Questões de Concurso Público Câmara de Osasco - SP 2024 para Arquivista

Foram encontradas 21 questões

Q3188488 Arquivologia
Analise os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.
[ ] No seio das civilizações pré-clássicas, observa-se que os arquivos se confundem com a própria escrita da época.

[ ] O conceito de arquivo cristaliza-se com a passagem do mundo antigo para a idade média, sendo que, a partir do século XV, observa-se o desenvolvimento de arquivos da administração das cortes da Europa.
[ ] O século XIX marca a influência do positivismo e historicismo na função e nos princípios de organização dos arquivos.
[ ] Com os anos 60, as preocupações com a terminologia arquivística, levam à edição do Elsevier´s Lexicon of Archive Terminology. A década seguinte vai dar lugar a importantes contribuições para o aprofundamento de matérias teóricas tendo em conta a promoção científica da arquivística.
Alternativas
Q3188489 Arquivologia
Ao analisar um documento de arquivo, observa-se que ele deve ser produzido dentro de determinado contexto e para determinados fins. O aspecto descrito anteriormente, refere-se a qual das alternativas abaixo?
Alternativas
Q3188490 Arquivologia
Analise as asserções posteriores, marque a alternativa correspondente.

I - No final do ano de 2011, foi publicada a família de normas ISO 30300 - Sistemas de Gestão de Documentos, sendo os dois primeiros produtos a ISO 30300 – Fundamentos e vocabulário e a ISO 30301 – Requisitos;
II - A norma ISO 30300 tem como propósito descrever os princípios do sistema de gestão e definir os termos relacionados. Enquanto isso, a norma 30301 estabelece os requisitos de um sistema de gestão de documentos e como as organizações podem desenvolver uma política de gestão documental.
Alternativas
Q3188491 Arquivologia
Leia cada enunciado a seguir, assinale a alternativa que possui um erro conceitual em sua elaboração.
Alternativas
Q3188492 Arquivologia
Dentro das políticas de gestão documental, observa-se que o Arquivo Nacional está integrado como órgão da estrutura básica de qual dos ministérios a seguir?
Alternativas
Q3188493 Arquivologia
Assinale a seguir um exemplo de método de arquivamento que tenha os seguintes atributos: básico, ideográfico e alfabético:
Alternativas
Q3188494 Arquivologia
Ao analisar a importância da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, é possível observar os exemplos a seguir. No entanto, há um erro conceitual em uma das alternativas, assinale-a:
Alternativas
Q3188495 Arquivologia
Empregando o método de arquivamento dígito-terminal, coloque em ordem a relação a seguir:
1 – 269.522 2 – 37.359 3 – 998.010 4 – 997.010 5 – 235.800
Alternativas
Q3188496 Arquivologia
São características dos arquivos permanentes, EXCETO:
Alternativas
Q3188497 Arquivologia
De acordo com a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, qual das alternativas abaixo corresponde ao conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Alternativas
Q3188498 Arquivologia
Analise as asserções seguintes e marque a alternativa correta.
I - A arquivologia possui pesquisas relacionadas especificamente aos critérios de construção dos documentos arquivísticos;
II - Uma das bases de dados que agrega periódicos científicos da arquivologia, da ciência da informação e da biblioteconomia e possibilita um movimento de acesso aberto à sociedade é a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI).
Alternativas
Q3188499 Arquivologia
Seguindo as regras de alfabetação, coloque em ordem a relação abaixo:
1 – Sérgio do Amaral Montes Claros 2 – Ministro Bruno de Albuquerque 3 – Leonardo Barros Mota Júnior 4 – Wagner Amparo Alves 5 – Sheila Carvalho
Alternativas
Q3188500 Arquivologia
Qual das alternativas abaixo possui um erro conceitual?
Alternativas
Q3188501 Arquivologia
Alguns dos benefícios da gestão de documentos para o departamento de recursos humanos foram destacados abaixo. No entanto, há uma informação incorreta em uma das alternativas, assinale-a:
Alternativas
Q3188503 Arquivologia
Para realizar a gestão de documentos o arquivista deve estabelecer uma série de procedimentos. Dentre os procedimentos a seguir aplicados é correto afirmar, exceto:
Alternativas
Q3188504 Arquivologia
No que tange ao planejamento estratégico e gestão de qualidade em serviços arquivísticos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I – Para garantir o melhor gerenciamento de informações, o processo de gestão arquivística torna-se algo prescindível;
II – São primordiais para garantir a praticidade, transparência e eficácia das organizações que trabalham com documentação e informação;
III – Implementar sistemas de qualidade garante as melhores práticas para a gestão de qualidade dos serviços arquivísticos.
Alternativas
Q3188505 Arquivologia
Segundo ao que dispõe a Lei nº 8.159/1991 (Lei de Arquivos Públicos), os documentos públicos são identificados como:
Alternativas
Q3188506 Arquivologia
A pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) estará sujeita a diversas sanções. Dentre elas, a sanção de suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a:
Alternativas
Q3188508 Arquivologia
No que tange ao direito autoral e sua aplicação em arquivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – É indispensável ao arquivo a atenção a métodos e recursos que tenham por objetivo aumentar a acessibilidade do acervo para contemplar todos os usuários;
II – Entendem-se por direito autoral o conjunto de normas jurídicas que têm por objetivo proteger os autores de obras intelectuais contra a violação dos seus direitos morais e patrimoniais;
III – Os arquivistas facilitam o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, oferecendo seus serviços a todos com imparcialidade.
Alternativas
Q3188510 Arquivologia
Segundo ao que dispõe a Lei nº 8.159/1991 (Lei de Arquivos Públicos), consideram-se arquivos privados:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B
8: A
9: E
10: A
11: A
12: D
13: D
14: B
15: B
16: E
17: A
18: B
19: D
20: D