Questões de Concurso Público Prefeitura de Cachoeirinha - PE 2022 para Técnico em Enfermagem PSF
Foram encontradas 13 questões
Analise as afirmativas a seguir:
I. Todos os profissionais da equipe de Saúde da Família devem cumprir uma carga horária máxima de treze horas semanais, inclusive quando se tratar de regime de plantão.
II. Inibir as ações de qualificação da assistência e de educação permanente em saúde é uma das diretrizes que norteiam a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito.
II. A similaridade do rótulo, da apresentação (comprimido, cápsula), da cor, da forma e do tamanho entre diferentes medicamentos são fatores que estão associados a possíveis erros de medicação em serviços de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Promover a formação de relações horizontais, de articulação e de integração entre os pontos de atenção aos pacientes – tendo a Atenção Básica como centro de comunicação – é uma das diretrizes que norteiam a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
II. Diversas plantas e animais produzem substâncias alergênicas, irritativas e tóxicas com as quais os trabalhadores podem entrar em contato, diretamente, por poeiras contendo pelos, pólen, esporos ou fungos durante o exercício das suas funções.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho trazem consequências para a saúde dos profissionais expostos a fatores de risco biológico, sempre causando quadros de infecção crônica e incapacitando o indivíduo para a função que exercia antes.
II. Prospectos, fichas técnicas e informativos incompletos, que induzam a erros por parte do profissional de saúde, são características que podem estar relacionadas a erros de medicação em uma unidade pública de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho também podem afetar as pessoas que trabalham em habitat silvestre, como na silvicultura ou mesmo em atividades de pesca.
II. Impedir projetos estratégicos de atendimento às necessidades coletivas em saúde decorrentes de situações de perigo iminente é uma das diretrizes que norteiam a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Priorizar o atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família, é uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso.
II. A existência de alguma informação incompleta ou mesmo uma aparência que induz a erros na embalagem exterior de um medicamento são fatores que diminuem e atenuam os riscos e os erros de medicação em uma unidade de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Institucionalizar a prática de monitoramento e de avaliação por intermédio de indicadores que distorcem a qualificação da atenção prestada é uma das diretrizes que norteiam a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
II. Garantir a universalidade, a equidade e a integralidade da atenção a todas as situações de urgência e emergência – incluindo as clínicas psiquiátricas e pediátricas – é uma das diretrizes que norteiam a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Muitas das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho são originalmente zoonoses, que podem estar relacionadas ao ofício de um indivíduo.
II. Priorizar o acolhimento dos idosos com doenças crônicas através do atendimento asilar é uma das diretrizes e objetivos da Política Nacional do Idoso.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de plano de saúde, no contexto da Lei nº 8.080/90, remete às atividades e às programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde.
II. À direção municipal do Sistema de Saúde compete colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde dos brasileiros, conforme dispõe a legislação que regulamenta o SUS. III. À direção municipal do SUS compete dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Não está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a execução de quaisquer ações específicas de vigilância epidemiológica na área de um município.
II. O dever do Estado Brasileiro de garantir a saúde dos cidadãos inclui a responsabilidade sobre a formulação e a execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças sobre a população.
III. O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família, conforme dispõe a legislação que regulamenta o SUS.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei nº 8.080/90 evidencia que é dever do Estado Brasileiro atuar em favor da saúde dos seus cidadãos, além de excluir qualquer responsabilidade das pessoas de adotar hábitos saudáveis de vida.
II. Planejar as ações e os serviços de saúde que atendam às necessidades atuais da população de um município é uma obrigação da direção municipal do SUS.
III. A legislação em saúde vigente determina que o processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde é descendente, ou seja, começa no nível Federal até ser concluído no nível local.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A legislação atual prevê que a fiscalização e a inspeção de alimentos, de água e de bebidas para consumo humano são atividades incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde.
II. Está incluído no campo de atuação do Sistema Único de Saúde o controle e a fiscalização de produtos, de substâncias e de serviços de interesse para a saúde dos brasileiros.
III. Não está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde a execução de ações de vigilância sanitária na região geográfica dos municípios brasileiros.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Planejar, avaliar, organizar e controlar as ações e os serviços de saúde nos municípios são exemplos de ações de competência da direção municipal do Sistema Único de Saúde.
II. À luz da Lei Federal nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito que assiste apenas aos cidadãos com renda média superior a dois salários-mínimos nos últimos doze meses.
III. No Brasil, a legislação permite que os serviços de saúde das Forças Armadas integrem-se ao Sistema Único de Saúde, quando houver interesse recíproco em tempo de paz.
Marque a alternativa CORRETA: