Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2024 para Médico (a) Autorizador de AIH
Foram encontradas 24 questões
I. O cuidado ao indivíduo portador de pressão alta, com exames e procedimentos mais complexos a complicações provenientes dessa doença, não é realizado no âmbito da média e alta complexidade do SUS.
II. Estes indivíduos deverão ser encaminhados para pontos de atenção de densidade tecnológica equivalente e com equipes de saúde preparadas para a abordagem.
III. Os métodos diagnósticos e terapêuticos para os quais há evidências de eficácia e segurança são ofertados pelos SUS, mediante organização da rede pelo gestor local e financiamento via teto de média e alta complexidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na fisiopatologia da cardiopatia isquêmica, dois processos estão implicados: a oferta e a demanda de oxigênio pelo miocárdio.
II. A isquemia miocárdica ocorre quando há equilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio. Duas situações alteram a oferta de oxigênio para o miocárdio: a isquemia e a hipoxemia.
III. Em algumas condições, o comprometimento da oferta de oxigênio é secundário à diminuição do fluxo sanguíneo e, em outras situações, a diminuição na demanda de oxigênio é o principal responsável pela isquemia miocárdica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A insuficiência cardíaca é um dos mais importantes e desafiadores problemas de saúde pública do século 21 e está associada com desfechos duros, como morte e internação hospitalar.
II. Três grandes causas parecem afetar diretamente a reospitalização de pacientes com insuficiência cardíaca: comorbidades, congestão e lesões em órgãos alvo.
III. A transição do paciente internado para o paciente ambulatorial é um período de vulnerabilidade, devido à complexidade da natureza progressiva da insuficiência cardíaca, com impacto no prognóstico e que pode se estender por até 3 anos após a alta hospitalar.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Miocardiopatia Hipertrófica (MH) é uma doença transmitida geneticamente e caracterizada pela presença de hipertrofia ventricular esquerda assimétrica, com ou sem obstrução ao fluxo na via de saída do ventrículo esquerdo (VE), em repouso ou provocada.
II. A Miocardiopatia Periparto (MP) é uma entidade clínica rara, mas associada à alta mortalidade materna (de 10% a 32%). As causas que levam ao óbito são insuficiência cardíaca, arritmias ou eventos embólicos.
III. A Miocardiopatia Restritiva (MR) é caracterizada por uma falta de distensibilidade diastólica ventricular, com função sistólica preservada e sem hipertrofia de paredes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As arritmias cardíacas são frequentes na população em geral, mas em particular nos pacientes com doenças cardíacas.
II. O amplo espectro de apresentação e riscos torna o manuseio dos pacientes com arritmias cardíacas um desafio constante para médicos das unidades de emergência, clínicos gerais, cardiologistas e até mesmo especialistas.
III. Além disso, o constante avanço do conhecimento e sua tradução rápida para a prática clínica torna necessária a atualização contínua nesse campo do conhecimento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença prevenível e sem tratamento, ocasionada pela exposição ao tabagismo e a gases tóxicos.
II. A característica da DPOC é a obstrução progressiva ao fluxo aéreo de irreversível depois de ocorrerem as lesões no parênquima.
III. O tabagismo é a maior causa de DPOC e leva não só a uma diminuição da oxigenação por hiperinsuflação pulmonar, com redução do fluxo aéreo, como a um processo inflamatório sistêmico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Embolia Pulmonar (EP) ou Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é uma doença caracterizada por uma obstrução, parcial ou total, da circulação pulmonar, dessa forma, implicando de forma severa em dois dos órgãos mais importantes do organismo: o coração e o pulmão.
II. A prevenção é determinada pelas necessidades e especificidades de cada paciente, englobando a prática de exercícios físicos e medidas profiláticas mecânicas e farmacológicas em condições de predisposição à doença, como pacientes hospitalizados.
III. Os pacientes com Embolia Pulmonar não possuem muitos sintomas, sendo a dispneia, que começa repentinamente e sem um motivo concebível, o fator que mais insinua a presença da EP, e esses podem estar associados a outras doenças que não necessariamente a ela.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Estudos apontam diversos distúrbios ocasionados pelas Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), incluindo alteração no Sistema Nervoso Entérico (SNE), aumento na percepção sensorial e na motilidade intestinal.
II. A Colite Ulcerativa (CU) é uma doença granulomatosa que pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus. Na CU, o íleo terminal e o colo são as áreas mais frequentemente acometidas.
III. A Doença de Crohn (DC) é descrita como uma inflamação idiopática, que acomete especificamente o colo e o reto, com possível extensão da doença por todo o colo e com episódios de diarréia sanguinolenta recorrentes, seguidos de tenesmo e intensas cólicas abdominais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Pancreatite Aguda é uma inflamação hepática que pode determinar síndrome de resposta inflamatória sistêmica, acarretando significativa morbidade e mortalidade em 20% dos pacientes.
II. Colelitíase e Etilismo são as causas mais frequentes. Na maioria dos casos, as apresentações são brandas e tratadas com suporte clínico. Já os casos graves necessitam de cuidado especializado e intervenção cirúrgica.
III. A Pancreatite Aguda grave é definida como quadro de pancreatite aguda acompanhada de disfunção orgânica importante e/ou presença de complicações locais (necrose, abscesso ou pseudocisto).
Marque a alternativa CORRETA:
I. As infecções parasitárias são comuns nos trópicos e subtrópicos do mundo, com maior prevalência nas áreas rurais. A ancilostomíase é classificada como uma parasitose intestinal causada por parasitas platelmintos.
II. Existem duas espécies principais de ancilostomídeos que causam infecção humana: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
III. As estimativas sugerem que mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com ancilostomíase. As manifestações clínicas incluem penetração dérmica por infecção larval, passagem transpulmonar, sintomas gastrointestinais agudos e comprometimento nutricional crônico.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As parasitoses intestinais são doenças infecciosas que representam um sério problema de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento.
II. O Schistosoma mansoni causa uma doença chamada Esquistossomose mansônica, popularmente conhecida no Brasil como “Barriga d'água”, "Xistose" ou "Bilharziose".
III. A Taenia solium causa a Teníase. Esse parasito é conhecido popularmente como “Solitária”. A Cisticercose é provocada pela larva cisticerco da Taenia solium.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Hipotireoidismo e hipertireoidismo são duas disfunções da glândula tireoide que causam uma série de alterações no organismo humano.
II. O hipertireoidismo é definido como um estado clínico resultante de quantidade insuficiente ou ausência de hormônios circulantes da glândula tireoide, denominados T4 (tiroxina) e T3 (tri-iodo-tironina), para suprir uma função orgânica normal.
III. O hipotireoidismo consiste em um estado hipermetabólico causado pelo aumento na função da glândula tireoide e, consequente, aumento dos níveis circulantes dos hormônios T3 e T4 livres.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas corresponsabilidades.
II. A Secretaria Municipal de Saúde participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos municípios em articulação com o conselho estadual e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano estadual de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A gota é uma doença reumatológica, isto é, que ataca os tecidos conjuntivos como articulações, ligamentos, tendões, ossos e músculos, causada pelo excesso de ácido úrico no sangue.
II. A gota provoca muita dor nas articulações e geralmente acomete homens com mais de 40 anos. Um dos principais sintomas da doença é uma dor forte no dedão do pé.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Asma é uma das doenças respiratórias agudas mais comuns, juntamente à rinite alérgica e à doença pulmonar obstrutiva crônica.
II. As principais características dessa doença pulmonar são: dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida e uma febre altíssima.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 2 acarretam prejuízos à capacidade funcional, à autonomia e à qualidade de vida dos indivíduos.
II. O envelhecimento da população, a crescente prevalência da obesidade e do sedentarismo e os processos de urbanização não são considerados os principais fatores relacionados ao aumento da incidência e prevalência do diabetes mellitus tipo 2 em todo o mundo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O Hipotireoidismo Congênito (HC) é a causa mais comum de retardo mental, passível de prevenção. Ele resulta da deficiência dos hormônios tireoidianos, fundamentais na organogênese do sistema nervoso central até os dois anos de vida.
II. O Hipotireoidismo Primário (HP) é sempre permanente. Cerca de 85% do HP permanente é decorrente de defeitos na formação glandular durante a embriogênese e é denominado disgenesia tireoidiana.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença aguda, incurável e ainda sem causa primária conhecida, mas para a qual provavelmente contribuem influências genéticas e ambientais.
II. Estes múltiplos elementos fornecem o terreno para a inflamação e vão modular os acontecimentos que levam à destruição articular. Fatores socioeconômicos, estilo de vida, gênero e hormonas sexuais têm sido apontados como aumentando o risco para a AR.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A hipertensão arterial (PA) ou pressão alta é uma doença aguda, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
II. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Como na maioria das doenças crônicas na infância, a Síndrome Nefrótica (SN) altera as vidas das crianças em todos os níveis, além de lhes impor a possibilidade de abreviar a vida ou limitar atividades da vida normal.
II. A Síndrome Nefrótica (SN) caracteriza-se por diminuição grave e prolongado de permeabilidade glomerular às proteínas. O principal achado é a proteinúria associada a hiperalbuminemia e edema.
Marque a alternativa CORRETA: