Questões de Concurso Público Prefeitura de Goiandira - GO 2023 para Enfermeiro
Foram encontradas 15 questões
Marque a alternativa que apresenta uma definição correta para essa lesão.
I. O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (MRSB) constituiu-se no processo de amplas mobilizações da sociedade brasileira pela redemocratização. Expressou a indignação da sociedade frente às aviltantes desigualdades, à mercantilização da saúde (Arouca, 2003) e configurou-se como ação política concertada em torno de um projeto civilizatório de sociedade inclusiva, solidária, tendo a saúde como direito universal de cidadania.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no ano de 1980, com a Constituição Federal, e é resultado de luta social. O artigo 162 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1980 estabelece que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
III. A Política Nacional de Saúde é uma lei que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Deste modo, ela é responsável por regular as ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, em todo território nacional.
IV. São objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS): a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a formulação de política de saúde; a assistência por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde; a participação no controle e na fiscalização da produção, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
V. O controle social é parte integrante do SUS e pode ser entendido como a participação da sociedade na administração pública, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão. O desenvolvimento do controle social é uma das diretrizes da Lei de Acesso à Informação.
VI. As críticas ao discurso liberal da medicina preventiva, que permeavam as décadas de 1970 e 1980, instigaram o desafio à sua superação, propiciando o ineditismo da criação compartilhada do campo da saúde coletiva no Brasil. A compreensão da determinação social do processo saúde/doença, entre outros conceitos, produziu repercussões na reflexão política, nas múltiplas práticas de saberes da saúde, em contraste com a hegemonia monocultura do paradigma biomédico (Santos,2010, P. 157).
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Analise os itens a seguir, considerando as competências das esferas de gestão e de responsabilidades, relacionadas ao SUS, de acordo com Política Nacional de Promoção a Saúde (PNPS).
I. A pactuação, alocação orçamentária e financeira para a implementação da PNPS, considerando a composição bipartide, é de competência do gestor federal.
II. É de âmbito federal e estadual, a responsabilidade de adotar o processo de avaliação como parte do planejamento e implementação das iniciativas de promoção da saúde, garantindo tecnologias adequadas.
III. É competência do gestor municipal, criar uma referência e/ou grupos matriciais responsáveis pelo planejamento, implementação, articulação, monitoramento e avaliação das ações de promoção da saúde, nas secretarias municipais de saúde.
IV. A busca de parcerias governamentais e não governamentais para potencializar a implementação das ações de promoção da saúde no âmbito do SUS é de responsabilidade das três esferas de poder.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens
corretos.
A enfermagem é uma profissão dinâmica, sujeita a constantes transformações, reflexões e ações sobre novos temas e problemas, que se guia pelo princípio ético de manter ou restaurar a dignidade em todos os âmbitos da vida, em consonância com a complexidade e as pluralidades da sociedade atual.
Marque a alternativa que apresenta um equívoco sobre a profissão.
Quais devem ser as condutas da enfermeira e/ou da unidade de saúde? Marque a alternativa correta.
PORQUE
“Para a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 50/2002 e ajustada pela RDC 307/2002, as circulações externas e internas dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) são seus acessos, estacionamento e circulações horizontais e verticais, sendo a horizontal os corredores e as portas; já a vertical, na movimentação dos clientes, dispõe de escadas, rampas, elevadores, monta carga e tubo de queda.”
Com base nas duas descrições acima, assinale a alternativa correta.
Deu entrada na Unidade de Saúde, um adulto do sexo masculino, 60 anos de idade, com queixa de dor precordial, irradiando para o ombro esquerdo, associada à dispneia e cianose. Tinha o histórico de cardiopatia e diabetes mellitus. Alterações importantes do ritmo cardíaco e da atividade elétrica do coração foram identificadas pelo eletrocardiograma.
Diante o caso descrito, analise as assertivas.
I. O complexo QRS, em um traçado eletrocardiográfico, representa a despolarização e a condução do impulso nos átrios; posteriormente, os átrios se contraem e o sangue é ejetado e bombeado, através das artérias, para os tecidos.
II. Considera-se um ritmo sinusal e regular quando o traçado eletrocardiográfico apresenta uma onda P antes de cada QRS, e os intervalos entre as ondas P e as ondas R são semelhantes.
III. Para o atendimento desse paciente, com qualidade, o(a) enfermeiro(a) necessita da articulação clínica anatômica e fisiológica do sistema cardiovascular para percepção da alteração cardíaca, evidenciada pelo eletrocardiograma, a qual se refere a uma alteração na atividade elétrica do coração.
IV. O bombeamento cardíaco e a força de contração constituem o sistema mecânico exercido pelo coração. Deste modo, não sofre influência de alterações no sistema de condução elétrica do coração, visto que são dois sistemas que trabalham isoladamente.
Marque a alternativa correta.
Marque a alternativa INCORRETA, considerando a relação das famílias na Atenção Primária em Saúde (APS), no contexto da Orientação Comunitária.
Marque a alternativa INCORRETA.
A gestão por processos em instituições de saúde é uma abordagem disciplinada, realizada por meio de ferramentas de gerenciamento aplicadas no intuito de identificar, mensurar, monitorar e melhorar processos — automatizados ou não. Tudo com um único objetivo: alcançar resultados mais sólidos, alinhados às metas estratégicas da organização.
Sobre as ferramentas de gestão, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre o IAM, analise as assertivas.
I. No atendimento ao paciente com IAM, no pré-hospitalar, o enfermeiro deve ser rápido e eficiente a fim de minimizar danos aos pacientes. Sobre os cuidados ao paciente infartado, o enfermeiro deve manter monitorização contínua, verificar a oxigenação, puncionar acesso venoso (normalmente se administra ácido acetilsalicílico e nitratos) e realizar eletrocardiograma.
II. O critério eletrocardiográfico para IAM com supra-desnivelamento de ST inclui a elevação do segmento ST.
III. O IAM com supradesnivelamento do segmento ST refere-se a um conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma área de necrose do miocárdio, com oclusão total de uma artéria coronariana.
IV. A dosagem dos marcadores de necrose (biomarcadores cardíacos) é fundamental para o diagnóstico diferencial entre angina instável e infarto agudo do miocárdio, estando elevada na angina instável.
V. A prioridade do cuidado de enfermagem para um paciente que está na sala de emergência, com IAM, deve estar voltada à perfusão tissular cardiopulmonar ineficaz.
VI. O IM pode ser classificado em 5 tipos com base na etiologia e circunstâncias. O tipo 4 refere-se ao IM Isquêmico, que ocorre associado à intervenção coronariana percutânea (sinais e sintomas de infarto do miocárdio com valores cTn > 5 × 99º percentil do LSR).
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
De acordo com a Lei 8.080/1990, de 19 de setembro de 1990, julgue as afirmativas:
I - As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
II - A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
III - Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de
ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou
prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva,
com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de
prevenção e controle das doenças ou agravos.