Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Claro - SP 2021 para Professor de Educação Básica II - Ciências

Foram encontradas 8 questões

Q2094142 Pedagogia
Conforme as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, sobre a jornada na Educação Infantil, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2094144 Pedagogia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I – Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
II – Conversas ou visitas e troca de materiais entre os professores das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental – Anos Iniciais não são importantes para facilitar a inserção das crianças nessa nova etapa da vida escolar.
III – Para que as crianças superem com sucesso os desafios da transição, é indispensável um equilíbrio entre as mudanças introduzidas, a continuidade das aprendizagens e o acolhimento afetivo, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, evitando a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico.
IV – Considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC apresenta a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental, e não como condição ou pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2094145 Pedagogia
A necessidade de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está posta pela emergência da atualização das políticas educacionais que consubstanciem o direito de todo brasileiro à formação humana e cidadã e à formação profissional, na vivência e convivência em ambiente educativo. Sobre os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, analise as afirmativas a seguir.
I. Estipular os conhecimentos a serem desenvolvidos nas escolas durante a educação básica, diferenciando aquilo que deve ser trabalhado obrigatoriamente com os alunos e os conteúdos considerados menos importantes e que podem ou não serem desenvolvidos.
II. Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
III. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
IV. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2094146 Pedagogia
Conforme a Base Nacional Comum Curricular, a área de Ciências Humanas contribui para que os alunos desenvolvam a cognição in situ, ou seja, sem prescindir da contextualização marcada pelas noções de tempo e espaço, conceitos fundamentais da área. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I – Cognição e contexto são categorias elaboradas conjuntamente, em meio a circunstâncias históricas específicas, nas quais a diversidade humana deve ganhar especial destaque, com vistas ao acolhimento da diferença.
II – O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica.
III – A abordagem das relações espaciais e o consequente desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal no ensino de Ciências Humanas devem atrapalhar a compreensão, pelos alunos, dos tempos sociais e da natureza e de suas relações com os espaços.
IV – A exploração das noções de espaço e tempo deve se dar por meio de diferentes linguagens, de forma a permitir que os alunos se tornem produtores e leitores de mapas dos mais variados lugares vividos, concebidos e percebidos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2101265 Pedagogia
Sobre o tema “Educação em Saúde”, incorporado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Barbi e Neto (2017) fazem uma análise, e concluem, o seguinte fato: 
Alternativas
Q2101266 Pedagogia
Como apontado pelo Ministério da Educação – MEC, uma forma interessante de se perceber a diversidade e complementaridade que trabalhamos em educação ambiental foi proposta por uma professora canadense chamada Sauvé (citada por Layrargues), utilizando apenas algumas preposições significativas. Sobre esses conceitos, considere a alternativa correta: 
Alternativas
Q2101267 Pedagogia
O Ministério da Educação – MEC relata que, a trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de _________ dessa prática educativa por toda a sociedade.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Alternativas
Q2101268 Pedagogia
Quando se propõe uma formação continuada em Educação Ambiental (EA), temos diretrizes que emergiram da trajetória da institucionalização das políticas públicas do tema. De acordo com o MEC, uma dessas diretrizes é o estímulo à construção de grupos de estudos como círculos emancipatórios para: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: A
6: D
7: E
8: B