Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Professor de Educação Básica 2 - Língua Portuguesa
Foram encontradas 12 questões
I- Nas produções textuais, o professor poderá sugerir diversas modalidades para o texto, trabalhando a questão da linguagem informal. Ele deverá ser construído utilizando-se de um linguajar caipira, ou ainda produzir um diálogo baseado na linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e outros. II- Promover uma dramatização explorando de um lado a linguagem formal e de outro, a informal. Para isso os atores encenarão adequando o vestuário e a linguagem a ser utilizada de acordo com a situação condizente para o momento. Neste caso, há a predominância de gírias (sem exageros e com muito bom senso) e de uma linguagem em nível mais formal. III- Quanto à questão dos dialetos regionais, é sempre bom promover uma mostra focalizando os costumes, tradições e cultura de uma forma geral, pois é uma forma de interação entre os participantes e também de transmitir conhecimentos a todos que visitarão.
Ferdinand de Saussure é considerado o fundador da corrente de estudos que ficou conhecida como estruturalismo e que propunha o estudo do ______ ,efetivamente, realizado, Noam Chomsky, por outro lado, propôs o estudo das transformações estruturais a que está sujeito o _______que produzimos já que todos nós temos um saber linguístico.
Nesta concepção, a linguagem reflete o pensamento são elas que constituem as normas gramaticais do falar e escrever “bem”, que aparecem consubstanciadas nos chamados estudos linguísticos tradicionais que resultam no que se tem chamado de gramática normativa ou tradicional. Ademais, o domínio da escrita está relacionado ao raciocínio lógico, por expressar o que está no campo interno da mente, sendo que o processo linguístico é individualizado e não altera no contato com contexto social sendo necessário seguir regras para organizar o pensamento.
O tema central do livro A Bolsa Amarela é o conflito vivido por uma menina que tem três vontades para ser feliz. Essas três vontades são:
I-O saber epilinguístico é um saber intuitivo, comum a todos os falantes da língua, que se manifesta em processos e operações que o sujeito faz sobre a própria linguagem. II- O saber metalinguístico é uma reflexão inconsciente sobre a linguagem. III- Em PCN as atividades metalinguísticas são “aquelas que se relacionam à análise e reflexão voltada para a descrição, por meio da categorização e sistematização dos conhecimentos, formulando um quadro nocional intuitivo que pode ser remetido a construções de especialistas”
I- Considerar a língua em sua dimensão social de uso pressupõe que o ensino de Língua Portuguesa se volte para a prática dos estudos do texto, do discurso e dos gêneros do discurso – conceitos fundamentais para o ensino da língua a partir da concepção de língua como interação. II- Compreender a linguagem como interação significa entender que o sujeito é passivo e o texto é o lugar em que ocorre a interação entre autor e leitor, que constroem os sentidos, dialogicamente. III- A escrita consiste numa atividade interativa e discursiva, determinada pela situação social, pelo contexto histórico e pelos valores ideológicos da sociedade, utilizada para propiciar interações e não para ser um sistema de regras que deve ser ensinado, isto é, escrever textos não é construir produtos acabados, mas participar de um processo em que o aluno/sujeito é ativo.
I – A escola reflete as condições gerais de vida da comunidade em que está inserida. II – Toda atividade pedagógica de ensino do português tem subjacente uma determinada concepção de língua. III – Não pode haver uma prática eficiente sem fundamentação num corpo de princípios teóricos sólidos e objetivos.