Questões de Concurso Público Prefeitura de Rubiataba - GO 2024 para Profissional de Apoio e Supervisão Pedagógica
Foram encontradas 18 questões
I. oferecer assistência ao professor, no que se refere a aprendizagem do aluno, onde ambos trabalham como parceiros político pedagógicos, em uma relação de dependência entre si.
II. atuar como o harmonizador do espaço escolar, uma vez que este profissional não atua de forma isolada, tampouco como fiscal do professor, mas sim como um facilitador do trabalho pedagógico.
III. acompanhar a atualização pedagógica e normativa, com especial atenção, em ambos os casos, aos fundamentos determinados na LDB 9.394/96.
IV. seu papel, também, está relacionado a coordenação das atividades didático-pedagógicas, ao planejamento escolar e ao incentivo coletivo de melhorias contínua no espaço escolar.
Marque a única sequência correta:
I. O Serviço de Orientação Escolar é muito importante para as escolas, pois trata-se, de um profissional que tem o papel de mediar a relação entre professor, aluno, a família e a escola. A orientação é um processo dinâmico, contínuo, sistemático e integrado em todo o círculo escolar encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver harmoniosamente e equilibradamente todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético político educacional e vocacional. Assim sendo, a orientação envolve um trabalho realizado de forma integrada com o supervisor educacional, pois considera o educando e todos os aspectos relacionados a sua cognição, principalmente os aspectos psicológicos, físicos e muitas outras condições.
II.A formação integral dos educandos (este processo é apreciado em todos os seus aspectos, tido como capaz de aperfeiçoamento e realização), através de conhecimentos científicos e métodos técnicos. A Orientação Educacional é um sistema em que se dá através da relação de ajuda entre Orientador, aluno e demais segmentos da escola.
O orientador escolar é o profissional que faz toda a diferença na superação das dificuldades de aprendizagem, contribuindo para que os alunos sejam bem-aceitos na escola, na família e na sociedade, circunscrevendo o problema à própria dificuldade de aprendizagem.
Marque a única alternativa correta:
I. Liderança, um coordenador, um pedagógico precisam ter o espírito de liderança bem aprimorado para conseguir comandar os projetos escolares, orientar os professores e, ainda, lidar com as mais variadas questões relacionadas com os problemas do bairro, da representação política da comunidade, dentre outros.
II. Boa comunicação, quando se fala em uma boa comunicação, não se trata apenas da capacidade de informar e passar as mensagens necessárias de maneira que todos entendam, mas também de saber escutar. É provável que, em diversos momentos, outros agentes escolares deem sugestões ou façam críticas, de modo que o coordenador, o supervisor pedagógico necessita manter identidade própria, sua individualidade, sua própria maneira de pensar, estas sugestões são ouvidas apenas como uma forma de ser educado.
III. Visão geral, são diversos os projetos que podem ser introduzidos dentro das instituições de ensino, de modo que um bom coordenador, um bom supervisor conseguem ter uma visão de quando, por que e como devem ser aplicá-los. A interdisciplinaridade, por exemplo, é extremamente importante, de modo que a visão geral irá ajudar o profissional a entender como trabalhar esta questão.
IV. Senso de coletividade uma escola é uma espécie de comunidade que precisa aprender a sempre trabalhar em conjunto. Articular todos os seus setores é importante para que os que integram essa instituição de ensino possam desenvolver suas habilidades de trabalhar de modo coletivo.
Marque a única sequência correta:
I. institucionalizava a supervisão, ao referir-se à formação de administradores, planejadores, orientadores, inspetores, supervisores e demais especialistas em educação. A supervisão passa a introduzir modelos e técnicas pedagógicas atualizadas (para a época); o supervisor, contudo, não perde o vínculo com o poder administrativo das escolas. Agora o seu papel é o de assegurar o sucesso no exercício das atividades docentes por parte de seus colegas, professores, regentes de classe.
II. A referida lei fortaleceu, à época, o papel do supervisor escolar como profissional da educação, concedendo-lhe poder de ação frente aos docentes e à proposta pedagógica da escola. Portanto, mesmo com a ampliação de funções, a atuação do supervisor permaneceu direcionada ao controle das práticas docentes, sem pôr em ação um trabalho integrado junto aos educadores. Sua atuação consistia em atender as exigências das secretarias de educação e das escolas na construção de materiais didáticos, relatórios, dentre outros.
Marque a única alternativa correta:
I. Enquanto seres humanos, estamos em constante aprendizado. Estando ou não em um ambiente de educação formal, em certo momento da nossa vida precisaremos atualizar esses conhecimentos. É uma lei da nossa sociedade globalizada. Para ser mais claro vamos a um exemplo: quem diria que o aplicativo de celular, Whatsapp, criado pelo ucraniano Jam Koum se tornaria uma das principais fontes de comunicação no mundo? (O GLOBO, 2014) Utilizar esse aplicativo exige do usuário um novo conhecimento para manuseá-lo. Na posição de novo usuário você pode ter conhecimentos prévios, pois já utilizou outros softwares que possuem características semelhantes, mas existem novas funções que precisam ser atualizadas.
II. Assim, como o exemplo anterior é a formação continuada no âmbito acadêmico. É a atualização dos conhecimentos para que a nossa prática esteja de acordo com as novas descobertas científicas, para atualização das normas e leis que regem nossa profissão, para as licenciaturas novas práxis pedagógicas e conhecimentos não formais que auxiliam na prática, entre muitos outros conhecimentos. A formação continuada não é uma simples absorção de um novo conhecimento, mas a reflexão do mesmo.
Marque a única alternativa correta:
I. a coordenação pedagógica deve possuir, também, um papel motivacional para professores e alunos, por meio de uma atitude estimuladora, proativa, participativa e articuladora. É a pessoa que estimula os docentes e discentes a crescerem e melhorarem, e comemora as vitórias dos resultados junto a eles.
II. são funções, também, essenciais da coordenação tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico colaborativo, que garanta equidade e isonomia das decisões; prospectar, identificar, selecionar, elaborar e especificar materiais, avaliações e recursos pedagógicos; acompanhar as ações e projetos educacionais na escola.
III. a coordenação pedagógica deve realizar reuniões com o corpo docente. Essas reuniões têm o propósito de discutir coletivamente os problemas administrativos, financeiros, religiosos e pedagógicos da escola, também as situações de aprendizagem em que os professores podem trocar informações e buscar alternativas de resolvê-los.
IV. a coordenação pedagógica deve ter uma função de destaque no ambiente escolar. De forma geral suas funções são de articulação, formação e transformação. Manter-se sempre atualizado e antenado às demandas dos alunos é uma necessidade.
Marque a única alternativa correta:
I. uma gestão dialogada e democrática.
II. normas claras, explicadas, elaboradas com a participação dos estudantes e aplicadas consistentemente, salientando que todos têm direitos e deveres.
III. desenvolva projetos curriculares, com ampla participação dos estudantes.
IV. os estudantes, no exercício de seus direitos e deveres, têm participação ativa e são ouvidos nos diálogos.
Marque a única alternativa correta:
I. o papel da família, em minha opinião, é realmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os alunos que vão para a escola, em busca de um futuro.
II. a escola é um lugar para aprender, brincar, fazer novos amigos e não para ser saco de pancadas. O grande problema dessa violência, é o fato de o estudante não conseguir se concentrar nas aulas, consequentemente suas notas caem, isso é culpa da violência, porque os alunos ficam com medo e faltam nas aulas. No caso dos agressores, jogam papeizinhos nos outros, conversam muito e não param sentados.
III. Algumas medidas poderiam ser tomadas pelos diretores para acabar com a violência. Proporcionar palestras para os alunos se conscientizarem daquilo que estão fazendo, colocar psicólogos nas escolas para orientar os alunos e seus pais e evitar trocas de salas para que não haja contato entre os alunos. Tomando algumas dessas medidas, portanto, as escolas poderiam ter maior rendimento e os alunos seriam menos violentos.
Marque a única alternativa correta:
I. o bullying tem sérias consequências, não apenas para a vítima, mas também para o agressor e para as famílias dos envolvidos. O problema é que, geralmente, os casos de bullying são sintomas e possuem raízes mais profundas, como uma sociedade violenta, egocêntrica e também ambientes com excesso de competição.
II. cabe à escola e à sociedade discutirem essa questão não apenas do ponto de vista da vítima, mas também do agressor. Os pais, professores e alunos precisam ficar atentos para identificar possíveis agressores e dar-lhes apoio pedagógico e psicológico. É fundamental criar relações mais fortes entre educadores, famílias e estudantes. Não podemos esquecer que é também função da escola discutir as situações que envolvam bullying, mas também mediar e responsabilizar os envolvidos.
III. o espaço educacional não pode ser um ambiente penoso, e vale lembrar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LBD) afirma em seu artigo 2º que: "A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
Marque a única alternativa correta:
I. A heterogeneidade juvenil deve ser reconhecida a partir das diversas realidades cotidianas em que se desenvolvem a juventude.
II. As características históricas e sociais de cada indivíduo devem ser reconhecidas para compreender por exemplo, que jovens na mesma classe de idade vivem condições sociais variadas.
III. Todos os jovens são colocados frente ao futuro e devem fazer suas escolhas. As boas ou más escolhas dependem apenas do indivíduo, da família, do contexto político, dos amigos e de sua condição socioeconômica.
IV. O desenvolvimento da identidade é colocado como um desafio para os jovens, mas não é comum, igual, a experiência que cada jovem vivencia. Geralmente para um jovem pobre, a identidade de marginal, perigoso, já está fixada na sua condição social.
Marque a única alternativa correta:
I. O processo educacional visa a estimular o uso da inteligência, do espírito crítico, da capacidade de analisar e de raciocinar.
II. O processo educacional visa a condicionar o educando a ser disciplinado intelectualmente, respeitando e aceitando as argumentações dos autores lidos, dos professores, dos governantes e de autoridades em todos os níveis.
III. O processo educacional visa a habilitar para a problematização do mundo do trabalho, da realidade, das ciências, das convicções e do mundo da história.
IV. O processo educacional visa a levar o educando a assimilar o conhecimento por meio das leituras, com o fim precípuo apenas de reproduzir o saber adquirido e transferi-lo a outrem, como o autor escreveu.
Marque a única alternativa correta: