Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Professor de Educação Básica 2 - Geografia
Foram encontradas 12 questões
I: A geomorfologia e área que se empenha em estudar e classificar a dinâmica das formas de relevo. II: Considerando o tempo geológico, as estruturas e as formações litológica brasileiras são consideradas antigas enquanto que o relevo é recente. III: A principal montanha brasileira, denominada Pico da Neblina, está localizada, no norte do Amazonas. IV: O relevo é o produto da ação de agentes internos (endógenos) e externos (exógenos) na crosta terrestre.
I – Não faz fronteira com a Coreia do Norte. II – É um país considerado megadiverso, haja vista a grande diversidade na flora e fauna. III – O relevo chinês é muito pouco diversificado.
No Brasil, pode-se afirmar que as seguintes questões estão, diretamente, ligadas ao aumento na taxa de desmatamento para o aumento, exceto:
“Este novo modelo da economia exportadora do país, tendo como base o agronegócio e as grandes multinacionais, faz com que na distribuição de renda deste setor seja extremamente restrita, refletindo assim negativamente nas desigualdades de renda da sociedade brasileira. E talvez o resultado mais negativo da economia exportadora vigente é o pequeno número de trabalhadores que as atividades primárias demandam. Em um país como o Brasil, com um número elevado de desempregados e uma população em constante crescimento, ter como atividade prioritária da economia exportadora a produção de bens primários, faz retroceder o esforço de toda a sociedade para melhorar a qualidade de vida e as desigualdades de renda da população brasileira.
Portanto, o papel do Brasil nesse sistema reflete a condição de subdesenvolvimento e dependência de nossa economia perante os países dominantes. Novamente o Brasil, de maneira predominante, se encontra como fornecedor de produtos primários para o abastecimento de outros países e historicamente desenvolve o seu subdesenvolvimento, mesmo com alterações em sua pauta de exportações.”
Retirado e modificado de: O papel do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho sob a ótica da teoria marxista da dependência. Camila Gasparetto da Silva (https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/123743/Economia292768.pdfsequence=1&isAllowed=y)
O trecho, acima, faz uma crítica à: