Questões de Concurso Público Prefeitura de São Luís do Quitunde - AL 2024 para Psicólogo Escolar
Foram encontradas 40 questões
I. A prática pedagógica crítica consiste no domínio de um grande número de técnicas de aprendizagem, a serem aplicadas com base em diversas epistemologias.
II. Um professor pode ministrar aulas ao longo de anos, décadas, sem desenvolver, necessariamente, uma prática pedagógica.
III. Na prática pedagógica crítica a intencionalidade é colocada em segundo plano, o objetivo principal é estabelecer uma relação empática e afetiva para com os alunos, uma relação que facilite o processo ensino-aprendizagem.
IV. Uma prática pedagógica requer, pelo menos, dois movimentos reflexivos: a consciência sobre a intencionalidade que embasa a prática e a reflexão crítica sobre a prática desenvolvida.
Estão CORRETAS:
I. Já durante o período colonial pode-se identificar na educação a elaboração de temas afins com a psicologia, com a preocupação com temas tais como aprendizagem e desenvolvimento, pode-se afirmar que uma psicologia escolar é encontrada no Brasil desde o período colonial.
II. É possível afirmar que as teorias e técnicas psicológicas sempre contribuíram de forma positiva para a construção de uma educação mais justa e contextualizada, exemplo disso foi a utilização histórica dos testes psicológicos de nível mental e de prontidão, utilização esta que contribuiu para que o processo educativo fosse visto como multideterminado.
III. A psicologia educacional pode ser compreendida como uma sub-área da psicologia, enquanto a pedagogia pode ser compreendida como a fundamentação, organização e sistematização da prática educativa.
IV. É possível afirmar que no Brasil o processo, por meio do qual a psicologia ganhou autonomia como área de saber, está diretamente relacionado ao debate pedagógico travado nas primeiras décadas do século XX.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em:
I. É possível afirmar que a atuação do psicólogo escolar se ampliou nos últimos anos, são campos emergentes a atuação junto às políticas públicas educacionais, a atuação no ensino superior e na pós-graduação.
II. Ao atuar no ensino superior o psicólogo escolar enfrenta um contexto em que a expansão do ensino está diretamente atrelada à massificação e ao oferecimento de um ensino voltado principalmente à formação para o mercado de trabalho, especialmente nas instituições privadas.
III. A atuação do psicólogo escolar no ensino superior ainda não é amplamente estudada e não há consenso sobre como tal atuação se dá, é possível verificar desde a adoção de posturas clínicas, distanciadas das discussões próprias à Psicologia Escolar e Educacional, quanto aconselhamento psicológico e outras.
IV. Ainda que não haja consenso sobre a atuação do psicólogo escolar no ensino superior, pode-se afirmar que a atuação costuma ser realizada em grupos e prima por incluir as famílias e o corpo docente das instituições.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em: