Questões de Concurso Público Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC 2023 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 13 questões

Q2195148 Enfermagem
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A Lei nº 11.350/2006 rege as atividades do Agente Comunitário de Saúde, onde estabelece que o exercício das suas atividades dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.

Lei nº 11.350/2006
No modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, desde que o Agente Comunitário de Saúde tenha concluído curso técnico e tenha disponíveis os equipamentos adequados, são atividades do Agente, em sua área geográfica de atuação, assistidas por profissional de saúde de nível superior, membro da equipe, EXCETO: 
Alternativas
Q2195149 Enfermagem
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A Lei nº 11.350/2006 rege as atividades do Agente Comunitário de Saúde, onde estabelece que o exercício das suas atividades dar-se-á exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na execução das atividades de responsabilidade dos entes federados, mediante vínculo direto entre os referidos Agentes e órgão ou entidade da administração direta, autárquica ou fundacional.

Lei nº 11.350/2006
O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações:
I.Domiciliares ou comunitárias. II.Públicas e privadas. III.Individuais ou coletivas.
Marque a alternativa que contenha todos os itens CORRETOS.
Alternativas
Q2195150 Enfermagem
O Agente Comunitário de Saúde tem estabelecidas as suas competências e habilidades, conforme Ministério da Saúde, dentre as suas competências está:
"Desenvolver ações de promoção da saúde por meio de atividades educativas, do estímulo à participação social e do trabalho intersetorial, visando à melhoria da qualidade de vida da população, a gestão social das políticas públicas de saúde e o exercício do controle da sociedade sobre o setor da saúde".
Marque a alternativa que discrimina CORRETAMENTE a habilidade que o mesmo deverá ter para realizar essa competência.
Alternativas
Q2195151 Enfermagem
Sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, a Lei nº 8.142/1990, estabelece que os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195152 Enfermagem
Conforme disponibilizado pelo Calendário Básico de Vacinação do Idoso, preconizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações. Segue descrição sobre determinada vacina:
Não é disponibilizada em UBS (Unidade Básica de Saúde) e seu esquema vacinal, torna-se rotina após os 50 anos, sendo vacina atenuada (dose única) e vacina inativada (duas doses com intervalo de dois meses).
Fonte: Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios /calend-sbim-idoso.pdf>.
Marque a alternativa CORRETA que se relaciona à descrição acima.
Alternativas
Q2195153 Enfermagem
Após o parto, a organização do cuidado deve estar centrada na necessidade do recém-nascido (RN), com o apoio de toda a equipe para a proteção dos seus direitos. Mãe e bebê devem permanecer juntos, a menos que haja indicação técnica precisa para interferência no contato imediato pele a pele e estímulo ao aleitamento materno na primeira hora de vida.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
Portanto, abaixo estão constituídas algumas práticas abusivas contra o RN, sem embasamento científico e que podem se configurar como violação de direitos, EXCETO:
Alternativas
Q2195154 Enfermagem
Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a malária consta como uma das doenças transmissíveis, sendo esta uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero (I) transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero (II), também conhecido como mosquito-prego.
Fonte: Disponível em:<https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos /saude-de-a-a-z/m/malaria#:~:text=A%20mal%C3%A1ria%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a%20infecciosa%20causada%20por%20um%20parasito,ao%20entardecer%20e%20ao%20amanhecer>.
Substitua corretamente os itens, I e II, e marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195156 Enfermagem
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
Fonte: Disponível em:<https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao ]/saps/estrategia-saude-da-familia>.
Existe uma equipe multiprofissional que atua no ESF, dentre eles, o Agente Comunitário de Saúde, marque abaixo uma atribuição específica que NÃO se relaciona a esse profissional.
Alternativas
Q2195157 Enfermagem
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.
Fonte: Disponível em:<https://svs.aids.gov.br/daent/cgiae/sinasc/apresentacao/>.
Qual documentação padrão de uso obrigatório em todo o território nacional e essencial à coleta de dados de nascidos vivos no Brasil que alimentam o SINASC? Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195158 Enfermagem
Conforme consta no objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde (2010) está o de promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes, conforme abaixo, julgue-os:
I.Habitação e cultura. II.Condições de trabalho e lazer. III.Podologia e estética. IV.Acesso a bens e serviços essenciais.
Marque a alternativa que contenha todos os itens CORRETOS.
Alternativas
Q2195159 Enfermagem
A Lei nº 6.259/1975 que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, sobre o Programa Nacional de Imunizações, estabelece normas relativas à notificação compulsória de doenças, que conforme o Art. 7º, são de notificação compulsória às autoridades sanitárias os casos suspeitos ou confirmados:
Excerto I.De doenças que podem implicar, apenas medidas de isolamento, de acordo com o Regulamento Sanitário, apenas de ordem nacional.
Excerto II.De doenças constantes de relação elaborada pelo Ministério da Saúde, para cada Unidade da Federação, a ser atualizada periodicamente.
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2195160 Enfermagem
Durante a maternidade, um dos maiores desafios envolve a amamentação. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2008, o percentual de crianças brasileiras com menos de 6 meses alimentadas exclusivamente com leite materno era de 41%. Atualmente, a amamentação exclusiva chega a aproximadamente 46%, percentual próximo aos 50% estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como meta a ser atingida pelos países até 2025. Para garantir uma estrutura de saúde preparada para acolher mulheres nessa fase, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), elaboraram "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno".
Fonte: Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/ noticias/2022/agosto/assistencia-as-mulheres-em-fase-de-al eitamento-conheca-os-dez-passos-para-o-sucesso-da-amam entacao.
Dentre os passos descritos abaixo, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2195161 Enfermagem
A Portaria nº 2.488/2011 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família:
Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: D
6: A
7: D
8: A
9: C
10: A
11: C
12: A
13: D