Questões de Concurso Público SME de Luziânia - GO 2022 para Professor I

Foram encontradas 19 questões

Q2018031 Pedagogia
    Um dos fenômenos significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Para Libâneo (2016), nos meios profissionais, políticos, universitários, sindicais, empresariais, nos meios de comunicação, nos movimentos da sociedade civil, verifica-se uma redescoberta da Pedagogia em que (marque a única alternativa correta) 
Alternativas
Q2018032 Pedagogia
    “Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior; estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos situar-se-ão para além dos métodos tradicionais e novos, superando, por incorporações, as contribuições de uns e de outros. Serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor”. A afirmação de Saviani (2009, p. 235) propõe uma nova dimensão de educação, pois (marque a única alternativa correta):
Alternativas
Q2018033 Pedagogia
    Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.     O professor inicia a atividade com perguntas como:      Toda água que sai da torneira é boa para beber?     A água suja pode se tornar limpa?     Existem casas sem água boa para beber?     As respostas são discutidas.     O professor realiza, em sala, atividades práticas como: construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade; experiência de decantação e filtração da água; excursão à estação de tratamento de água da cidade.     O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água.     Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.     A partir dessa descrição, considere as afirmações.
I. As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
II. A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população.
III. O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida em relação ao meio ambiente.
IV. As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos. 
Alternativas
Q2018034 Pedagogia
    Na aula de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve (marque a única alternativa correta):
Alternativas
Q2018035 Pedagogia
    Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão escolar e da qualidade do ensino. A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar com leitura de textos sobre o tema; entrevistas com professores, alunos, pais e funcionários; relatos de experiência de outras escolas; seminários e debates. Estes recursos devem garantir que a discussão tenha como foco um suporte teórico para a realização de ações que promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o sucesso escolar de seus alunos. Para alcançar o que pretendem, os coordenadores pedagógicos precisam conseguir:
Alternativas
Q2018036 Pedagogia
    O professor X, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, leva, todos os dias, para a sala de aula, um texto sobre ética e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da leitura de que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê, em voz alta, o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a sua leitura. Como a biblioteca da escola, sobre tal assunto, é limitada, ele pediu a contribuição dos alunos para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de um pai de aluno, indagando-o sobre o motivo do pedido, já que isto não é obrigação dos alunos e sim da Escola.     Marque a alternativa que define em que a explicação do professor ao pai, sobre suas atividades de leitura e orientação em sala de aula, deverá estar baseada.
Alternativas
Q2018037 Pedagogia

    Entende-se por educação especial, para os efeitos da legislação brasileira, a modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. A partir desse entendimento, os Sistemas de Ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais


I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades;

II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir, em menor tempo, o programa escolar para os superdotados;

III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns; IV. acesso diferenciado aos benefícios dos programas sociais suplementares, disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

Alternativas
Q2018039 Pedagogia
    O atendimento à infância no Brasil deu-se em duas categorias principais: uma destinada às crianças dos setores populares e outra, às das classes médias e altas da população. O atendimento aos setores populares, desde o início da colonização até a atualidade, foi baseado nas concepções assistencialista, higienista, clientelista, de promoção social e de direitos sociais. Tomando como base o enunciado, leia as afirmações, identificando aquelas que contêm a concepção assistencialista da Educação Infantil.
I. Garante os direitos sociais e de cidadania da criança e da família e amplia a visão da criança como sujeito de direitos e produtora de cultura.
II. As ações implementadas giram em torno de questões ligadas à higiene.
III. Oferece atendimento à criança em tempo integral, baseado no cuidar e no educar, exercitando as múltiplas linguagens e as brincadeiras.
IV. Fornece atendimento à criança, com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil, provendo a alimentação, a higiene com o corpo e o cuidado, enquanto a mãe trabalha.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos. 
Alternativas
Q2018040 Pedagogia
    As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo (marque a única alternativa correta):
Alternativas
Q2018041 Pedagogia
    Uma estudante do Curso de Pedagogia observa, durante o estágio, uma criança utilizando um cabo de vassoura para puxar seu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento, destacando o que corresponde àquela situação, a fim de registrá-la no relatório sobre a criança.     Embora vários aspectos do desenvolvimento estejam presentes na situação descrita, qual é o predominante? Marquer a alternativa correta.
Alternativas
Q2018042 Pedagogia
    A Escola Nova Fronteira apresentava altos índices de reprovação e de violência. Na avaliação dos professores, as práticas pedagógicas eram individualizadas e não havia articulação interna ou com a comunidade. A professora Clara foi eleita diretora e entendeu que os aspectos administrativos deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Liderou um movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática. Para isso, Clara considerou alguns princípios da gestão democrática, no contexto do Projeto Pedagógico. Analise as assertivas.
I. A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituição por meio de permanente reflexão e discussão.
II. A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.
III. A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
IV. A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a ampla participação. Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos, de acordo com os princípios da gestão democrática. 
Alternativas
Q2018043 Pedagogia
    Considerando a organização e a gestão escolares, quais características organizacionais propiciam melhores resultados de aprendizagem dos alunos? Marque a alternativa que responde a questão.
Alternativas
Q2018044 Pedagogia
    Na escola Os Pioneiros da Educação, desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, a gestão trouxe, para reflexão, alguns argumentos.
I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
    II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é “o quê”, possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
    III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
    IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las.
    Marque a alternativa que apresenta corretamente todos os argumentos coerentes com a implantação pretendida.
Alternativas
Q2018045 Pedagogia
    Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade a vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por consequência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro – inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra inteligência. [...] Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade. (RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 31-32)     A partir desse texto, pode-se concluir que (marque a única alternativa correta)
Alternativas
Q2018046 Pedagogia

    A violência física é uma das formas de violação dos direitos de crianças e adolescentes mais arraigada e tolerada pela cultura, que, sob alegação de propósitos pedagógicos, aceita o uso da violência. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA abre o debate sobre essa questão e, em 2011, é alterado com a aprovação do Projeto de Lei que estabelece o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal. Vários estudos sobre essa temática são realizados. Observe os dados da pesquisa apresentados na tabela.


    Resumo das conclusões da meta-análise de pesquisa sobre consequências do castigo corporal para o desenvolvimento (Gershoff, 2018).


Imagem associada para resolução da questão


    Analise as assertivas, de acordo com esse quadro.


I. Os estudos confirmam que a maioria das crianças que são punidas fisicamente tem menos chance de aprender valores morais que as crianças que não sofrem castigos corporais.

II. O castigo corporal é um modo eficaz de educar a criança.

III. As descobertas das pesquisas demonstraram que o castigo corporal não está relacionado à questão da saúde mental da criança.

IV. O castigo corporal expõe as crianças ao risco de uma série de resultados negativos.

V. O estudo aponta que o aprendizado de respostas agressivas, na resolução de conflitos, acontece, sendo a punição física um indicador de níveis mais elevados de agressividade nas crianças e nos adolescentes.


    Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

Alternativas
Q2018047 Pedagogia
A Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei 9394/1996) estabelecem a gestão democrática como princípio para organização e gestão do trabalho pedagógico nas instituições públicas de Educação Básica. Analise os pressupostos, considerando a gestão democrática.
I. Autonomia pedagógica e administrativa dos sujeitos da escola (direção, professores, funcionários administrativos, alunos e responsáveis) em construir, implementar e avaliar o seu Projeto Político-Pedagógico.
II. Hierarquização das funções que compõem a estrutura organizacional da escola, tendo em vista que, em uma gestão democrática, o papel do diretor é fundamental para o sucesso dos processos pedagógicos.
III. Construção de uma cultura organizacional que assuma a participação como elemento fundante da organização e gestão do trabalho pedagógico, com a finalidade da autonomia dos sujeitos que compõem a comunidade escolar.
IV. Construção coletiva do projeto político-pedagógico, fortalecimento do conselho escolar, implantação de canais efetivos de participação dos alunos (Grêmios Estudantis) e de pais (Associação de Pais e Mestres)
V. Negação das diretrizes e normas emitidas pelos sistemas de ensino e pelo Ministério da Educação, uma vez que a escola tem total autonomia para elaborar as suas próprias normas e diretrizes, conforme as exigências do seu projeto político pedagógico.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Alternativas
Q2018048 Pedagogia
    Marque a instituição, ligada diretamente à estrutura do Estado, que possui a função de ser, ao mesmo tempo, normativa e deliberativa, entre as apresentadas nas alternativas.
Alternativas
Q2018049 Pedagogia
    Considere a tabela com a divisão de responsabilidade quanto à oferta da educação pública entre a União, Estados e Municípios, conforme a LDB n.9.394/1996, que explicita que os municípios são obrigados a oferecer a Educação Infantil, seguido do Ensino Fundamental, para não acarretar distorção idade/série.
               ESTADOS                                                    MUNICÍPIOS
Assegurar o Ensino Fundamental.                      Oferecer a Educação Infantil.
Oferecer, com prioridade, o Ensino Médio,               Oferecer, com prioridade, o  a todos que o demandarem, respeitando o                    Ensino Fundamental. disposto no art. 38 da LDB.   
Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2018050 Pedagogia
Refletindo sobre educação e seu processo, analise as assertivas.
I. Denomina-se conteúdo da educação a tudo o que se ensina e se aprende no processo educativo. Esse conteúdo pode ser desmembrado em saber, saber-fazer e valores, para efeito de estudo.
II. Toda educação comporta um tipo definido de homem e, portanto, é uma “interpretação” sociocultural do homem, entre outras possíveis. Por isso se fala da função doutrinadora da educação, porque é um dos modos de influenciar o outro.
III. A educação deve ser entendida como um processo que possibilita ao homem “construir-se” de acordo com o imaginário humano em cada tempo e lugar. Neste processo educativo, distinguem-se os seguintes elementos básicos: a finalidade, o conteúdo, a ação ou intervenção educativa e a aprendizagem.
IV. Podemos dizer que os objetivos propostos pela educação visam à autonomia pessoal, à integração ativa à comunidade, ao espírito de competitividade, à qualificação profissional, à capacidade de reproduzir modelos, à criatividade etc. Assim, o homem educado, no processo progressivo e cumulativo da educação, será aquele que, de modo consistente, por meio de ideologias propostas pelo sistema educacional, se comporte e se conduza como tal.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: D
6: B
7: B
8: C
9: A
10: A
11: A
12: C
13: D
14: A
15: B
16: C
17: B
18: C
19: A