Questões de Concurso Público Prefeitura de Anchieta - SC 2018 para Médico

Foram encontradas 19 questões

Q1753697 Medicina

O termo carcinoma de células renais (CCR) designa as neoplasias renais de origem epitelial com potencial maligno. Com relação à incidência dos CCR, 70 a 80% estão associados histologicamente ao tipo:

Alternativas
Q1753698 Medicina

As síndromes paraneoplásicas e alterações sistêmicas ocorrem em 20% dos pacientes com CCR, sendo as principais manifestações:

Alternativas
Q1753699 Medicina

O câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário, ou metastático. O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados no fígado, sendo mais incidente em adultos no Brasil o tipo:

Alternativas
Q1753700 Medicina

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:


“A radioterapia nos tumores hepáticos é limitada pela baixa tolerância do parênquima hepático à radiação. A dose tolerada fica abaixo da necessária para uma efetiva ação antitumoral e controle da lesão, mas acarreta alívio temporário de sintomatologia. É necessário avaliar os riscos de lesão do parênquima hepático normal, limitando muito o emprego desta terapêutica. A droga mais ativa até o momento (quimioterapia) é a ________________________, para o tratamento de tumores primários e as taxas de resposta giram em torno de 10%.”

Alternativas
Q1753701 Medicina

A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é caracterizada por indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38°C, tosse e dispneia, acompanhada ou não de manifestações gastrointestinais ou dos seguintes sinais e sintomas:

I - Aumento da frequência respiratória (>25 IRPM incursões respiratórias por minuto); II - Hipertensão em relação à pressão arterial habitual do paciente; III - Em crianças, observar também: batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Dos itens acima:

Alternativas
Q1753702 Medicina

As vacinas pandêmicas contem antígenos influenza diferentes dos que estão presentes nos vírus influenza atualmente circulantes. Esses antígenos podem ser considerados como “novos”. A vacinação contra influenza não é recomendada para:

Alternativas
Q1753703 Medicina

A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fim de adoção de medidas de intervenção pertinentes é denominada de:

Alternativas
Q1753704 Medicina

Sobre o Escorpionismo é incorreto afirmar:

Alternativas
Q1753705 Medicina

A abordagem clínico-terapêutica do HIV tem-se tornado cada vez mais complexa, em virtude da velocidade do conhecimento acerca deste agente. Os objetivos do tratamento são:


I - Prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, pela redução da carga viral; II - Reconstituição do sistema imunológico; III - Acompanhar a tendência temporal e espacial da doença, de infecções e comportamentos de risco.

Dos itens acima:

Alternativas
Q1753706 Medicina

O cancro mole apresenta semanas ou meses de período de transmissibilidade quando na ausência de tratamento, enquanto durarem as lesões. Com antibioticoterapia:

Alternativas
Q1753707 Medicina

Em pacientes imunodeprimidos com esofagite por Candida, como primeira escolha, o Ministério da Saúde indica o uso de:

Alternativas
Q1753708 Medicina

(1) Atualmente, o comportamento da Cólera, no Brasil, sugere um padrão endêmico, a deficiência do abastecimento de água tratada, destino inadequado dos dejetos, alta densidade populacional, carências de habitação, higiene inadequada, alimentação precária, educação insuficiente favorecem a ocorrência da doença. (2) Nas áreas epidêmicas, o grupo etário mais atingido é o de menores de 15 anos, enquanto que nas áreas endêmicas a faixa mais jovem é a bem menos atingida.

Sobre o trecho acima:

Alternativas
Q1753709 Medicina

“Para efeito de controle, considera-se que esse período se estende de 5 dias após o contato com um doente (final do período de incubação) até 3 semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença (fase paroxística). Em lactentes menores de 6 meses, o período de transmissibilidade pode prolongar-se por até 4 a 6 semanas após o início da tosse. A maior transmissibilidade ocorre na fase catarral.”

O período de transmissibilidade descrito acima se refere a:

Alternativas
Q1753710 Medicina

Com relação ao tratamento dos casos suspeitos de dengue, para pacientes com prova do laço negativa, ausência de sinais de alarme e ausência de manifestações hemorrágicas, indica-se como conduta:

Alternativas
Q1753711 Medicina

Em casos de transmissão vetorial da Doença de Chagas, podem ocorrer sinais de porta de entrada como o edema bipalpebral unilateral, denominado:

Alternativas
Q1753712 Medicina

Sobre a classificação das vasculites, são descritas como vasculites de vasos de calibre variável:

Alternativas
Q1753713 Medicina

A esclerose sistêmica é caracterizada por microvasculopatia amplamente disseminada e fibrose tecidual difusa, afetando a pele e outros órgãos sistêmicos, particularmente:

Alternativas
Q1753714 Medicina

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Na hiperplasia prostática benigna, ________________________________ decorrem da presença de contrações involuntárias do detrusor, podendo refletir a resposta da musculatura vesical à obstrução crônica.

Alternativas
Q1753716 Medicina

Segundo o artigo 2o da Lei Orgânica de Saúde no 8080/90, o dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: C
6: C
7: C
8: C
9: A
10: C
11: D
12: A
13: B
14: A
15: C
16: B
17: D
18: B
19: D