Questões de Concurso Público Prefeitura de Ipojuca - PE 2023 para Professor (a) E. F. II - Geografia

Foram encontradas 17 questões

Q2425692 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A influência indígena na construção do Ipojuca é perceptível no início da habitação - dado que seus primeiros habitantes eram indígenas, até os dias atuais, inclusive quando observamos a presença de palavras de origem tupi na constituição de diversos nomes de lugares no município. O nome Ipojuca, por exemplo, deriva do Tupi-guarani para’nã e pu’ka, significando, então, "onde o mar se arrebenta".

II. Porto de Galinhas era um importante porto comercial no período colonial brasileiro por onde passaram diversas mercadorias que abasteciam os engenhos locais e também foram carregados vários navios, principalmente, com o açúcar produzido nos engenhos da região. Era chamada, segundo a tradição popular, de Porto da Madeira, devido à extração de Pau-Brasil. Passou a ser chamada de Porto de Galinhas devido a uma população específica de pessoas escravizadas oriundas de uma cidade da África chamada de Cidade das Galinhas.

III. Maracaípe, no período colonial, serviu de porto comercial, sendo um relevante fornecedor de pescados para vários engenhos do município. Em Maracaípe, os portugueses colonizadores construíram um cemitério, que está desativado há décadas, e uma capela, destruída ainda no século XIX durante a Revolta Praieira.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425749 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A disciplina Geografia tem uma grande contribuição a dar ao conceito de identidade, pois ela oferece aos estudantes a leitura da paisagem e a compreensão do espaço de vivência inter-relacionada a produções espaciais em seus aspectos socioeconômicos e socioculturais.

II. O processo de ensino e aprendizagem de Geografia deve não apenas justapor, mas também materializar de forma crítica as diferenças socioculturais e socioeconômicas do espaço onde estão os estudantes, para que eles ampliem sua vivência do conhecimento geográfico a partir de seu respectivo espaço vivido.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425752 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. É certo afirmar que o fundamento da Educação Geográfica é o raciocínio geográfico concebido como processamento cognitivo que toma o contexto espaço-tempo vinculado à diversidade de ações humanas, que constroem o lugar em que habitam a partir da sua compreensão dos processos históricos, físicos e naturais.

II. É certo afirmar que o raciocínio geográfico contempla um grande número de aspectos diversos tais como: estratificação socioeconômica, étnico-racial, a diversidade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência na (re)produção do espaço, colocando-se claramente contra a opressão e a discriminação de qualquer ordem ou natureza.

III. É certo afirmar que as constantes intervenções humanas nos espaços como, por exemplo, a circulação acelerada de pessoas, ideias e produtos, bem com os avanços da tecnologia desafiam os professores e estudantes de Geografia à renovarem o raciocínio geográfico e com ele as teorias e os métodos de estudos deste campo do conhecimento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425756 Geografia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não está prevista nas aulas de Geografia, pois o currículo do Ipojuca (2020) parece acreditar que tais tecnologias digitais ainda são recursos educacionais de aplicação muito distante da realidade das redes municipais de educação de cidades do Nordeste.

II. A implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é avaliada por alguns especialistas como um investimento caro e sem impacto assertivo na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por isso, o uso das TDIC não é incentivado no currículo de Ipojuca (2020).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425757 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Globalização constitui um termo originado no âmbito do discurso científico de teor econômico e se configurou como uma palavra da moda, passando a ser utilizado de modo generalizado no discurso teórico de variados campos do conhecimento. Por um aspecto irônico, é possível afirmar que o que mais se globalizou foi a adoção desse termo para possibilitar a difusão, em escala planetária, de processos gerais concernentes às relações de trabalho, difusão de informações e uniformização cultural.

II. A maior parte dos estudiosos vê a Globalização - ou a Mundialização, termo utilizado geralmente como homônimo - antes de tudo, como um produto da expansão cada vez mais ampliada do Capitalismo e da sociedade de consumo, com ínfimas consequências para a vida das populações. Para alguns, a distinção entre Globalização e Mundialização seria meramente idiomática, os ingleses preferindo a primeira, os franceses, a segunda.

III. A controvérsia entre Globalização e fragmentação estabelece-se ao se observar que, ao lado destes processos dominantes de expansão e aprofundamento do Capitalismo, que na década de 1990 incorporam ao seu domínio os antigos países socialistas, começam a surgir mobilizações em torno de propostas de uma Globalização mais abrangente e mais intensa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425758 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Constitui um exemplo positivo para uma compreensão de fenômenos geográficos, quando um estudante, ao observar fenômenos planetários, de base natural, como abalos sísmicos ou mudanças climáticas, e até mesmo de base social, como um desmoronamento ocasionado pelo desmatamento das encostas, tem a curiosidade de entender por que aquilo acontece. Assim, estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento geográfico está inserido em diversas discussões que perpassam, direta e indiretamente, outras áreas do conhecimento, entra em dissonância com uma concepção de Geografia preocupada com a aprendizagem real.

II. Ao observar fenômenos planetários, de base natural, como abalos sísmicos ou mudanças climáticas, e até mesmo de base social, como um desmoronamento ocasionado pelo desmatamento das encostas, o estudante deve ter a curiosidade de entender por que aquilo acontece. É preciso estimular as crianças e jovens a pensarem de que forma o acontecimento geográfico é preponderante nas discussões sobre as principais mudanças ocorridas nas sociedades.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425759 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Inúmeras investigações nacionais e internacionais, quando analisam os conteúdos e estratégias realizadas em sala de aula, revelam que sem entender as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas; sem compreender medidas, área e proporção, as variáveis visuais, por exemplo, torna-se difícil para os estudantes entenderem as intenções ou as subjetividades dos mapas e os processos e padrões geográficos.

II. A representação gráfica por meio do desenho envolve a relação entre os conceitos que o espaço abrange, como distância e posição e as habilidades do pensamento espacial, que são mobilizados a partir de uma problemática espacial, à medida que a criança pensa sobre a disposição dos elementos no espaço gráfico, em uma ordem, por exemplo. O desenho do espaço percorrido permite refletir e sistematizar um pensamento por meio da concretização do que se vive, criando símbolos para cada objeto espacial. Ao professor que propõe atividades desse tipo permite conhecer como as crianças concebem e representam o espaço.

III. Um mapa mental deve contemplar três dimensões fundamentais das representações, o tamanho da área, a distância e a direção, para dar sentido à localização e aos arranjos da paisagem e assim se poder identificar qualquer lugar. Impossibilita, então, o entendimento da localização dos lugares, das distâncias e dos movimentos de uma pessoa que não conhece o lugar, posto que ela seria incapaz de se localizar sem um mapa ou sem pontos de referência e/ou endereço.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425760 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Para os modelos de Kaldor e de Thirlwall, há destaque para o papel das exportações, sobretudo de produtos industrializados, sobre a determinação do produto. O modelo de Kaldor de 1966 tem duas importantes contribuições para o pensamento econômico. A primeira é a de que a indústria é o “motor” do crescimento econômico. E a segunda estabelece que o crescimento das economias não é limitado pela taxa de crescimento da oferta de capital e trabalho, mas pela taxa de crescimento da demanda, determinada principalmente pelas exportações, que é o principal componente da demanda autônoma nas economias abertas.

II. A indústria de transformação apresenta importante papel para o crescimento econômico de um país. O setor industrial opera com retornos crescentes de escala, o que influencia a produtividade de toda a economia e contribui para acelerar a mudança tecnológica, aumentando assim a competitividade no mercado internacional. Além disso, a indústria conta com efeitos de encadeamento para frente e para trás nas cadeias produtivas, e com efeitos de aprendizagem e transbordamento (spillovers) tecnológicos maiores, quando comparados aos setores produtores de bens primários, o que dissemina os efeitos positivos de ganho de produtividade por toda a economia.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425761 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Os grandes acidentes envolvendo usinas nucleares e contaminações tóxicas de grandes proporções, como os casos de Three-Mile Island, nos EUA, em 1979, Love Canal no Alasca, Bhopal, na Índia, em 1984 e Chernobyl, na época, União Soviética, em 1986, estimularam o debate público e científico sobre a questão dos riscos nas sociedades contemporâneas. Inicia-se uma mudança de escala na análise dos problemas ambientais, tornados mais frequentes, os quais pela sua própria natureza tornam-se mais difíceis de serem previstos e assimilados como parte da realidade global.

II. Ulrich Beck identifica a sociedade de risco com uma segunda modernidade ou modernidade reflexiva, que emerge com a globalização, a individualização, a revolução de gênero, o subemprego e a difusão dos riscos globais. Os riscos atuais caracterizam-se por não terem consequências, em geral de alta gravidade, desconhecidas a longo prazo e que não podem ser avaliadas com precisão, como é o caso dos riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos.

III. A postura de dependência e de desresponsabilização da população decorre principalmente do maior engajamento, da falta de consciência ambiental e de um déficit de práticas comunitárias baseadas na participação e no envolvimento dos cidadãos, que proponham uma nova cultura de direitos baseada na motivação e na co-participação da gestão ambiental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425762 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A necessidade de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, duas questões antes tratadas separadamente, levaram à formação do conceito de desenvolvimento sustentável, que surge como alternativa para a comunidade internacional. A consciência de que é necessário tratar com racionalidade os recursos naturais, uma vez que estes podem se esgotar mobiliza a sociedade no sentido de se organizar para que o desenvolvimento econômico não seja predatório, mas sim, “sustentável”.

II. Falar em uma consciência ambiental implica na busca e na consolidação de novos valores na forma de ver e viver no mundo, a partir da complexidade ambiental, que possibilita a construção de novos padrões cognitivos na relação homem/natureza, ou seja, na produção de processos cognitivos que reconheçam a interdependência e o incompletude de qualquer ação, de (des)construir e (re)construir o pensamento a partir da ciência, da cultura e da tecnologia, a fim de mover o processo criativo humano para gerir novas possibilidades diante dos fenômenos da vida e da sobrevivência a partir da sinergia existente no tecido social, ambiental e tecnológico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425763 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Por décadas, a ampla participação dos demógrafos fez com que componentes populacionais fossem apresentados como essenciais nas abordagens sobre uso e cobertura da terra, sendo as causas principais de naturezas econômica e política. Quando trazidos para discussão, o crescimento e volume populacional foram elementos demográficos tidos como explicativos, determinando a relação dicotômica entre "volume da população versus recursos naturais". De uma perspectiva ampla, tais modelos tinham pouca ênfase na compreensão dos impactos das ações individuais - ou dos domicílios, limitando a percepção do papel da população a um plano regional.

II. Reconhecendo o amadurecimento do campo no Brasil, em 1992, o comitê de População e Ambiente da International Union of the Scientific Study of Population (IUSSP) organizou, em Campinas-SP, o seminário considerado uma das primeiras iniciativas de demógrafos no tema "desmatamento", aproximando a discussão na arena nacional. O livro que levou o nome do evento, Population and deforestation in the humid tropic, não teve condições de compilar discussões do seminário quanto aos efeitos das variáveis populacionais na expansão agrícola e no desmatamento em diversas regiões do planeta. O crescimento populacional e a intensificação da densidade são realçados na relação população-desmatamento, reafirmando a percepção dicotômica característica do início do campo.

III. Compondo o grupo que estuda a relação população-ambiente, os demógrafos brasileiros foram os últimos em iniciar esse debate, incorporando, na base da discussão, o contexto urbano contemporâneo. Novas perspectivas derivadas dessa discussão permitiram incluir elementos ausentes na agenda investigativa da relação populaçãoambiente, tais como mobilidade populacional e distribuição espacial. Apesar da participação mais modesta dos demógrafos brasileiros nos estudos das dinâmicas do uso e cobertura da terra, tal atuação foi importante por fomentar novas maneiras de pensar a temática, trazendo outros elementos para os modelos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425764 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A dinâmica transnacional ora se serve da territorialidade estatal-nacional, ora a nega. Sua característica fundamental consiste na transferência de investimentos de um Estado-nação a outro, por conta de empresas que possuem estabelecimentos ou passam a se instalar em outros países. O espalhamento mundial da empresa transnacional favorece a criação de mecanismos de ordenamento do comércio e do sistema financeiro de âmbito internacional. Para Olivier Dollfus, não pertencem ao campo transnacional, os contrabandos, as migrações clandestinas e o tráfico de drogas e armas

II. A Globalização produz expressões geográficas que lhe são pertinentes: a crescente importância das redes em relação aos territórios, o surgimento da cidade global, mudanças na Divisão Internacional do Trabalho em função da deslocalização de departamentos das grandes companhias industriais e, como sugeriu Georges Benko, o surgimento da globalidade dinâmica local.

III. A formação da territorialidade moderna compreende a estruturação de uma geografia de continentes, sob a qual se desenvolvem os processos que vão lhe propiciar seus princípios fundadores, como a estruturação do sistema internacional, a transnacionalidade e, finalmente, a Globalização. Entretanto, essa geografia permanece, retroalimentada. Tanto as três dinâmicas repercutem umas nas outras, como também há uma autêntica articulação delas em diferentes escalas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425765 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Bacia sedimentar e planície são termos não raro confundidos pelos alunos no estudo das singularidades das regiões brasileiras. Importante discernir que a bacia sedimentar se refere à estrutura, e a planície se refere à forma. A estrutura geológica sedimentar indica a origem, a formação e a composição do terreno, ocorrida ao longo do tempo geológico. Durante sua formação, a bacia sedimentar é sempre uma planície, enquanto a sedimentação supera os processos.

II. Uma bacia sedimentar que no passado foi uma planície pode estar atualmente sofrendo um processo de desgaste e, portanto, corresponder a um planalto ou a uma depressão, como as da Amazônia. Por outro lado, bacias sedimentares que hoje estão em processo de formação correspondem às planícies, a planície do pantanal pode ser citada como um exemplo. Uma outra forma do relevo brasileiro é a Cuesta, declive acentuado que aparece em bordas de planalto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425768 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. O conflito entre a teoria do comércio e a teoria do desenvolvimento acontece por causa da diferença entre as pressuposições básicas de cada modelo e à inclusão, por uma das abordagens de fenômenos que a outra exclui. A teoria do desenvolvimento assume, ou pelo menos dá particular atenção, algumas características básicas das economias subdesenvolvidas: os preços dos fatores não refletem adequadamente seu valor social, os fatores de produção podem sofrer modificações substanciais com o tempo — tanto em termos de quantidade quanto de qualidade, muitas vezes como resultado do próprio processo de produção.

II. As nações modernas estão se afastando continuamente do intervencionismo estatal doméstico: companhias controladas pelo Estado estão sendo vendidas ao setor privado e os ideais do sistema de iniciativa privada estão recuperando a respeitabilidade de outrora. Por toda parte, recomendam-se a abolição de regulamentações e as soluções de mercado em vez da mediação pelo Estado. Mas isto acontece principalmente quando se trata do mercado interno. A presença do Estado como negociador, mediador e retaliador parece ficar mais forte quando se trata de relações internacionais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425769 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. Sobre o território brasileiro, é correto afirmar que é formado por estruturas geológicas antigas. Excetuando-se as bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Matogrossense, parte ocidental da bacia amazônica e trechos do litoral nordeste e sul, que são do Terciário e do Quaternário (Cenozóico), o restante das áreas têm idades geológicas que vão do Paleozóico ao Mesozóico, para as grandes bacias sedimentares, e ao Pré-cambriano (Arqueozóico-Proterozóico), para os terrenos cristalinos.

II. No território brasileiro, as estruturas e as formações litológicas são recentes, mas as formas do relevo são antigas. Estas foram produzidas pelos desgastes erosivos que sempre ocorreram e continuam ocorrendo, e com isso sendo reafeiçoadas permanentemente. Dessa maneira, as formas grandes e pequenas do relevo brasileiro têm como mecanismo genético, de um lado, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, de outro os processos mais recentes associados à movimentação das placas tectônicas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425770 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A União Aduaneira é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

II. A expressão União Europeia simboliza uma associação de um grupo de países que se caracteriza por dois pontos: a adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados. A implantação de uma Tarifa Externa Comum, conhecida como TEC, quer dizer que todos os países do grupo aplicarão a mesma taxação em relação à importação de bens de países fora do grupo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425771 Geografia

Analise as informações a seguir:


I. A palavra BRIC foi criada em novembro de 2001, pelo economista Jim O'Neill, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, para designar, no relatório "Building Better Global Economic Brics", os quatro principais países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China.

II. Atualmente os membros do BRIC não formam um bloco político, uma aliança de comércio formal e uma aliança militar, mas constituíram uma aliança através de vários tratados de comércio e cooperação assinados em 2002. Em 2009, os BRICs foram os países que enfrentaram em melhores condições a crise econômica mundial iniciada em 2008.

III. Estabelecido em junho de 2003, o IBAS é um mecanismo de coordenação entre três países emergentes, três democracias multiétnicas e multiculturais, que estão determinados a redefinir seu lugar na comunidade de nações, a unir vozes em temas globais e a contribuir para a construção de uma nova arquitetura internacional. Nesse movimento, abre-se igualmente a projetos concretos de cooperação e parceria com países com menor grau de desenvolvimento


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: A
6: D
7: D
8: A
9: C
10: A
11: A
12: C
13: B
14: A
15: B
16: D
17: B