Questões de Concurso Público FESF-SUS 2010 para Enfermeiro, 2 - azul
Foram encontradas 50 questões
I. A hipertensão arterial apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.
II. Em indivíduos jovens, a hipertensão decorre, mais frequentemente, apenas da elevação na pressão sistólica, enquanto a partir da sexta década o principal componente é a elevação da pressão diastólica.
III. O método mais utilizado para medida da pressão arterial na prática clínica é o indireto, com técnica auscultatória e esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, ambos calibrados.
IV. Na medida da pressão arterial do idoso pode haver menor frequência de hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflação do manguito, geralmente entre o final da fase I e o início da fase II dos sons de Korotkoff, tal achado pode superestimar a pressão sistólica.
Em ___________, aconteceu a 8ª. Conferência Nacional de Saúde (CNS) que tinha como tema _________________ e constituiu-se em fórum de luta pela _____________ do sistema de saúde e pela implantação de políticas sociais que defendessem e cuidassem da vida. Era um momento chave do Movimento ___________ e da afirmação da indissociabilidade entre a garantia da saúde como direito social irrevogável e a garantia dos demais direitos humanos e de cidadania. O relatório final da 8ª CNS lançou os fundamentos da proposta do __________.
I. É uma atribuição do Enfermeiro supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de sua funções.
II. É uma atribuição do Enfermeiro cadastrar as famílias de sua área de abrangência juntamente com o Agente Comunitário de Saúde, efetuando o mapeamento da área de abrangência da Equipe .
III. É atribuição do Auxiliar de Enfermagem realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico.
IV. Não consta nas atribuições do médico da Estratégia Saúde da Família indicar internação hospitalar, assim como verificar e atestar óbito.