A legislação brasileira em relação aos processos que envol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2298795 Enfermagem
A legislação brasileira em relação aos processos que envolvem decisões prioritárias em favor da saúde da população, como a criação do SUS, teve ao longo da história a contribuição de importantes movimentos e lutas. Com base nos grandes marcos históricos, analise as assertivas.
I. O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira (MRSB) constituiu-se no processo de amplas mobilizações da sociedade brasileira pela redemocratização. Expressou a indignação da sociedade frente às aviltantes desigualdades, à mercantilização da saúde (Arouca, 2003) e configurou-se como ação política concertada em torno de um projeto civilizatório de sociedade inclusiva, solidária, tendo a saúde como direito universal de cidadania.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no ano de 1980, com a Constituição Federal, e é resultado de luta social. O artigo 162 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1980 estabelece que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
III. A Política Nacional de Saúde é uma lei que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Deste modo, ela é responsável por regular as ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, em todo território nacional.
IV. São objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS): a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; a formulação de política de saúde; a assistência por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde; a participação no controle e na fiscalização da produção, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
V. O controle social é parte integrante do SUS e pode ser entendido como a participação da sociedade na administração pública, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão. O desenvolvimento do controle social é uma das diretrizes da Lei de Acesso à Informação. 
VI. As críticas ao discurso liberal da medicina preventiva, que permeavam as décadas de 1970 e 1980, instigaram o desafio à sua superação, propiciando o ineditismo da criação compartilhada do campo da saúde coletiva no Brasil. A compreensão da determinação social do processo saúde/doença, entre outros conceitos, produziu repercussões na reflexão política, nas múltiplas práticas de saberes da saúde, em contraste com a hegemonia monocultura do paradigma biomédico (Santos,2010, P. 157).
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Alternativas