Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Helena - SC 2021 para Professor com Licenciatura Plena em Língua Port. e Estrangeira (Espanhol), Edital nº 06
Foram encontradas 6 questões
(__)O objetivo de se aprender uma língua é o de se comunicar por meio dela e ter contato com outras culturas.
(__)Criação de um posicionamento e consciência crítica.
(__)A língua é importante na construção social, e também, cultural.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Analise as assertivas:
(__)Emília Ferreiro defende que a escrita pode ser compreendida de duas formas distintas: como uma transcrição gráfica das unidas unidades ou como uma representação da linguagem.
(__)Para estudar a aquisição da linguagem, torna-se necessária uma análise sobre o pensamento de Vygotsky e Piaget, uma vez que o primeiro voltou-se mais para o estudo das funções psicológicas superiores, abrindo o caminho para discutirmos sobre instrumentos e signos, linguagem e pensamento, enquanto Piaget preocupou-se, principalmente, com o desenvolvimento cognitivo da criança, fazendo-nos mergulhar na língua, passando por fases sucessivas no desenvolvimento da inteligência. Realizar um paralelo entre estes dois grandes teóricos, Vygotsky e Piaget, significa impulsionar os estudos acerca da linguagem humana, que está em constante evolução.
(__)No campo da educação o planejamento tem um caráter condicionado a essa transformação, pois ao final da execução deste espera-se que o objetivo seja alcançado e promova uma mudança de comportamento do aluno frente ao conhecimento. Logo, do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções.
(__)De acordo com Luckesi (1999), a avaliação que se pratica na escola é a avaliação da culpa. Aponta, ainda, que as notas são usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde são comparados desempenhos e não objetivos que se deseja atingir.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA dos itens acima, de cima
para baixo:
Sobre as "Questões Éticas, Culturais e Cidadãs no Ensino da Língua Portuguesa" - analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso:
(__) O ensino de Língua Portuguesa tem sido, desde os anos 70, o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país. O eixo dessa discussão no ensino fundamental centra-se, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa com clareza nos dois funis em que se concentra a maior parte da repetência: na primeira série (ou nas duas primeiras) e na quinta série. No primeiro, pela dificuldade de alfabetizar, no segundo, por não se conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir.
(__)O domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística, são condições de possibilidade de plena participação social. Pela linguagem, os homens e as mulheres se comunicam, têm acesso à informação, expressam e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo, produzem cultura.
(__)Sem negar a importância dos textos que respondem a exigências das situações privadas de interlocução, em função dos compromissos de assegurar ao aluno o exercício pleno da cidadania, é preciso que as situações escolares de ensino de Língua Portuguesa priorizem os textos que caracterizam os usos públicos da linguagem. Os textos a serem selecionados são aqueles que, por suas características e usos, podem favorecer a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamento mais elaboradas e abstratas, bem como a fruição estética dos usos artísticos da linguagem, ou seja, os mais vitais para a plena participação numa sociedade letrada.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
I.Colabora com a autoconfiança e tomada de decisões. II.Facilita aprender outros idiomas. III.Permite conhecer novas culturas. IV.Aumenta a criatividade.
Estão CORRETAS, apenas as assertivas: