Questões de Concurso Público Prefeitura de Piracanjuba - GO 2023 para Médico - Clínico Geral

Foram encontradas 18 questões

Q2345095 Medicina
Em uma unidade de saúde, um gestor está buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados e tomar decisões baseadas em informações confiáveis e atualizadas. Para isso, ele reconhece a importância dos sistemas de informação em saúde. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil de 2021, qual sistema de informação em saúde do SUS é destinado ao registro de atendimentos ambulatoriais e hospitalares, permitindo a obtenção de dados epidemiológicos e gerenciais?
Alternativas
Q2345100 Medicina
KWL, mulher, 37 anos, admitida com história de dor precordial de moderada intensidade, em aperto, com irradiação para o dorso há cerca de 18 horas, sem outros sintomas associados. Negava antecedentes pessoais e familiares de comorbidades. Quanto a história obstétrica, relatava três abortos com menos de 10 semanas de gestação. Foi diagnosticada com infarto agudo do miocárdio. Durante o acompanhamento ambulatorial, apresentava os seguintes resultados de exames: anticorpo anticardiolipina (ACA) com IgG de 33,8 GPL/mL (positivo > 14 GPL/mL) e IgM de 3,7 MPL/mL (negativo < 7 MPL/ ml) e anti-β2-Glicoproteína I (anti-β2GP I) com IgG de 38,22 (positivo > 8 U/mL) e IgM 3,17 (negativo < 5.0 U/ mL). Assinale entre as alternativas abaixo o mais provável diagnóstico da doença de base da paciente KWL. 
Alternativas
Q2345101 Medicina
KAR, 45 anos, previamente hígido, tabagista, etilista social, deu entrada no pronto atendimento com queixa de dor torácica anterior de início agudo desde acordou, há 2 horas. Ao exame físico apresentava edema da terceira articulação condroesternal e sensibilidade à palpação. Nos exames complementares, apresentava eletrocardiograma, RX de tórax, glicemia, creatinina, ácido úrico, contagem de leucócitos e nível de troponina sérica dentro do limite de normalidade. A hipótese diagnostica mais provável é: 
Alternativas
Q2345102 Medicina
MAS, sexo feminino, 38 anos, usuária de cocaína e alcoólatra foi internada em um serviço de emergência por apresentar há 5 dias história de: oligúria; urina avermelhada; edema de membros inferiores, abdome e pálpebras; dor abdominal; náusea; vômito e mialgia generalizada, principalmente na panturrilha. Fazia uso irregular de captopril. Consumo de álcool (bebida destilada 1L/dia) por 23 anos e uso de cocaína por 20 anos 3-4 vezes por semana. Ao exame físico apresentava pressão arterial de 160 x 95 mmHg, abdôme difusamente doloroso, medema de membros inferiores. Quanto aos exames complementares apresentava: creatinina sérica 12,97 mg/dL, uréia sérica 161 mg/dL, sódio 126 mEq/L e potássio 5,0 mEq/L. O exame de urina mostrou proteinúria (+++) e hematúria. A proteinúria foi de 5.428 mg por 24 horas. Entre as alternativas abaixo marque a alternativa que possa justificar o quadro clinico de MAS. 
Alternativas
Q2345103 Medicina
HJT, sexo feminino, 28 anos, hipertensa há sete anos, sem controle adequado com tratamento irregular com Captopril 100mg/dia, refere que há cerca de um ano vem apresentando frequentes “crises de pressão alta” (sic). Chega a unidade com queixa de diminuição da acuidade visual à direita, escotomas, cefaleia periorbital e holocraniana de forte intensidade, em pulsação . Ao exame físico, está em mau estado geral, sonolenta, eupneica em ar ambiente, acianótica, anictérica, normocorada, hidratada. Bulhas rítmicas e normofonéticas, em dois tempos e sem sopros. À percussão em tórax, som claro-pulmonar em periferia, expansibilidade e elasticidade preservados e murmúrios vesiculares universalmente audíveis bilateralmente, sem sibilos; abdome flácido. Ao exame neurológico apresenta força mantida em membros e não tem alterações na avaliação de pares cranianos. A pressão arterial aferida no membro superior esquerdo era de 200/120 mmHg. Após realizar fundoscopia foi observado presença de papiledema bilateral, cruzamento arteriovenoso, hemorragias em chama de vela, exsudatos moles e duros, classificado como retinopatia hipertensiva grau IV. Resultados de exames complementares: U:123 mg/ dl – Cr: 5,0 mg/dl – Na: 136 mEq/l – K 4,5 mEq/l - Hb: 8,5 g/dl – Ht: 27% - Leucócitos: 8400 – Plaquetas: 53000. Urina Tipo I: pH: 5,0 – Densidade: 1.010 – Proteinúria: ++ –Hemácias: 25/campo.

Sobre este caso, podemos afirmar, marcar verdadeiro ou falso nas opções a seguir:

( ) É um caso de emergência hipertensiva.
( ) O paciente possui hipertensão acelerada maligna.
( ) O prognóstico da hipertensão maligna é quase sempre fatal se não reconhecida ou não tratada adequadamente, com uma mortalidade de cerca de 80% em dois anos .
( ) A sonolência é decorrente provavelmente da síndrome urêmica.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: A