Questões de Concurso Público Prefeitura de Araçoiaba - PE 2020 para Professor de Geografia

Foram encontradas 17 questões

Q1696683 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. As decisões sobre o calendário escolar não devem compor a lista de temas das reuniões sobre a gestão escolar, já que é preciso tomar decisões sobre todo o planejamento do ano letivo antecipadamente e, portanto, o calendário escolar deve ser definido no decorrer dos semestres letivos.


II. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 9º, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 21, asseguram à gestão escolar a autonomia nas dimensões pedagógica e avaliativa, sendo-lhe vedada a autonomia financeira. Nesse contexto, a autonomia é sinônimo de responsabilidade individual, não coletiva, com o engajamento da comunidade escolar para o alcance das metas estabelecidas pelo dirigente da instituição de ensino a partir de pesquisas particulares sobre as boas práticas do modelo positivista de educação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696684 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. O foco da atuação do gestor escolar dentro da dimensão pedagógica tem como orientação principal ministrar os conteúdos das aulas de acordo com os dias letivos estabelecidos. Também é papel dos gestores e coordenadores da instituição de ensino decidir sobre a melhor forma de realizar as avaliações escolares em cada turma, inclusive quando se busca considerar as particularidades dos alunos.


II. O conceito de autonomia pedagógica leva à compreensão de que a dimensão pedagógica não é influenciada pelas decisões administrativas ou financeiras da instituição de ensino. Esse conceito é fundamental para a organização das práticas escolares quanto à execução do Projeto Político-Pedagógico da escola, pois os educadores são obrigados a cumprir os planos estabelecidos, ainda que lhes sejam negados os recursos mínimos necessários para o desenvolvimento dos seus trabalhos regulares. 


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696685 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A equipe gestora da escola é composta de profissionais de nível médio ou técnico sem formação específica para a realização de atividades administrativas e, portanto, devem sempre ser auxiliados por professores ou representantes da sociedade para que possam realizar com qualidade cada detalhe de suas atribuições diárias.


II. A autonomia pedagógica representa a liberdade que a escola pública tem para escolher os membros do seu corpo discente independentemente de concursos ou seleções simplificadas. Assim, a participação da comunidade escolar na escolha dos professores, mediante votação, se configura como um importante passo para a democratização dos processos decisórios da escola.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696686 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. O educador deve saber que o binômio ensino-aprendizagem é prejudicial para os alunos, pois impede que dominem os conhecimentos e métodos ensinados no ambiente escolar. Impede, também, que desenvolvam a criatividade e a independência do pensamento.

II. O educador deve dispor o contato dos alunos com objetos e situações, problematizando-os de modo que o educando seja impedido de ter acesso a novos conteúdos e possa elaborar respostas aos problemas suscitados, elaborando conhecimento de forma crítica, criativa e pouco significativa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696687 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. No âmbito escolar, para que haja uma relação educativa, se faz necessário menosprezar a ação mediadora do professor, de modo a desconstruir as estruturas do conhecimento (organização das informações) e a capacidade crítica dos alunos.

II. A escola é apenas lugar para se defrontar com o conhecimento acumulado (atualmente há também outros lugares para se fazer isso, inclusive no espaço virtual – na internet). Assim, o objetivo da escola é ensinar a decorar fórmulas e regras.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696688 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor ministrar aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação da aprendizagem e ao desenvolvimento profissional.


II. Elaborar e executar seu planejamento, considerando as necessidades dos estudantes, as naturezas dos conteúdos e as estratégias de ensino mais adequadas à aprendizagem, são atividades que competem ao professor no ambiente escolar.


III. Manter atualizados os registros nos diários de classe e/ou no diário eletrônico, ainda que esses registros tenham graves inconsistências, é um dos deveres do educador na instituição de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696689 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Participar da elaboração e da execução da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino de forma desassociada e alheia à realidade social dos educandos é um dos principais papéis de um docente na instituição de ensino.


II. Responsabilizar-se pela condução das atividades em sala de aula, pela orientação profissional dos educandos e pela prestação de assistência sanitária contínua aos alunos, mantendo o equilíbrio do ambiente pedagógico, são exemplos de atribuições dos professores no ambiente escolar.


III. É dever dor professor promover a recuperação paralela dos estudantes que não atingiram as capacidades pertinentes a cada etapa ou ciclo na época determinada.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696690 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao professor elaborar e cumprir o plano de trabalho de atividades educacionais de forma desalinhada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e da política municipal de educação.


II. Participar das reuniões pedagógicas e demais momentos formativos, colaborando, dentro do possível, com sua experiência e conhecimentos adquiridos, para a melhoria de sua prática pedagógica e dos demais colegas, é uma das funções do professor no ambiente escolar.


III. Compete ao professor, no âmbito escolar, colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade a fim de promover a realização de atividades educativas pouco relevantes para os aducandos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696693 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Garantir a fruição de bens e espaços culturais, de forma regular, bem como a ampliação da prática desportiva e cultural, integrada ao currículo escolar, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


II. Promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, de saúde e de proteção à infância, à adolescência e à juventude é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696701 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação especial, das escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


II. Institucionalizar o programa nacional de renovação da Educação Básica, a fim de incentivar práticas pedagógicas com abordagens interdisciplinares estruturadas pela relação entre teoria e prática, por meio de currículos escolares que organizem, de maneira flexível e diversificada, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696702 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Manter e ampliar os programas e as ações de correção de fluxo do Ensino Fundamental, por meio do acompanhamento individualizado dos alunos com rendimento escolar defasado e pela adoção de práticas como aulas de reforço no turno complementar, estudos de recuperação e progressão parcial, de forma a reposicioná-los no ciclo escolar de maneira compatível com sua idade, é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


II. Disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região é uma das estratégias da meta 2 do Plano Nacional de Educação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696703 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os educandos são indivíduos que apresentam diferentes necessidades e condições de aprendizagens. Eles são diferentes, mas não aprendem de forma diferente, assim como não possuem interesses de aprendizagens diferentes, o que viabiliza a adoção de um único método de aprendizagem em todas as escolas e séries de um mesmo município.


II. Os objetivos de ensino devem auxiliar o educador a definir e delimitar com clareza o que se pretende com as atividades educativas, sendo prejudicial para a sua atuação profissional escolher técnicas, recursos materiais e formas de avaliação.


III. Todo professor deve perceber que a matéria a ser ensinada e aprendida deve constituir um conjunto de regras que se possa simplesmente “depositar” na cabeça do aluno. O processo de ensino-aprendizagem, portanto, requer trabalho e dispensa reflexão, raciocínio e análise crítica.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696704 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir:


I. O chumbo é considerado um dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser encontrada na combustão incompleta de materiais fósseis, tais como petróleo e carvão, em metalúrgicas, refinarias de petróleo e veículos automotores. O chumbo se apresenta frequentemente na forma de um gás incolor e inodoro, sendo extremamente tóxico para o homem.


II. O conceito de massa de ar fria ou quente é relativo. Por isso, a distinção é feita comparando-se a temperatura da massa com a da superfície, sobre a qual ela se desloca, ou com a de uma massa circunvizinha. Assim, uma massa de ar é dita fria (temperatura menor) quando se desloca sobre uma superfície mais aquecida (quente) que ela.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696706 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1696708 Pedagogia

Avaliação


A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser perpassada por concepções autoritárias. Porém, o componente da avaliação mais sensível à questão do poder é a tomada de decisão.


O modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos como a principal função do ato de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.


Tais práticas contribuíram para produzir muitas consequências negativas, entre elas o preconceito e o estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo. 


A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e autoimagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso. 


Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.

Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais, afetando a tomada de decisão dos professores e gestores escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade social. Essa concepção individualista e regressiva da educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão pouco engajada na compreensão da realidade dos educandos.


II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão, afirma o texto.


III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico para o crescimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696709 Pedagogia

Avaliação


A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser perpassada por concepções autoritárias. Porém, o componente da avaliação mais sensível à questão do poder é a tomada de decisão.


O modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos como a principal função do ato de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.


Tais práticas contribuíram para produzir muitas consequências negativas, entre elas o preconceito e o estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo. 


A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e autoimagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso. 


Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.

Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto leva o leitor a entender que a avaliação classificatória é uma prática que está carregada de preconceito e estigma e pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o principal uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas individuais. Ou seja, os alunos que adotam comportamentos socialmente indesejáveis são punidos com notas ou conceitos menores nas instituições que adotam um modelo mais tradicional de pedagogia, afirma o texto.


III. As informações presentes no texto permitem concluir que o modelo tradicional da avaliação escolar força o professor a classificar os alunos através de notas e, a partir dessa segmentação, os educandos tendem a ter uma menor autonomia sobre as próprias escolhas de futuro pessoal e profissional.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1696710 Pedagogia

Avaliação


A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Ou seja, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão. Na prática escolar, a avaliação pode ser perpassada por concepções autoritárias. Porém, o componente da avaliação mais sensível à questão do poder é a tomada de decisão.


O modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos como a principal função do ato de avaliar. Neste sentido, o julgamento de valor visa a classificar o indivíduo, segundo um padrão determinado. Ele poderá ser classificado, por exemplo, através de notas ou conceitos, situando-se entre os melhores ou os piores.


Tais práticas contribuíram para produzir muitas consequências negativas, entre elas o preconceito e o estigma. Nesta perspectiva, a avaliação classificatória pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


Outro uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas sociais. Uma prática frequente no meio escolar é a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos. De instrumento diagnóstico para o crescimento, a avaliação passa a ser um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo. 


A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação do professor com o aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e autoimagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores, se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso. 


Adaptado. Por Sérgio A. S. Leite e Samantha Kager. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar. 2009. Disponível em: https://bit.ly/31DeFba.

Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. Após a análise do texto, é possível inferir que o modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos segundo um padrão determinado como a principal função do ato de avaliar.


II. O texto leva o leitor a entender que as decisões metodológicas do professor e a relação desse profissional com o aluno não estão livres da influência dos juízos de valor que ocorrem no ambiente escolar.


III. Após a análise do texto, é possível concluir que os professores e os gestores escolares, se não receberem a capacitação adequada, tendem a tratar os alunos conforme os juízos de valor que os familiares fazem dos educandos e, dessa forma, contribuem para traçar o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: D
5: D
6: C
7: B
8: B
9: C
10: B
11: C
12: A
13: C
14: A
15: C
16: B
17: C