Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2010 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 30 questões
I. em séries anuais.
II. em períodos semestrais.
III. em ciclos.
IV. em alternância regular de períodos de estudos.
V. em grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios.
VI. por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
( ) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
( ) simplismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
( ) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais da educação básica.
( ) valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
( ) gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
( ) garantia de padrão de qualidade, se possível.
I. ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
II. opinião e expressão, desde que autorizadas por um responsável.
III. crença e culto religioso.
IV. brincar, praticar esportes e divertir-se, em horários compatíveis com sua idade.
V. participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.
compreende
I. precedência de atendimento em estabelecimentos comerciais.
II. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
III. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
IV. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
V. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
VI. primazia de atendimento em quaisquer circunstâncias.
( ) ela tem um papel fundamental na condução da prática educacional, tendo por horizonte os princípios, objetivos e metas estabelecidos no projeto político-pedagógico.
( ) sabemos que nas ocasiões em que tem que promover ajustes no percurso de cada agente, nem sempre é possível ser respeitosa nas relações interpessoais.
( ) cabe a ela promover a mobilização dos professores e funcionários e a constituição do grupo enquanto uma equipe que trabalhe cooperativa e eficientemente.
( ) sabemos que não deve se lançar em busca da comunidade, mas esperar que venham até a escola, para então discutir uma proposta de articulação.
( ) ela necessita saber delegar poderes e estimular a autonomia, valorizando a atuação e a produção de cada um.
( ) ela precisa ser uma figura presente, ponto de referência da personalidade e missão da escola.
I. é um documento teórico- prático que pressupõe relações de interdependência e reciprocidade, elaborado coletivamente pelos sujeitos da escola e que aglutina os fundamentos políticos e filosóficos em que a comunidade acredita e os quais deseja praticar.
II. é uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido pela direção da escola.
III. define os valores humanitários, princípios e comportamentos que a espécie humana concebe como adequados para a convivência humana.
IV. o projeto pedagógico da escola não é um projeto político, pois está articulado ao compromisso pedagógico da escola.
V. sinaliza os indicadores de uma boa formação e que qualifica as funções sociais e históricas que são de responsabilidade da escola.
I. Dignidade da pessoa humana.
II. Igualdade de direitos.
III. Participação.
IV. Co- responsabilidade pela vida social.
( ) Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada.
( ) Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.
( ) Implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
( ) Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas etc. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.
A avaliação, como parte essencial do processo educativo, inicia-se com o estabelecimento ___________, prossegue com a escolha ___________ e ___________ que serão utilizados e termina com a reformulação ___________.
No processo didático histórico cultural
( ) temos como objetivo transmitir as informações do mundo e da cultura
( ) conhecimentos sistematizados e científicos devem ser apropriados como uma necessidade pessoal e social a partir da mediação do professor.
( ) o planejamento é organizado a partir do desenvolvimento espontâneo e natural dos educandos e de seus interesses e necessidades
( ) temos conhecimentos como instrumento de mudança social.
I. No processo escolanovista os conteúdos são tidos como dinâmicos e transitórios e devem partir das necessidades individuais.
II. O processo tecnicista tem como objetivo transmitir as informações do mundo e da cultura.
III. No processo escolanovista, a metodologia baseia- se nos métodos ativos, valorizando as capacidades individuais do educando.
IV. No processo tradicional, a avaliação supervaloriza o acerto, e pressupõe a incidência de erro igual a zero.
I. Processo construtivista.
II. Processo sociolibertador.
III. Processo multicultural.
( ) A avaliação tem o caráter de constatar o grau de aprendizagem teórica dos conteúdos escolares, trabalhados segundo os princípios do processo sociolibertador, verificando até que ponto esses conteúdos tornaram-se instrumentos úteis para a mudança individual e social.
( ) Todo novo conteúdo deve estar articulado aos conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, estar adequado às características de desenvolvimento pertinente à faixa etária e à seriação, para que possa ser experienciado a partir do interesse dos alunos e às exigências sociais, buscando novos conhecimentos.
( ) Tem como objetivo conhecer as diversidades culturais do povo brasileiro.
( ) A metodologia será construída à medida que o tema passe a integrar os currículos escolares.
( ) O conteúdo desse processo se constituiu de todos aqueles elementos que conduzem o sujeito à autonomia, à libertação, através da pedagogia da esperança. São eles: conscientização às mudanças, processo de libertação, diálogo e níveis de consciência.
( ) O objetivo da ação pedagógica consiste não só no desenvolvimento de hábitos, habilidades e domínio de técnicas que facilitem a aprendizagem do conteúdo, mas a construção individual de um conhecimento que oportuniza a compreensão da realidade e representa um instrumento de solução para as situações da vida cotidiana.
De acordo com Libâneo na nova concepção de formação - do professor como intelectual crítico, como profissional reflexivo e pesquisador e elaborador de conhecimentos, como participante qualificado na organização e gestão da escola- o professor prepara- se
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com Libâneo na nova concepção de formação - do professor como intelectual crítico, como profissional reflexivo e pesquisador e elaborador de conhecimentos, como participante qualificado na organização e gestão da escola- o professor prepara-se
( ) empiricamente nos assuntos pedagógicos e nos conteúdos para poder realizar a reflexão sobre sua prática.
( ) atua como intelectual crítico na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla.
( ) torna- se investigador analisando suas práticas docentes, revendo as rotinas, inventando novas soluções.
( ) desenvolve habilidades de participação grupal e de tomada de decisões, seja na elaboração do projeto pedagógico e da proposta curricular, seja nas várias atividades da escola como execução de ações, análise de problemas, discussão de pontos de vista, avaliação de situações etc.
( ) e analisa sua prática à luz da teoria, revê sua prática, experimenta novas formas de trabalho, cria novas estratégias, inventa novos procedimentos, ou seja: tematiza sua prática.
I. Avaliação diagnóstica.
II. Avaliação somativa.
III. Avaliação formativa.
( ) É uma avaliação realizada para determinar níveis de rendimento, decidir se houve êxito ou fracasso.
( ) Envolve a descrição, a classificação e a determinação do valor de aspectos do comportamento do aluno.
( ) Ressalta a função orientadora, assegurando que cada novo ciclo de ensino e de aprendizagem atinja os resultados sempre melhorados.
( ) Visa constatar o desempenho dos alunos no domínio dos conteúdos necessários à aquisição de novas aprendizagens.
( ) Realiza- se ao final do processo e ai tem uma função de classificar os alunos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
( ) Sua principal função é de inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir. Está incorporada no ato do ensino e integrada à ação de formação.
Faz parte do papel da equipe pedagógica da escola
( ) traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que colocam a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.
( ) ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atuar na formação contínua dos professores.
( ) ter a seu dispor a estrutura necessária para desenvolver seus projetos e suas metas.
( ) ser uma equipe que pesquise constantemente, que seja capaz de antecipar conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros e diferentes jornais e revistas.
( ) ter um desafio enorme e jamais ter uma postura visionária, já que suas ações devem acontecer aqui e agora.