Questões de Concurso Público Prefeitura de Riacho dos Cavalos - PB 2019 para Professor - EJA

Foram encontradas 20 questões

Q1086291 Pedagogia

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu artigo 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. A Lei nº 13.632 de 2018 alterou esse artigo, incorporando um princípio construído também pela Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1086292 Pedagogia

O artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96 trata da Educação de Jovens e Adultos, dizendo que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria (...)”. Analise os parágrafos:

I. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

III. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) parágrafo(s):

Alternativas
Q1086293 Pedagogia
A Resolução do CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. No artigo 17 afirma que a formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em vários aspectos, exceto:
Alternativas
Q1086294 Pedagogia

A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. No artigo 7°, § 2º, cabendo à União, como coordenadora do sistema nacional de educação:

I. A possibilidade de realização de exame federal como exercício, ainda que residual, dos estudantes do sistema federal.

II. Os atos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos a distância da Educação Básica no âmbito da unidade federada deve ficar ao encargo dos sistemas de ensino.

III. Garantir, como função supletiva, a dimensão ética da certificação que deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Estão corretas apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Q1086295 Pedagogia
A educação e a aprendizagem são desenvolvidas ao longo da vida, sendo de maneira formal e informal. Assinale a alternativa correta sobre o processo de aprendizagem formal.
Alternativas
Q1086296 Pedagogia
Várias concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino. Dentre elas destacamos a concepção tradicional. Assinale a alternativa incorreta, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.
Alternativas
Q1086297 Pedagogia
Foi um precursor da Educação de Jovens e Adultos defendia que o conhecimento, através da educação, é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político. A base da sua pedagogia era o diálogo e se preocupava com formação crítica dos educandos. Esse educador era:
Alternativas
Q1086298 Pedagogia
É fundamental que o professor de Jovens e Adultos tenha a consciência da valorização do outro, é importante valorizar o conhecimento que este aluno possui, pois durante toda a vida o aluno adquire um vasto conhecimento do senso comum, daí a importância da valorização de suas experiências de vida. De modo que a realidade de seus alunos, seu cotidiano, suas vivências, que servirão de conteúdo a serem trabalhados. Ao valorizar a experiência extraescolar o professor está utilizando o currículo:
Alternativas
Q1086299 Pedagogia
Na educação de Jovens e Adultos o processo avaliativo deve ser diagnosticado com muita atenção, levando em consideração os alunos que não tiveram a oportunidade de terem acesso aos bancos escolares na sua infância e por diversos fatores foram excluídos da escola. Pode-se afirmar que a “avaliação faz parte do processo educativo, e como tal merece toda atenção e compromisso do professor” (HOFFMANN, 1995). Assim os jovens e adultos têm o direito de estar em sala de aula, discutindo seus conhecimentos e serem avaliados a partir de suas aprendizagens e necessidades. Desse modo, os tipos/formas de avaliações apropriadas na Educação de Jovens e Adultos são:
Alternativas
Q1086300 Pedagogia
O Mobral, no intuito de erradicar o analfabetismo no Brasil, foi método de ensino de jovens e adultos que usava cartazes, fichas, família silábica, entre outros recursos didático-metodológicos. Pretendia ensinar a ler e escrever, destituído de uma visão de mundo crítica e interventora, sua pretensão era, portanto, formar sujeitos aptos a consumir e adaptados as novas formas de produção. Assinale qual o período da história brasileira esse projeto foi amplamente utilizado.
Alternativas
Q1086301 Pedagogia
Segundo o Artigo 3º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, exceto:
Alternativas
Q1086302 Pedagogia
É o conceito de currículo que designa um programa educativo centrado na diversidade cultural, tendo como finalidade o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, conteúdos e fazeres a partir das diversas culturas:
Alternativas
Q1086303 Pedagogia
O ensino supletivo foi implantado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB 5692/71. Nesta lei um capitulo foi dedicado especificamente para o Educação Jovens e Adultos. Em 1974 o Ministério da Educação (MEC) propôs a implantação dos CES (Centros de Estudos Supletivos), tais centros tinham influências da concepção de educação:
Alternativas
Q1086304 Pedagogia
A Educação de Jovens e Adultos teve outra grande conquista quando foi incluída no financiamento da Educação Básica brasileira através de um Fundo, gerando recursos para Educação de Jovens e Adultos, mesmo que eles ainda sejam menores que as outras modalidades. Esse Fundo é:
Alternativas
Q1086305 Pedagogia
É uma teoria de conhecimento referenciada na realidade, com metodologias incentivadoras à participação e ao empoderamento das pessoas permeado por uma base política estimuladora de transformações sociais e orientado por anseios humanos de liberdade, justiça, igualdade e felicidade, Tendo como visão a conscientização política, buscando que a população entendesse conceitos como: liberdade, igualdade e conseguissem superar as condições menos favorecidas e a pressão da sociedade. Seus princípios pedagógicos tem sido utilizado na Educação de Jovens e Adultos. Essa afirmação versa a respeito da educação:
Alternativas
Q1086306 Pedagogia
Segundo Moretto (2005) “(...) não é acabando com a prova escrita ou oral que melhoraremos o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica”. Com base nesse pressuposto, o autor nos indica que a operacionalização de uma aula com sucesso e a consequente eficácia e eficiência de como avaliar na Educação de Jovens e Adultos se dá quando:
Alternativas
Q1086307 Pedagogia
No artigo 15, da Resolução CNE/CEB, nº 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, estabeleceu que os sistemas de ensino, nas respectivas áreas de competência, são corresponsáveis pelos cursos e pelas formas de exames supletivos por eles regulados e autorizados, cabendo aos poderes públicos, de acordo com o princípio de publicidade:
Alternativas
Q1086308 Pedagogia
No artigo 9º, da Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, os cursos de EJA desenvolvidos por meio da Educação a Distância (EAD), como reconhecimento do ambiente virtual como espaço de aprendizagem, serão restritos ao segundo segmento do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, com as seguintes características, no que se refere a idade assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1086309 Pedagogia
Segundo Paulo Freire (1989)."do ponto de vista crítico e democrático como ficou mais ou menos claro (...), o alfabetizando e não o analfabeto se insere num processo criador, de que ele é também sujeito". A proposição Freireana propõe que:
Alternativas
Q1086310 Pedagogia
O “Método Paulo Freire” é uma proposta pedagógica libertadora e emancipadora. A concepção problematizadora sustentada pelas ideias pedagógicas de Paulo Freire defende a educação dialógica, a qual prevê que os conteúdos trabalhados em sala de aula precisam estar relacionados diretamente com o contexto em que o educando está inserido. Freire (1997) ressalta que, a contextualização dos conteúdos é fundamental porque favorece ao aluno desenvolver uma interligação entre a sua problemática e a realidade. Isso requer do educador que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: B
6: A
7: E
8: D
9: B
10: A
11: C
12: D
13: B
14: E
15: A
16: D
17: E
18: C
19: B
20: A