:


I. Segundo o texto, por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às linhas com letras (linhas A, B, C, D etc.) e se refere às colunas com números (colunas 1, 2, 3 etc.), essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e de coluna, respectivamente.

II. No Excel, para se referir a todas as células nas linhas 5 até 10, o usuário deve usar “5:10”, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397437 Português

FÓRMULAS DO EXCEL


No Excel, uma constante é um valor não calculado, que sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data 09/10/2008, o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes. Uma expressão ou um valor resultante de uma expressão, não é uma constante. Se o usuário usar constantes na fórmula em vez de referências às células (por exemplo, =30+70+110), o resultado se alterará apenas se o usuário modificar a fórmula. Em geral, é melhor colocar constantes em uma célula individual, onde ela pode ser alterada facilmente se necessário, e só então referenciá-las nas fórmulas.


REFERÊNCIAS EM FÓRMULAS DO EXCEL


Uma referência identifica uma célula ou um intervalo de células em uma planilha e informa ao Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma fórmula. O usuário pode utilizar referências para usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma fórmula ou usar o valor de uma célula em várias fórmulas. O usuário também pode se referir a células de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. As referências a células em outras pastas de trabalho são chamadas de vínculos ou referências externas.


O ESTILO DE REFERÊNCIA A1


Por padrão, o Excel usa o estilo de referência A1, que se refere às colunas com letras (coluna A, B, C, D etc.) e se refere às linhas com números (linha 1, 2, 3 etc.). Essas letras e esses números são chamados de títulos de linha e coluna. Para se referir a uma célula, o usuário deve inserir a letra da coluna seguida do número da linha. Por exemplo, B2 se refere à célula na interseção da coluna B com a linha 2.


Alguns exemplos simples permitem compreender claramente como funciona a lógica de referência no Excel:

• Para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar: A10.

• Para se referir ao intervalo de células na coluna A e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:A20.

• Para se referir ao intervalo de células na linha 15 e colunas B até E, o usuário deve usar: B15:E15.

• Para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar: 5:5.

• Para se referir a todas as células nas linhas 5 a 10, o usuário deve usar: 5:10.

• Para se referir a todas as células na coluna H, o usuário deve usar: H:H.

• Para se referir a todas as células nas colunas H a J, o usuário deve usar: H:J.

• Para se referir ao intervalo de células nas colunas A a E e linhas 10 a 20, o usuário deve usar: A10:E20.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39hTVrx

Com base no texto 'FÓRMULAS DO EXCEL', leia as afirmativas a seguir:


I. No Excel, para se referir a todas as células na linha 5, o usuário deve usar “5:5”, de acordo com o texto.

II. No Excel, para se referir à célula na coluna A e linha 10, o usuário deve usar “A10”, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397438 Português

Qualidade e atendimento


Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, o servidor está, de fato, a serviço da comunidade.


Um fator importante para a qualidade no atendimento é a percepção de que além de esclarecer as dúvidas, o servidor precisa transmitir uma sensação de segurança para o usuário dos serviços por meio da certeza e agilidade do atendimento. Por essa razão, é fundamental que o servidor pergunte para os colegas mais experientes, quando surgir alguma dúvida, ou ainda que consulte as legislações vigentes e instrumentos que contenham as informações de que precisa, mesmo que tenha que pedir para a pessoa esperar um pouco para obter a informação de forma correta.


Além de priorizar oferecer a informação correta, é necessário oferecê-la de forma completa. Muitas pessoas reclamam que precisam voltar muitas vezes nos guichês de um mesmo órgão público, porque cada vez que entrega um documento solicitado o atendente comunica que faltou outro, causando irritação e desqualificando a instituição.


Todas as pessoas esperam ser bem tratadas, independente de quem ela é, de sua formação, de sua situação econômica ou cultural. Todos necessitam do sentido de dignidade. Em algum momento da vida, todos precisam de uma ajuda e esperam ser tratados com respeito, empatia, simpatia e paciência. Um apoio e um rosto amigo geram um sentimento de conforto na hora da dúvida ou de uma dificuldade.


A pessoa que atende o público se depara com um ser humano que muitas vezes nem sabe elaborar sua pergunta ou expressar sua dúvida, mas espera ser compreendido, bem recebido e sentir-se importante. Tais expectativas são inerentes ao ser humano, que não espera ter que solicitar o respeito e consideração aos seus problemas, apenas acredita que é seu direito.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39ozWaB.

Com base no texto 'Qualidade e atendimento', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, em algum momento da vida, todos precisam de uma ajuda e esperam ser tratados com desrespeito, antipatia e pouca paciência pelos servidores públicos.

II. O texto afirma que outro fator importante para a qualidade no atendimento é a percepção de que, além de esclarecer as dúvidas, o servidor precisa transmitir uma sensação de segurança para o usuário dos serviços por meio da certeza e agilidade do atendimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397439 Português

Qualidade e atendimento


Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, o servidor está, de fato, a serviço da comunidade.


Um fator importante para a qualidade no atendimento é a percepção de que além de esclarecer as dúvidas, o servidor precisa transmitir uma sensação de segurança para o usuário dos serviços por meio da certeza e agilidade do atendimento. Por essa razão, é fundamental que o servidor pergunte para os colegas mais experientes, quando surgir alguma dúvida, ou ainda que consulte as legislações vigentes e instrumentos que contenham as informações de que precisa, mesmo que tenha que pedir para a pessoa esperar um pouco para obter a informação de forma correta.


Além de priorizar oferecer a informação correta, é necessário oferecê-la de forma completa. Muitas pessoas reclamam que precisam voltar muitas vezes nos guichês de um mesmo órgão público, porque cada vez que entrega um documento solicitado o atendente comunica que faltou outro, causando irritação e desqualificando a instituição.


Todas as pessoas esperam ser bem tratadas, independente de quem ela é, de sua formação, de sua situação econômica ou cultural. Todos necessitam do sentido de dignidade. Em algum momento da vida, todos precisam de uma ajuda e esperam ser tratados com respeito, empatia, simpatia e paciência. Um apoio e um rosto amigo geram um sentimento de conforto na hora da dúvida ou de uma dificuldade.


A pessoa que atende o público se depara com um ser humano que muitas vezes nem sabe elaborar sua pergunta ou expressar sua dúvida, mas espera ser compreendido, bem recebido e sentir-se importante. Tais expectativas são inerentes ao ser humano, que não espera ter que solicitar o respeito e consideração aos seus problemas, apenas acredita que é seu direito.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39ozWaB.

Com base no texto 'Qualidade e atendimento', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, é fundamental que o servidor pergunte para os colegas mais experientes, quando surgir alguma dúvida, ou ainda que consulte as legislações vigentes e instrumentos que contenham as informações de que precisa, mesmo que tenha que pedir para a pessoa esperar um pouco para obter a informação de forma correta, afirma o texto.

II. O texto afirma que a melhoria da qualidade nos serviços públicos implica um aumento dos custos das instituições, pois o treinamento e qualificação dos servidores é uma despesa que deve estar prevista no orçamento anual. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397440 Português

Qualidade e atendimento


Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, o servidor está, de fato, a serviço da comunidade.


Um fator importante para a qualidade no atendimento é a percepção de que além de esclarecer as dúvidas, o servidor precisa transmitir uma sensação de segurança para o usuário dos serviços por meio da certeza e agilidade do atendimento. Por essa razão, é fundamental que o servidor pergunte para os colegas mais experientes, quando surgir alguma dúvida, ou ainda que consulte as legislações vigentes e instrumentos que contenham as informações de que precisa, mesmo que tenha que pedir para a pessoa esperar um pouco para obter a informação de forma correta.


Além de priorizar oferecer a informação correta, é necessário oferecê-la de forma completa. Muitas pessoas reclamam que precisam voltar muitas vezes nos guichês de um mesmo órgão público, porque cada vez que entrega um documento solicitado o atendente comunica que faltou outro, causando irritação e desqualificando a instituição.


Todas as pessoas esperam ser bem tratadas, independente de quem ela é, de sua formação, de sua situação econômica ou cultural. Todos necessitam do sentido de dignidade. Em algum momento da vida, todos precisam de uma ajuda e esperam ser tratados com respeito, empatia, simpatia e paciência. Um apoio e um rosto amigo geram um sentimento de conforto na hora da dúvida ou de uma dificuldade.


A pessoa que atende o público se depara com um ser humano que muitas vezes nem sabe elaborar sua pergunta ou expressar sua dúvida, mas espera ser compreendido, bem recebido e sentir-se importante. Tais expectativas são inerentes ao ser humano, que não espera ter que solicitar o respeito e consideração aos seus problemas, apenas acredita que é seu direito.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39ozWaB.

Com base no texto 'Qualidade e atendimento', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, o atendimento ao público nas instituições públicas deve seguir as diretrizes de qualidade no atendimento instituídas pela Norma Regulamentadora nº 10, do Ministério do Trabalho, além das determinações da Lei de Acesso à Informação.

II. O texto afirma que a pessoa que atende o público se depara com um ser humano que sempre sabe elaborar sua pergunta ou expressar sua dúvida e, por isso, espera ser compreendido, bem recebido e sentir-se importante.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1397441 Português

Qualidade e atendimento


Um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que quando se trabalha em um órgão público, o servidor está, de fato, a serviço da comunidade.


Um fator importante para a qualidade no atendimento é a percepção de que além de esclarecer as dúvidas, o servidor precisa transmitir uma sensação de segurança para o usuário dos serviços por meio da certeza e agilidade do atendimento. Por essa razão, é fundamental que o servidor pergunte para os colegas mais experientes, quando surgir alguma dúvida, ou ainda que consulte as legislações vigentes e instrumentos que contenham as informações de que precisa, mesmo que tenha que pedir para a pessoa esperar um pouco para obter a informação de forma correta.


Além de priorizar oferecer a informação correta, é necessário oferecê-la de forma completa. Muitas pessoas reclamam que precisam voltar muitas vezes nos guichês de um mesmo órgão público, porque cada vez que entrega um documento solicitado o atendente comunica que faltou outro, causando irritação e desqualificando a instituição.


Todas as pessoas esperam ser bem tratadas, independente de quem ela é, de sua formação, de sua situação econômica ou cultural. Todos necessitam do sentido de dignidade. Em algum momento da vida, todos precisam de uma ajuda e esperam ser tratados com respeito, empatia, simpatia e paciência. Um apoio e um rosto amigo geram um sentimento de conforto na hora da dúvida ou de uma dificuldade.


A pessoa que atende o público se depara com um ser humano que muitas vezes nem sabe elaborar sua pergunta ou expressar sua dúvida, mas espera ser compreendido, bem recebido e sentir-se importante. Tais expectativas são inerentes ao ser humano, que não espera ter que solicitar o respeito e consideração aos seus problemas, apenas acredita que é seu direito.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/39ozWaB.

Com base no texto 'Qualidade e atendimento', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, um dos princípios do bom atendimento é corresponder às expectativas da pessoa que procura a informação e compreender que, quando se trabalha em um órgão público, o servidor está, de fato, a serviço da comunidade.

II. O texto afirma que, além de priorizar oferecer a informação correta, é necessário oferecê-la de forma completa, embora raramente os usuários dos serviços públicos se sintam irritados com o atendimento ineficiente ou ineficaz.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: D
6: B
7: C
8: B
9: A
10: C
11: C
12: D
13: D
14: A
15: C
16: A
17: C
18: B
19: D
20: B